Athletico Paranaense Série B

Athletico empata com o Avaí em jogo com ‘bombardeio’, gol inédito e pancadaria no fim

Athletico e Avaí empatam na Arena da Baixada. Dois jogadores foram expulsos após o apito final, por causa de pancadaria

Silvio Rauth Filho
Jogadores de Athletico e Avaí brigam após o apito final

Jogadores de Athletico e Avaí brigam após o apito final (Crédito: Rui Santos)

O Athletico empatou em 1 a 1 com o Avaí, nessa terça-feira (dia 14) à noite, na Arena da Baixada, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou com 49 pontos, em 7º lugar, 3 pontos abaixo do G4. Já o Avaí estacionou no meio da tabela: está na 11ª colocação, com 44 pontos.

A partida ficou marcada pelo ‘bombardeio’ do Furacão, que finalizou 21 vezes na partida – 12 de dentro da área. A vitória não veio por falta de precisão em alguns lances e por boas defesas do goleiro César.

Na próxima rodada, o Athletico vai ao Couto Pereira enfrentar o Coritiba, domingo às 18h30

Pancadaria no fim

Após o apito final, o goleiro César (ex-Londrina e Coritiba) provocou confusão na Arena da Baixada. Ele fez gestos para torcedores e, em seguida, agrediu Steven Mendoza. Os dois foram expulsos. O zagueiro Carlos Terán também entrou na confusão e acabou expulso por tentar agredir o goleiro. Com isso, Terán e Mendoza estão suspensos e não jogam o Atletiba.

Desfalques

Os desfalques do Athletico eram o centroavante Renan Peixoto, o lateral-esquerdo Esquivel e o ponta Isaac, todos em recuperação, além do ponta Kevin Velasco, suspenso.

Escalação

As novidades eram os retornos do zagueiro Carlos Terán e do ponta Julimar, recuperados. O esquema tático 5-2-3 foi mantido, com Benavídez e Léo Derik nas laterais. O meio-campo tinha Zapelli e Dudu Kogitzki. O trio de ataque era formado por Leozinho (direita), Viveros (centro) e Luiz Fernando (esquerda).

Athletico no 5-2-3 (Crédito: Divulgação/Athletico)

Pendurados

Seis jogadores começaram o jogo ‘pendurados’, ou seja, com dois cartões amarelos acumulados: o zagueiro Léo Pelé, o lateral-direito Benavídez, os meio-campistas João Cruz e Zapelli e os centroavantes Alan Kardec e Viveros. Se recebessem mais um, ficariam suspensos para o Atletiba de domingo. No entanto, todos passaram em branco.

Sem Odair

Outra ausência era o técnico Odair Hellmann, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, ele não ficou no banco de reservas. O time foi orientado pelo auxiliar Fábio Moreno.

Escalação do Avaí

No Avaí, as baixas eram Alef Manga (afastado), Del Piage (DM), Andrey (DM), Guilherme Santos (DM) e Emerson Ramon (suspenso). O esquema tático era o convencional 4-2-3-1, com JP e Douglas Teixeira pelos lados do campo.

Kevin Viveros em Athletico x Avaí (Crédito: Rui Santos)

Primeiro tempo

O primeiro tempo teve o Athletico construindo as melhores jogadas, principalmente com lançamentos de Zapelli e boa movimentação de Leozinho. O Avaí ficou recuado e esperou erros para contra-atacar. E eles surgiram com frequência. O time catarinense abriu o placar aos 21, gol do Avaí em escanteio. O lateral Marcos Vinícius (ex-Coritiba e Maringá) cobrou direto para a meia-lua. Livre, Marquinhos Gabriel (ex-Athletico) ajeitou para João Vitor chutar no canto. No ataque, o Furacão também abusou dos erros individuais e desperdiçou duas chances claras: uma com Leozinho e outra com Luiz Fernando.

O 4-4-2 usado pelo Athletico no segundo tempo (Crédito: Reprodução/OGOL)

Segundo tempo

No intervalo, duas substituições no Athletico, com as entradas dos atacantes Julimar e Mendoza nos lugares de Luiz Fernando e Aguirre. O time mudou para o 4-4-2, com a linha do meio-campo com Zapelli (centro), Dudu (centro), Mendoza (esquerda) e Leozinho (direita). A dupla de ataque era Viveros e Julimar. Já aos 3 minutos, Mendoza tocou para Viveros, que foi derrubado por Brock (ex-Paraná Clube) na área: pênalti. Viveros cobrou e converteu: 1 a 1.

Viveros comemora o gol de pênalti (Crédito: Rui Santos)

Jogo aberto

O jogo ficou aberto no segundo tempo, com ataques frequentes dos dois lados. Julimar desperdiçou três boas jogadas em 20 minutos. E Marquinhos Gabriel quase fez um golaço para o Avaí, driblando dois. Aos 27, entrou o meia João Cruz no lugar de Leozinho. O Furacão exigiu boas defesas do goleiro César no fim, principalmente em chutes de Mendoza. Aos 44, o centroavante Alan Kardec entrou no lugar de Dudu.

Estatísticas

No total dos 90 minutos, o Athletico teve 55% de posse de bola, 21 finalizações (9 no gol) e 11 faltas cometidas. O Avaí somou 11 arremates (5 certos) e 5 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

⚠ Comunicar erro