Athletico Paranaense Athletic-MG x Athletico

Athletic: tabu em jogo, zagueiro ex-Athletico, desfalques e Vini Jr

Adversário do Athletico Paranaense, o Athletic-MG enfrenta um tabu nesta quarta-feira. SAF mineira tem participação de agente de Vini Jr. Confira os destaques e os desfalques

João Pedro Ocanha, supervisionado por Silvio Rauth Filho
O zagueiro Léo Dourado, do Athletic-MG

O zagueiro Léo Dourado, do Athletic-MG (Crédito: Fernanda Trindade/Athletic Club/Divulgação)

O Athletico enfrenta nesta quarta-feira (24) às 19h00 o Athletic (MG) pela 28ª rodada da Série B do Brasileirão 2025 na cidade histórica de São João del Rei, no interior de Minas Gerais.

O Esquadrão de Aço, como é conhecido o Athletic, teve ascensão surpreendente da última divisão do Campeonato Mineiro até a Série B do Campeonato Brasileiro em apenas 7 anos.

Desfalques

O técnico português Rui Duarte tem uma série de desfalques para a partida desta quarta-feira contra o Athletico na Arena Sicredi, principalmente no setor defensivo da equipe mineira.

O goleiro Adriel e o zagueiro Jhonatan estão suspensos pelo 3º cartão amarelo, o zagueiro Alex também está suspenso após ser expulso na última rodada na derrota para o Novorizontino por 1 a 0. O zagueiro Sidimar, o lateral Marcelo Ajul e o atacante Max deixaram o campo lesionados e podem ficar fora.

Piá do Caju

Entre os prováveis titulares do Athletic para a partida desta semana, está o zagueiro Léo Dourado, de 21 anos, revelado pelo Athletico Paranaense, com 92 jogos na base do Furacão, somando as categorias Sub-17 e Sub-20.

Léo fez sua estreia como profissional nesta temporada pelo Athletic, somando 7 atuações entre Campeonato Mineiro e Copa do Brasil. Devido aos 5 desfalques no sistema defensivo, Léo Dourado deve fazer sua estreia na Série B justamente contra o Furacão, clube em que foi revelado.

Destaque

O melhor jogador do Athletic no ranking Sofascore da Série B é o meia Sandry, de 23 anos, com nota média 7,15. O jogador emprestado ao Athletic nesta temporada foi revelado e ainda pertence ao Santos, Sandry tem mais de 100 jogos com a camisa do time paulista, além de ter feito parte do elenco da seleção brasileira campeão da Copa do Mundo Sub-17 em 2019.

O centroavante português Ronaldo Tavares, do Athletic-MG (Crédito: Divulgação/Mateus Dutra/Athletic-MG)

Outro destaque da equipe é o centroavante português Ronaldo Tavares, 28 anos, ex-Sporting Lisboa-POR. Ele tem seis gols em 15 jogos na Série B.

SAF e Vini Jr

A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Athletic, pertence em sua maioria ao empresário Thássilo Soares, agente do jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira Vinícius Júnior.

Thássilo é dono da F&P Gestão Esportiva, empresa que detém 68,5% das ações da equipe mineira, os outros 31,5% são divididos entre a Tiberis Holding (21,5%), Construtora Felipão (5%) e Athletic Club – Associação (5%).

O atual presidente do Athletic é o irmão de Thássilo, Thales Soares, de 47 anos, é jornalista e trabalhou por 13 anos no Grupo Globo.

Tabu

O Athletic é o 14º colocado desta série B com 32 pontos, em 27 rodadas a equipe mineira tem 9 vitórias, 5 empates e 13 derrotas, com 29 gols marcados e 35 gols sofridos. 

A equipe de São João del Rei tenta derrubar um tabu. Em 6 dos 8 jogos contra as equipes vindas da Série A do ano passado ainda não venceu nenhum jogo. Somando os confrontos contra Atlético-GO e Criciúma (duas vezes), Athletico e Cuiabá (uma vez), são 4 derrotas e 2 empates.

Logística

O Furacão vai enfrentar nesta semana uma das logísticas mais difíceis desta Série B, a viagem até São João del Rei, no interior de Minas Gerais.

Logo após a partida do último domingo (21) contra o Vila Nova na Arena da Baixada, o rubro-negro já voltou suas atenções para a partida desta quarta-feira (24) contra o Athletic. 

Isso porque na segunda-feira (22) por volta das 18h00, ou seja, menos de 24 horas após a última partida, a delegação athleticana deixou o CT do Caju em direção ao Aeroporto Afonso Pena para embarcar rumo à Belo Horizonte (MG), cidade onde o Furacão se concentrou e treinou na manhã desta terça-feira (23) na Cidade do Galo (CT do Atlético-MG).

Logo após o treino em Belo Horizonte (MG) o Furacão viajou de ônibus até Tiradentes (MG), cidade vizinha do palco do jogo contra o Athletic.

Na sequência da partida, o Athletico permanece em Minas Gerais até quinta-feira (25) à noite, quando retorna à Curitiba.

Na sexta-feira (26) o elenco rubro-negro concentra novamente no CT do Caju para a partida de sábado (27) às 20h30 contra o Operário na Arena da Baixada.