Athletico x Palmeiras (Crédito: Franklin de Freitas)

O Athletico Paranaense empatou em 2 a 2 com o Palmeiras, nesse domingo (dia 2) à tarde, na Arena da Baixada, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Furacão ficou em 9º lugar, com 20 pontos. O time paulista está na 4ª colocação, com 23 pontos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Em relação ao desempenho, o Athletico conseguiu fazer uma partida equilibrada na maior parte do tempo, mas sofreu dois gols em erros individuais. O Palmeiras começou com uma equipe mista, com poucos titulares e vários reservas. Mesmo assim, conseguiu ser um visitante incômodo, sem um futebol dominante, mas razoável força defensiva e com muita eficácia no setor ofensivo. Após a expulsão aos 18, o time paulista ficou com um jogador a menos. O Furacão virou dono do jogo, bombardeou o adversário, empatou o placar e esteve perto da virada. Faltou pouco.

FASES
Essa foi a 4ª partida do Furacão sob o comando do técnico interino Wesley Carvalho, agora com 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Já o Palmeiras vinha de uma vitória pela Libertadores e duas derrotas seguidas no Brasileirão.

ARTILHEIRO
O centroavante Vitor Roque assumiu a vice-artilharia do Brasileirão, com 7 gols em 13 jogos — atrás apenas de Tiquinho Soares (Botafogo), 10 gols em 11 jogos. O meia Vitor Bueno chegou a 7 gols em 33 jogos pelo Athletico em 2023 – só fica atrás dos centroavantes Vitor Roque e Pablo na artilharia do time na temporada.

Artilheiros do Athletico em 2023

JogadorPosiçãoGolsJogos
1º Vitor Roquecentroavante1529
2º Pablocentroavante1031
3º Vitor Buenomeia733
4º Alex Santanavolante631
4º Christianvolante629
6º Teransmeia530
7º Erickvolante433
8º Canobbioponta331

ESCALAÇÃO
As baixas no Athletico eram Bento e Fernandinho, suspensos. Por lesão, seguem fora Fernando, Thiago Andrade, Willian Bigode, Pablo e Rômulo. A novidade era Léo Linck, 22 anos, fazendo sua segunda partida como profissional.

ESQUEMA TÁTICO
O técnico Wesley Carvalho usou o 3-4-3 para atacar e o 5-4-1 para defender. Nesse formato, o meio-campista Christian ficou na ala esquerda, com Khellven na ala-direita. O setor ofensivo começou com Vitor Bueno (direita), Canobbio (esquerda) e Vitor Bueno (centro). No entanto, os três não ficaram com posições fixas e apresentaram muita movimentação.

PALMEIRAS
Sem o Abel Ferreira, suspenso, o Palmeiras teve o auxiliar João Martins comandando o time do banco de reservas. Os desfalques eram Piquerez, Atuesta, Marcos Rocha, Jailson, Zé Rafael e Artur. Por desgaste físico, ficaram de fora Raphael Veiga e Dudu. Os titulares Mayke, Luan e Rony começaram no banco.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com pênalti. Já no 1º minuto, Zé Ivaldo deu uma cotovelada em Endrick. O árbitro marcou, com ajuda do VAR. O próprio Endrick cobrou, mas com um chute rasteiro e fraco. Léo Linck defendeu. Depois disso, o Athletico até viveu alguns bons momentos em jogadas de Vitor Bueno, mas não conseguiu se impor em campo. O Palmeiras também não teve atuação dominante, mas jogou o suficiente para atacar com frequência e para abrir o placar, aos 22, em cruzamento de Breno Lopes (ex-Athletico) e finalização de cabeça de Endrick. O gol teve falha de Thiago Heleno e Pedro Henrique. As melhores chances do mandante foram aos 26, quando Erick cruzou na medida e, na pequena área, Christian chutou para fora, e outra aos 46, quando Christian cruzou e Erick, livre na área, cabeceou para fora. O visitante perdeu outro gol aos 44, quando Endrick ficou livre na área e chutou na trave.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, o Athletico tirou Hugo Moura e colocou o volante Alex Santana. O Palmeiras seguiu melhor no jogo, mas sem forçar o ritmo. O segundo gol veio aos 11 minutos, quando Khellven errou na defesa, Gabriel Menino tabelou, recebeu na área e chutou – a bola desviou em Thiago Heleno e enganou o goleiro.

