Após novas baixas por lesões, Athletico promove dois do time sub-20

Silvio Rauth Filho
Vitinho e Gael, do sub-20 do Athletico Paranaense

Vitinho e Gael, do sub-20 do Athletico Paranaense (Crédito: Divulgação/Athletico)

A comissão técnica do Athletico Paranaense, liderada pelo técnico Odair Hellmann, decidiu promover dois jogadores do time sub-20 para o elenco profissional. Um deles é o volante Gael, de Burkina Faso, e outro o lateral-direito Vitinho. Ambos têm 18 anos e são destaques da equipe de juniores no Campeonato Brasileiro da categoria.

A equipe sub-20 do Furacão terminou a primeira fase do Brasileirão em terceiro lugar, eliminou o Vasco nas quartas de final e vai disputar a semifinal neste sábado, contra o Bragantino.

Lesões

Os dois jogadores foram promovidos após duas lesões de titulares do time principal. “O lateral-direito Kauã Moraes e o zagueiro Léo passaram por exames nos últimos dias, após serem substituídos na partida diante do Criciúma. Kauã Moraes teve constatado um edema ósseo no joelho direito. Foi descartada lesão ligamentar. O tempo de recuperação é estimado entre quatro e seis semanas. Já o zagueiro Léo teve constatada uma lesão grau 2 no músculo posterior na coxa esquerda”, informou o site oficial do Athletico.

A tendência é que Léo precise de um mês para se recuperar.

Sub-20

O volante Wendvinnegre Tanguy Gael Yao, de 18 anos, nasceu em Burkina Faso. O jogador africano chegou ao Athletico em 2025 e disputou oito partidas pela equipe sub-20.

Já Victor Vinicius Teodoro Ferraz, o Vitinho, foi revelado pela International Academy, de Ribeirão Preto (SP), e chegou ao sub-15 do Athletico em 2022. Em 2025, já disputou 36 partidas por competições sub-20 (Brasileiro, Paranaense e Copinha).

Ambos ainda não estrearam no futebol profissional.

Para substituir Léo, a ideia inicial de Odair Hellmann era promover o zagueiro Marcos Maia, o Marcão, de 19 anos, destaque do sub-20 em 2025. No entanto, o novato sofreu uma lesão e se recupera no departamento médico. Marcão chegou a disputar duas partidas como profissional em 2024 – ambas sob o comando do técnico Cuca.

Clique aqui para saber mais sobre as lesões e sobre a provável escalação do Athletico contra o Cuiabá.

Julimar

O atacante Julimar, 24 anos, está em fase final de recuperação e pode jogar em setembro, segundo informações da jornalista Monique Vilela. “Previsão de retorno do atacante Julimar é para o mês de setembro. Jogador está em reta final de recuperação de uma lesão de LCA”, publicou a repórter da rádio Transamérica. Essa é a segunda lesão de LCA (Ligamento Cruzado Anterior) na carreira do jogador.

Em 2024, o jogador disputou 55 partidas, marcou nove gols e deu três assistências. A contusão ocorreu em 16 de novembro e, desde então, o atleta está em recuperação.