O Athletico Paranaense vai a Belo Horizonte neste domingo para enfrentar o América-MG, às 18h30, pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time paranaense está na 10ª colocação, com 24 pontos – cinco pontos abaixo do G4 e cinco pontos acima da zona de rebaixamento. A equipe mineira amarga o 15º lugar, com 20 pontos.
O jogo terá transmissão pelo Disney+.
Duelo de crises
O jogo é o duelo de dois times em crise. O América vem de quatro derrotas consecutivas (para Cuiabá, Chapecoense, Novorizontino e Athletic). Já o Athletico acumulou três derrotas, um empate e uma vitória nas últimas cinco rodadas. E vem enfrentando protestos de torcedores, dentro e fora do estádio.
Desfalques
Os atacantes Figueiredo (23 anos, ex-Coritiba e Vasco) e Fabinho (25 anos, ex-Athletico-PR, São Paulo e Criciúma) são os dois melhores jogadores do América na Série B, segundo o ranking Sofascore. Ambos não jogaram nas últimas rodadas, devido a lesões. Não há informações sobre o tempo de recuperação de Figueiredo. Já Fabinho sofreu grave lesão no tornozelo e vai precisar de meses de tratamento.
Destaques estrangeiros
Sem a dupla, o técnico Enderson Moreira vem apostando no meia-atacante boliviano Miguelito, 21 anos, emprestado pelo Santos. Ele já tem 3 gols e 4 assistências em 13 jogos na Série B. Outro gringo em alta é o meia argentino Elizari (34 anos, ex-Defensa y Justicia-AR), primo da dupla Diego e Gabi Milito.
Novos desfalques
Os novos desfalques são os volantes Kauã Diniz (expulso na última) e Cauan Barros (3º cartão amarelo).
Artilheiro
O artilheiro do América é o centroavante Willian Bigode, 38 anos, com quatro gols em 15 jogos. Ele defendeu o Athletico-PR em 2023 e de 2006 a 2008. Outro veterano conhecido do Coelho é o lateral-direito Mariano, 39 anos, ex-Atlético-MG, Sevilla-ESP e Fluminense.
Escalação do Athletico
O lateral-direito Gastón Benavídez, que veio do Talleres, pode fazer sua estreia pelo time paranaense.
Quem volta ao time, após suspensão, é o lateral-esquerdo Esquivel.
Seguem fora, em recuperação, os pontas Isaac, Julimar e Luiz Fernando e os laterais Madson e Dudu.
Benavídez não atua desde 8 de maio e vinha recuperando o condicionamento físico. Por isso, não atuou nas últimas rodadas. A tendência é que inicie no banco contra o América-MG e entre no segundo tempo.
Esquema tático
O técnico Odair Hellmann vem usando o esquema tático 5-2-3, com Patrick na lateral-esquerda e Esquivel como zagueiro. No meio-campo, Raul e Giuliano jogaram centralizados contra a Ferroviária. O ataque vem sendo formado por Alan Kardec (centro), Mendoza (direita) e Zapelli (esquerda).
Fica a dúvida se Esquivel será zagueiro ou lateral. E se o zagueiro Aguirre será mantido na equipe.
Novo desfalque
O volante Raul sofreu lesão muscular e vai desfalcar o time neste domingo. A vaga dele deve ficar com Felipinho.
- AMÉRICA x ATHLETICO
- América: Dalberson; Mariano, Julio Cesar, Lucão e Marlon; Felipe Amaral e Miqueias (Felipe Amaral); Labandeira, Elizari e Miguelito; Arthur Sousa (Willian Bigode). Técnico: Enderson Moreira
- Athletico: Santos; Kauã Moraes, Belezi, Aguirre, Léo e Esquivel; Felipinho e Giuliano (Patrick); Mendoza, Alan Kardec e Zapelli. Técnico: Odair Hellmann
- Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
- Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte, domingo às 18h30
- TV: Disney+