Athletico anuncia o terceiro reforço da janela: o zagueiro colombiano Aguirre

O Athletico Paranaense anunciou nessa terça-feira (dia 8) a contratação do zagueiro colombiano Juan Felipe Aguirre

Silvio Rauth Filho, com Athletico.com.br
O zagueiro Jual Felipe Aguirre, do Athletico

O zagueiro Jual Felipe Aguirre, do Athletico (Crédito: Divulgação/José Tramontin/athletico.com.br)

O Athletico Paranaense anunciou nessa terça-feira (dia 8) a contratação do zagueiro colombiano Juan Felipe Aguirre. O jogador de 28 anos assinou contrato definitivo com o Rubro-Negro, válido até o final de 2027.

Aguirre estava no Atlético Nacional, da Colômbia, clube que defendeu por duas temporadas e meia. O defensor também acumula passagens pelo futebol do Uruguai e do México.

O zagueiro é o terceiro reforço confirmado pelo Athletico na janela de transferências de julho, que abre nesta quinta-feira (dia 10). Antes, vieram o ponta Steven Mendoza e o centroavante Kevin Viveros. Além deles, está perto de ser anunciado o volante Christian Oliva e o lateral-direito Gastón Benavídez.

Escudo

“Sempre vi o Athletico ganhar campeonatos e protagonista em torneios importantes. Hoje, tenho a chance de estar aqui no Furacão. Estou muito feliz e grato pela oportunidade”, disse o defensor, na chegada ao CAT Caju. “O Athletico Paranaense merece disputar coisas maiores, merece estar na Série A. E junto com os meus companheiros, vamos conseguir esse objetivo. Darei tudo de mim por este escudo”, completou.

No Furacão, Aguirre vestirá a camisa 33. Ele poderá ser registrado após a abertura da janela de transferências, marcada para quinta-feira (10).

O zagueiro Jual Felipe Aguirre, do Athletico (Crédito: Divulgação/José Tramontin/athletico.com.br)

Do Atlético Nacional ao Athletico Paranaense

Com o sonho de jogar no Brasil, Aguirre deixou o Atlético Nacional, seu clube de coração quando criança, para defender as cores rubro-negras. E com um objetivo muito claro: ajudar a recolocar o Athletico entre os melhores clubes do país.

“Primeiro, o objetivo é voltar para a Série A, que é o mais importante neste momento”, destacou. “E quando estivermos no outro ano, na Série A, estar novamente entre os melhores clubes do Brasil”, acrescentou.

Ansiedade para conhecer o Caldeirão

Juan Felipe Aguirre não esconde a ansiedade de conhecer a Arena da Baixada e defender a camisa do Furacão ao lado do torcedor rubro-negro.

“Conheço apenas por fotos e vídeos. É uma loucura, muito lindo. O estádio cheio e a torcida apoiando, com as bandeiras… Vai ser muito lindo quando puder jogar lá”, afirmou.

Passagens por Colômbia, México e Uruguai

Natural de Medellín, na Colômbia, Juan Felipe Aguirre se profissionalizou com a camisa do Itagüi Leones, em 2016. Defendeu a equipe colombiana até 2019, quando se transferiu para o Celaya, do México.

Foram duas temporadas e meia no time mexicano. De lá, Aguirre foi para o Montevideo Wanderers, do Uruguai.

Após duas temporadas no futebol uruguaio, o defensor voltou para a Colômbia, para defender o Atlético Nacional, em 2023. Pela equipe colombiana, disputou 103 partidas e conquistou cinco títulos.

No Atlético Nacional, atuou ao lado do atacante Kevin Viveros, também recém-chegado ao Rubro-Negro.