
O Athletico terá nesta semana duelos contra dois dos melhores mandantes do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (18), enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre. No sábado (21), pega o Botafogo, no Rio de Janeiro.
No Brasileirão, o Grêmio fez 13 jogos como mandante, com 10 vitórias, dois empates e uma derrota (para o Botafogo, por 2 a 0). O time gaúcho venceu os cinco últimos jogos em casa. Em termos de pontuação, é o 3º melhor desempenho: foram 32 pontos em 13 jogos. O aproveitamento chega a 82%.
O Botafogo, rival do Athletico neste sábado, soma 11 vitórias, 1 empate 1 derrota em casa. São 34 pontos em 13 partidas. O aproveitamento de pontos dentro do estádio Nilton Santos atinge 87%. Por outro lado, os dois tropeços da equipe carioca em seu estádio foram exatamente nas duas últimas partidas por lá, contra Flamengo (derrota de 2 a 1) e Goiás (empate em 1 a 1).
“São confrontos diretos. Eles estão em cima na tabela. Mas temos que pensar primeiro no Grêmio”, disse o meia Vitor Bueno, em entrevista à Rede Furacão. “O time tem condições de buscar o resultado, já provou isso no Campeonato”.
Como mandante, a segunda maior pontuação é do Fluminense, com 33 pontos em 14 jogos (10 vitórias, 3 empates e 1 derrota). A derrota ocorreu na última rodada, diante do Botafogo (2 a 0, no Maracanã). O aproveitamento é de 78%, um pouco abaixo do Grêmio.
Fora de casa, o Athletico contabiliza 3 vitórias, 3 empates e 6 derrotas em 12 jogos, com 12 pontos ao todo e aproveitamento de 33%. A última vitória fora de casa foi sobre o Flamengo (3 a 0), em Cariacica (ES), em 13 de setembro. Antes disso, o time paranaense derrotou Vasco (2 a 0), em agosto, no Rio de Janeiro, e Internacional (2 a 0), em maio, em Porto Alegre.
No Brasileirão, o Athletico soma 41 pontos e está em 8º lugar. O Grêmio ocupa a 3ª posição, com 44 pontos. E o Botafogo é o líder, com 51.