Adversário do Athletico tem o melhor jogador da Libertadores 2022

Silvio Rauth Filho

Divulgação/Twitter/CaracasFC - Baroja é o destaque do Caracas para o jogo contra o Athletico

O Caracas tem o melhor jogador da Copa Libertadores, segundo o ranking de desempenho do Sofascore. O goleiro Baroja, 32 anos, tem nota média 8,36 nas cinco partidas que disputou. Ele fica à frente do meia-atacante Raphael Veiga, do Palmeiras, que tem 8,30. Para figurar no ranking, é preciso ter disputado pelo menos metade da edição 2022.

Revelado no próprio Caracas, Baroja foi titular da Venezuela na Copa América de 2015. Ele possui 13 jogos pela seleção. Teve uma passagem pelo futebol europeu – foi em 2016, pelo AEK, da Grécia.

Entre os jogadores de linha, o destaque do Caracas é o atacante Samson Akinyoola, de 22 anos. Ele nasceu na Nigéria, mas foi naturalizado no Benin. Em 2021, foi o artilheiro da equipe, com 20 gols em 38 jogos. Em 2022, novamente lidera a lista de goleadores da equipe, com 5 gols em 16 partidas – na Libertadores, foram 2 gols em 5 jogos. No entanto, Akinyoola não conseguiu visto para entrar no Brasil e desfalca o time nesta quinta-feira.

Outro destaque é o ponta Kwaku Osei Bonsu, 21 anos, nascido em Gana. Ele soma 14 gols em 62 jogos pelo Caracas.

No campeonato nacional, o Caracas é o sétimo colado, quatro vitórias, seis empates e três derrotas. Na Libertadores, só sofreu uma derrota – para o Libertad, no Paraguai – e arrancou três empates. A única vitória foi sobre o Libertad, na Venezuela. O time precisa vencer hoje para se classificar. Com um empate, tem chances de terminar em terceiro lugar e, com isso, assegurar vaga na Copa Sul-Americana 2022.