Amazonas x Athletico: onde assistir, escalações e mudanças pós-Atletiba

Lycio Vellozo Ribas
04cap-Foto-Jose-Tramontin-2554-scaled

Foto: José Tramontin / Athletico.com.br

O Athletico enfrenta o Amazonas neste sábado (5), às 20h30, em Manaus. A partida vale pela 15ª rodada da Série B. O time paranaense volta a campo uma semana após uma derrota para o Coritiba (no sábado, 28) e o técnico Odair Hellmann deve mexer na equipe.

A partida será transmitida pelo Disney+ (streaming).

Tabela

O Athletico tem 20 pontos e, pelo menos até esta sexta-feira (4), aparece em 10º lugar. Contudo, se vencer, pode encostar na zona de classificação à primeira divisão. Avaí (4º colocado) e Remo (5º) têm 23 pontos e ambos jogam neste sábado, mas mais cedo. Como o Remo enfrenta o Cuiabá (7º, com 21 pontos), um dos dois vai necessariamente ficar à frente do Furacão.

O Amazonas está na zona de rebaixamento, em 18º lugar, com 14 pontos. Mas pode sair de lá se vencer a partida deste sábado.

Números

O Amazonas de tem desempenho de time de zona de degola em pelo menos cinco quesitos importantes no contexto dos jogos. É o 18º em posse de bola (45,3%), 17º em passes certos (264 por jogo), 17º em cruzamentos (4,1 por jogo), 18º em finalizações (11,9 por partida) e 17º em chutes certos (3,6 por jogo). Fica atrás do Athletico em todos os quesitos. O Furacão soma 51,5% de posse de bola a cada jogo, toca 324 passes por partida, cruza 5,7 bolas, finaliza 13,8 vezes e acerta 4,8 chutes no alvo.

Momentos

O Athletico vinha de duas vitórias seguidas na Série B, mas na última rodada perdeu para o Coritiba (1 a 0), na Arena.

Apesar de estar na zona de rebaixamento – ocupa a 18ª posição, com 14 pontos –, o Amazonas tem reagido na Série B. O time venceu os três últimos e casa e, na última rodada, arrancou um empate em 1 a 1 com o Novorizontino, fora de casa.

Legião estrangeira

O Athletico tem vários estrangeiros no elenco e pelo menos três reforços chegando do exterior. Mas numericamente isso nem se compara ao Amazonas. O time de Manaus possui uma legião estrangeira, com 12 gringos de nove nacionalidades diferentes. São eles o zagueiro/lateral Nilson Castrillón (Colômbia), o defensor Carlos Akapo (Guiné Equatorial), o lateral Riza Durmisi (fez 12 jogos pela seleção da Dinamarca), os meio-campistas Diego Torres (Paraguai), Nicolás Liñares (Argentina), Diego Zabala (Uruguai), Joaquin Torres (Argentina), Larry Vásquez (Colômbia) e os atacantes Yaya Sanogo (França), Aldair Rodriguez (Peru), Vagner Dias (Cabo Verde) e Kevin Ramirez (Uru). Deles, Durmisi, Vásquez, Ramirez e Aldair Rodriguez iniciaram a última partida – empate de 1 a 1 com o Novorizontino – e os quatro têm chances de começar jogando neste sábado.

Escalação do Athletico

Após a derrota para o Coritiba, o técnico Odair Hellmann deve desfazer o esquema com três zagueiros e retomar o 4-2-3-. Ele deve mante Belezi na zaga e sacar Habraão. Com isso, abre-se uma vaga no meio-de-campo, que pode ficar entre João Cruz ou Zapelli. Outra possível troca seria a entrada de Raul no lugar de Patrick como volante. O volante Falcão, que deve ir para o futebol de Israel, está fora da lista de relacionados.

Relacionados pelo Athletico

Escalação do Amazonas

O técnico do Amazonas é o ex-atacante Guilherme Alves. Como jogador, ele foi artilheiro do Brasileirão de 1999 pelo Atlético-MG e com passagens marcantes por São Paulo, Grêmio e Corinthians. Ele disputou a Copa América de 2001 pela seleção brasileira. Como treinador, fez a carreira no futebol do interior de São Paulo. Ele costuma escalar a equipe com três zagueiros, dois laterais, dois volantes, dois pontas e um centroavante – que é a tendência para este sábado. Mas também já escalou três meio-campistas e dois atacantes, além da linha de cinco defensores. A dúvida está entre Domingos e Robertinho no meio-de-campo.

Amazonas x Athletico