PÊNALTI E EXPULSÃO
Aos 17, Vitor Roque chutou e Garcia bloqueou com o braço. Pênalti, segundo amarelo para o defensor e, portanto, expulsão. O Palmeiras ficou com um jogador a menos. Vitor Bueno cobrou o pênalti e converteu: 1 a 2. Em seguida, o time paulista fez três substituições, colocando três titulares em campo: Rony, Mayke e Luan. Aos 25, entraram o ponta Cuello e o lateral Madson no Athletico.

EMPATE
Aos 27, Vitor Bueno lançou, Madson ajeitou de cabeça e Vitor Roque, também de cabeça, cutucou para o gol vazio: 2 a 2. O Athletico seguiu atacando e bombardeando o gol de Weverton. Aos 35, o meia Terans entrou no jogo. Aos 36, Vitor Roque saiu na cara do gol e caiu ao dividir com Mayke. O Furacão pediu pênalti, mas o árbitro e o VAR ignoraram. O mandante seguiu pressionando até o fim, mas não conseguiu a virada. O atacante Marcelo Cirino entrou no jogo aos 51 minutos.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 54% de posse de bola, 27 finalizações (5 certas), 19 faltas cometidas e 83% de precisão nos passes. O Palmeiras somou 10 arremates (5 certos), 9 faltas cometidas e 81% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

ATHLETICO 2×2 PALMEIRAS
Athletico: Léo Linck; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo (Marcelo Cirino); Khellven (Madson), Hugo Moura (Alex Santana), Erick e Christian (Cuello); Vitor Bueno, Vitor Roque e Canobbio (Terans). Técnico: Wesley Carvalho
Palmeiras: Weverton; Kaiky Neves (Luan), Murilo e Gustavo Gómez; Garcia, Richard Ríos (Gabriel Menino), Luis Guilherme (Fabinho), Jhon Jhon e Vanderlan; Breno Lopes (Mayke) e Endrick (Rony). Técnico: Abel Ferreira
Gols: Endrick (22-2º), Gabriel Menino (11-2º), Vitor Bueno (21-2º) e Vitor Roque (27-2º)
Expulsão: Garcia (18-2º)
Cartões amarelos: Zé Ivaldo, Vitor Roque, Vitor Bueno, Madson (A). Gustavo Gómez, Garcia (P).
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)

Público: 33.118
Local: Ligga Arena

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo

1 – Zé Ivaldo divide com Endrick, que cai na área. O árbitro verifica no VAR e marca pênalti. A imagem da TV mostra uma cotovelada do zagueiro no atacante.
3 – Endrick cobra o pênalti com um chute fraco e Léo Linck defende.
6 – Cruzamento rasteiro Vitor Bueno. A zaga tira antes que Canobbio finalize.
15 – Falta de longa distância. Endrick chuta forte. A bola passa perto, ao lado.
22 – Gol do Palmeiras. Breno Lopes passa fácil por Thiago Heleno e cruza. Pedro Henrique só olha Endrick mergulhar e cabecear no canto.
26 – Vitor Roque enfia. Erick recebe na área e cruza rasteiro. Na pequena área, Christian chuta para fora, com o gol quase vazio.
27 – Canobbio finta o marcador e chuta na rede, pelo lado de fora.
44 – Luis Guilherme dá um balão para a área. Endrick recebe entre os zagueiros e chuta forte. Linck espalma e a bola bate na trave.
46 – Christian cruza da esquerda. Erick recebe na cara do gol, mas cabeceia mal, para fora.

Segundo tempo
3 – Contra-ataque do Palmeiras. Khellven bloqueia o chute de Luis Guilherme. Na sequência, Breno Lopes chuta no canto e Léo Linck faz boa defesa.
7 – Canobbio chuta de fora da área. Weverton defende.
8 – Garcia tenta de longe. A bola passa perto, sobre o gol.
11 – Gol do Palmeiras. Khellven erra na defesa. Gabriel Menino tabela pela esquerda, invade a área e chuta. A bola desvia em Thiago Heleno e engana Léo Linck.
18 – Khellven cruza. Vitor Roque domina na área e chuta. A bola bate no braço de Garcia. Pênalti.
21 – Gol do Athletico. Vitor Bueno cobra à esquerda do goleiro, que cai para o outro lado.
27 – Gol do Athletico. Vitor Bueno lança. Madson recebe na área e ajeita de cabeça para Vitor Roque, livre, cutucar de cabeça para o gol vazio.
31 – Falta frontal. Vitor Bueno bate no canto. Weverton espalma no canto.
36 – Vitor Roque rouba de Mayke, dispara, invade a área e é derrubado pelo defensor. O Athletico pede pênalti.