O zagueiro Carlos Terán é apresentado pelo Athletico Paranaense
O zagueiro Carlos Terán é apresentado pelo Athletico Paranaense (Crédito: Divulgação/Duda Matoso/Athletico)

O zagueiro colombiano Carlos Terán, de 24 anos, é o 24º reforço confirmado pelo Athletico Paranaense em 2025. O jogador assinou contrato definitivo com o clube, válido até o final de 2026.

Os valores não foram divulgados. Nos Estados Unidos, a imprensa especializada afirma que o Furacão pagou US$ 2 milhões na transação. No Brasil, as informações são diferentes.

As 24 contratações já confirmadas pelo clube em 2025 são o goleiro Santos, os zagueiros Léo (Vasco), Tobias Figueiredo (Fortaleza), Habraão (Chapecoense), Aguirre (Atlético Nacional-COL) e Carlos Terán (Chicago Fire-EUA), os laterais Dudu (ex-Fortaleza e Criciúma), Hayen Palacios (ex-Atlético Nacional-COL) e Gastón Benavídez (Talleres-ARG), os volantes Raul (Bragantino), Falcão (CRB), Peralta (Cruzeiro) e Élan Ricardo (Besiktas-TUR), o versátil Patrick, os meias Giuliano (Santos) e Steven Mendoza (León-MEX), os pontas Isaac (Fluminense), Luiz Fernando (Atlético-GO), Leozinho (Ituano e ex-futsal), Kevin Velasco (Puebla-MEX) e Tevis (Cruzeirio) e os centroavantes Alan Kardec (Atlético-MG), Renan Peixoto (Portuguesa) e Kevin Viveros (Atlético Nacional-COL).

‘Essência do futebol’

“Estou muito feliz por estar aqui no Athletico e espero que alcancemos todos os objetivos. Vou fazer o meu melhor”, destacou o zagueiro Carlos Terán, novo camisa 13 do Furacão, em entrevista para o site oficial do clube. “Estou com muita vontade de jogar aqui (Arena da Baixada). É um estádio muito bonito. Nos Estados Unidos, há estádios lindos, mas este é diferente, porque transmite a essência do futebol”, completa.

Carlos Terán poderá defender o Athletico nas disputas do Campeonato Brasileiro da Série B e da Copa do Brasil assim que o contrato for regularizado junto à Confederação Brasileira de Futebol.

História de Terán

Carlos Terán Díaz, de 1,88 m de altura, está no Chigaco Fire desde 2020, com 90 jogos, 5 gols e 2 assistências.

Revelado pelo Envigado, disputou a Copa do Mundo Sub-20 de 2019. Entrou em uma partida da competição – vitória por 2 a 0 sobre a Polônia. A seleção colombiana caiu nas quartas de final, eliminada pela Ucrânia.

Pela seleção, Terán também disputou o Pré-Olímpico em 2020 – entrou em dois jogos.

Em 2022, ele foi convocado para a seleção principal, mas não chegou a jogar.

Lesão em 2025

Terán sofreu uma lesão na coxa em abril e ficou três meses jogar, segundo dados do site Transfermarkt. Ele retornou às partidas em 26 de julho e, desde então, disputou três partidas. A última foi no último sábado, na vitória por 3 a 2 sobre o St Louis City.

No total da temporada 2025, o zagueiro atuou em oito partidas – cinco antes da lesão na coxa.

Em 9 de agosto, Terán marcou de cabeça um dos gols do Chicago no empate em 2 a 2 com o Los Angeles FC. Clique aqui para assistir ao gol.

Desempenho nos Estados Unidos

Desde que chegou ao Chicago Fire, Carlos Terán não conseguiu ficar entre os destaques da Major League Soccer. Pelo contrário, tem figurado entre os últimos no ranking de zagueiros do WhoScored. Em 2025, está em 82º lugar entre os 106 zagueiros da competição. A melhor temporada do colombiano foi em 2022, com nota média 6,65, quando terminou em 40º lugar entre 102 zagueiros daquela edição.

Colombianos

O elenco do Athletico conta agora com seis colombianos: Aguirre, Élan Ricardo, Steven Mendoza, Kevin Viveros, Kevin Velasco e Carlos Terán. E pode ter mais um dessa nacionalidade: o clube negocia com Alejandro García.

Outros estrangeiros do elenco são os argentinos Benavídez, Esquivel e Zapelli.

Pelo regulamento, o limite é de nove estrangeiros por partida. Não há limite por elenco.

O português Tobias Figueiredo não será mais utilizado pela comissão técnica.

O colombiano Hayen Palacios foi emprestado ao Nacional, do Uruguai. O paraguaio Fabrizio Peralta foi devolvido ao Cruzeiro e cedido ao Cerro Porteño.