O Paysandu, adversário do Athletico Paranaense nessa sexta-feira (dia 4), conta com uma verdadeira ‘legião estrangeira’. A equipe está invicta sob o comando do técnico Luizinho Lopes, 43 anos, que somou seis vitórias e três empates desde que assumiu o cargo. E ele terá pela frente duas finais em outras competições.
Legião estrangeira
São oito estrangeiros no Paysandu:
- zagueiro uruguaio Yeferson Quintana, 28 anos, ex-Peñarol
- zagueiro argentino Joaquín Novillo, 27 anos, ex-Huracán
- volante equatoriano Joseph Espinoza, 24 anos, ex-LDU
- volante paraguaio Ramón Martínez, 29 anos, Coritiba em 2020 e Atlético-MG em 2019
- ponta paraguaio Pedro Delvalle, 31 anos, ex-Trinidense-PAR
- meia-atacante Borasi, 27 anos, ex-Sarmiento-ARG
- ponta chileno Matías Cavalleri, 26 anos, ex-Unión La Calera-CHI
- centroavante paraguaio Jorge Benítez, 32 anos, 13 jogos pela seleção, jogou a Copa América 2016, ex-Cerro Porteño-PAR
Destaque gringo
Entre a legião estrangeira, o destaque Quintana, titular em 15 dos 16 jogos do time na temporada. Quem menos atuou é o zagueiro Novillo, apenas uma partida. Apesar do currículo de destaque, o atacante Jorge Benítez pouco atuou em 2025. Só entrou em quarto partidas como substituto e marcou um gol.
Artilheiro
O centroavante Nicolas (35 anos, ex-Goiás e Ceará) é o artilheiro do Paysandu em 2025, com 9 gols em 16 jogos. Ele também defendeu o ‘Papão da Curuzu’ de 2019 a 2021. Desde que retornou ao clube, no início de 2024, já soma 29 gols em 66 partidas.
Vice-artilheiro
O vice-artilheiro do Paysandu em 2025 é o ponta Rossi, 31 anos, com 8 gols e 4 assistências em 14 jogos. Ex-Bahia e Vasco, ele passou pelo Paraná e Operário em 2015.
Meia
O destaque no meio-campo é armador Giovanni Piccolomo, 30 anos. Ele teve uma passagem apagada pelo Athletico em 2015 – apenas oito jogos. No entanto, foi um dos destaques do Coritiba na Série B de 2019, conseguindo o acesso. Naquele ano, disputou 42 jogos pelo Coxa, marcou 4 gols e deu 4 assistências.
Ex-Paraná Clube
Outro conhecido do futebol paranaense é o volante Leandro Vilela, 29 anos, que foi um dos destaques no acesso do Paraná Clube na Série B de 2017, conquistando o acesso à Série A. Ele também atuou no Operário em 2021 e 2022.
Além de Ramón Martínez (apenas dez jogos pelo Coritiba), outros jogadores com passagens rápidas pelo futebol paranaense são o lateral-esquerdo PK (30 anos), com dois jogos pelo Londrina em 2018, e o volante/lateral Reverson, 28 anos, que passou pelas categorias de base do Coritiba e atuou a maior parte da carreira profissional no Novorizontino.
Provável escalação
A provável escalação, no esquema tático 3-4-3, é Matheus Nogueira; Luan Freitas, Quintana e PK; Bryan, Ramón Martínez (Leandro Vilela), Matheus Vargas e Marlon; Delvalle (Borasi), Rossi e Nicolas
Por lesão, o desfalque para a estreia é o lateral-esquerdo Kevyn, 23 anos, ex-Azuriz.
Técnicos
O Paysandu começou 2025 sob o comando do técnico Márcio Fernandes (63 anos, ex-Londrina e Vila Nova). Ele deixou o clube após 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota.
Luizinho Lopes (43 anos, ex-Vila Nova e Brusque) assumiu em seguida e já tem seis vitórias, três empates e nenhuma derrota.
Duas finais
O Paysandu está em duas finais em 2025. Na última terça-feira, passou pelo Águia de Marabá nas semifinais do Paraense e vai disputar a final contra o Remo. Os jogos da decisão serão em maio.
Na Copa Verde, o Paysandu passou por Porto Velho, Manaus e São Raiumundo-RR. E vai fazer a final contra o Goiás. Os jogos da decisão serão em 9 de abril e 23 de abril.