Mario Celso Petraglia
Mario Celso Petraglia (Crédito: Valquir Aureliano)

O presidente do Conselho Deliberativo do Athletico Paranaense, Aguinaldo Coelho de Farias, convocou uma reunião extraordinária para mudar o nome do estádio do clube. Atualmente chamado de Joaquim Américo Guimarães, a proposta dos conselheiros é para alterar para ‘Estádio Mario Celso Petraglia’.

Além do apelido ‘Arena da Baixada’, o estádio tem contrato da naming rights, recebendo o nome de Ligga Arena, em contrato de 15 anos por R$ 200 milhões.

A reunião que vai decidir a mudança do nome está marcada para 26 de fevereiro de 2024 (segunda-feira), em formato presencial, na Arena da Baixada, às 18h30.

Petraglia, 80 anos, está no comando do Athletico desde 1995 e comandou uma verdadeira revolução, transformando o clube em uma das maiores forças do futebol sul-americano.

Joaquim Américo Guimarães nasceu em 1879. Em 1912, decidiu fundar um novo clube de futebol: o Internacional Foot-Ball Club. Em 1914, o estádio da Buenos Aires foi inaugurado com uma arquibancada de madeira, que ganhou o apelido de Baixada, devido à localização do terreno.

No mesmo ano da inauguração, alguns integrantes do Internacional se desvincularam e criaram o América Foot Ball Club. Dez anos depois, os dois clubes se uniriam para formar o Clube Athletico Paranaense.

Joaquim Américo Guimarães morreu em 1917. Em sua homenagem, após a posse definitiva do estádio, no dia 29 de novembro de 1933, o Athletico Paranaense nomeou a Baixada como estádio Joaquim Américo Guimarães, em 1934.