O volante colombiano Elán Ricardo, em treino do Besiktas
O volante colombiano Elán Ricardo, em treino do Besiktas (Crédito: Divulgação/Besiktas)

O Athletico Paranaense está perto de anunciar a contratação do volante colombiano Elán Ricardo, de 21 anos e 1,84 m de altura. O jogador está encostado no Besiktas, da Turquia, e vem por empréstimo, válido por um ano. Ele tem vínculo com a equipe do futebol europeu até 2029.

A informação do empréstimo foi divulgada pelo repórter Sercan Dikme, da Sports Digitale.

Elán não atua desde fevereiro, quando atuou pelo La Equidad, na Colômbia. Há seis meses, foi comprado pelo Besiktas, por 1,94 milhão de euros (cerca de R$ 12,2 milhões) e, desde então, não entrou em campo.

Segundo o canal FB Scout, o jogador não atuou na Turquia porque sofreu duas lesões.

História

Revelado na base do La Equidad, o volante subiu ao profissional em 2022. Em 2023, foi pouco utilizado – entrou em apenas três partidas. Virou titular em 2024 e teve grande desempenho, com oito gols e três assistências em 42 jogos.

Em 2025, disputou três partidas e um gol antes de ser comprado pelo Besiktas.

Elenco

O elenco do Athletico conta apenas com um volante defensivo, Raul, que está lesionado. Outros jogadores com essa característica deixaram o elenco (Falcão foi vendido e Peralta, devolvido). O técnico Odair Hellmann acabou puxando Diogo Riquelme, de 20 anos, das categorias de base.

O clube paranaense também conta com o volante Felipinho, que tem como característica o jogo de ‘área a área’. O meio-campista Patrick, 33 anos, também já foi usado como volante.

Nessa semana, Odair promoveu ao profissional o volante Wendvinnegre Tanguy Gael Yao, de 18 anos, nascido em Burkina Faso. O jogador africano chegou ao Athletico em 2025 e disputou oito partidas pela equipe sub-20.

Janela de transferências

O Athletico não trouxe reforços na janela de transferências de junho. Na janela de julho/agosto, contratou cinco reforços até agora: o ponta Steven Mendoza, o centroavante Kevin Viveros, o lateral-direito Gastón Benavídez, o zagueiro Diego Aguirre e o volante Elán Ricardo.