Athletico empata com o Juventude em jogo com reestreia e gol de Nikão

Silvio Rauth Filho
Nikão comemora gol do Athletico no Juventude

Nikão comemora gol do Athletico no Juventude (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

O Athletico Paranaense empatou em 1 a 1 com o Juventude, nesse domingo (28) à noite, em Caxias do Sul, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 4º lugar, com 7 pontos. A equipe gaúcha está na 12ª colocação, também com 5 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Na próxima quarta-feira, o Furacão volta a campo para enfrentar o Ypiranga, em Erechim (RS), pela Copa do Brasil.

NIKÃO
O ponta Nikão, 31 anos, fez sua reestreia pelo Athletico, entrando no segundo tempo. Ele marcou o gol do empate e soma agora 48 gols em 308 jogos pelo clube.

GAUCHÃO
Circunstancialmente, o Athletico faz seu 3º jogo seguido contra equipes gaúchas no Brasileirão — 0x2 Grêmio e 1×0 Inter. E quarta-feira joga em Erechim.

TÉCNICO
Esse foi o 12º jogo de Cuca no comando do Athletico, agora com 10 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

RETROSPECTO
A última derrota do Athletico para o Juventude foi em 2006 – 3 a 2, pelo Brasileirão, em Caxias do Sul. Desde então, foram mais 7 duelos contra o time gaúcho (3 em casa e 4 fora), com 5 vitórias e 2 empates.

DESFALQUES
Thiago Heleno (lesionado) e Canobbio (suspensão automática por expulsão) eram as baixas. Recém-contratados, o volante Gabriel e o ponta Nikão começaram no banco de reservas.

ESQUEMA TÁTICO
O técnico Cuca manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Cuello (direita), Christian (esquerda) e Fernandinho (centro) na linha de três. O treinador já havia utilizado Fernandinho como meia ofensivo centralizado no 2º tempo contra o Grêmio.

O 4-2-3-1 do Athletico, com Fernandinho de meia ofensivo (Crédito: Reprodução/Sofascore)

ESCALAÇÃO DO JUVENTUDE
No Juventude, o técnico Roger Machado não tinha Lucas Freitas (suspenso) e mais cinco baixas por lesão: Rodrigo Sam, Oyama, Jean Carlos, Edson Carioca e Gilberto. O time jogou no 4-2-3-1, com Lucas Barbosa (direita), Nenê (centro) e Marcelinho (esquerda) no setor ofensivo.

PRIMEIRO TEMPO
O Athletico abusou dos erros na saída de bola e na parte defensiva no primeiro tempo. E pagou caro já aos 8, quando Lucas Barbosa (ex-Coritiba e Santos) passou fácil por Esquivel e rolou para Erick Farias chutar: Juventude 1 a 0. Depois disso, o Furacão reagiu e levou algum perigo em jogadas pela direita, com a dupla argentina Cuello e Godoy. No entanto, o time errou demais nos momentos decisivos.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, Felipinho saiu para a entrada do ponta Julimar. Christian virou volante e o 4-2-3-1 foi mantido. O Athletico melhorou e passou a chegar com mais perigo. Aos 18, Nikão entrou para fazer sua reestreia pelo clube. Aos 23, entraram o meia Zapelli e o lateral Madson. O empate veio aos 27, em jogada de Gamarra, cruzamento de Esquivel e finalização de Nikão. Aos 36, o centroavante Mastriani entrou no jogo. Depois do gol, o time paranaense perdeu força e levou sufoco nos minutos finais, com quatro ataques perigosos do Juventude. Aos 43, Kleiton perdeu gol feito, livre na área.

ESTATÍSTICAS
Nos 90 minutos, o Athletico teve 45% de posse de bola, 15 finalizações (6 certas) e 79% de precisão nos passes. O Juventude terminou com 15 arremates (5 certos) e 83% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.

JUVENTUDE 1×1 ATHLETICO
Juventude: Gabriel Vasconcelos; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque e Jadson; Marcelinho (Kleiton), Nenê (Luis Mandaca) e Lucas Barbosa (Popó); Erick Farias (Rildo). Técnico: Roger Machado
Athletico: Bento; Leo Godoy (Madson), Kaique Rocha, Gamarra e Esquivel; Erick e Felipinho (Julimar); Cuello (Zapelli), Fernandinho e Christian (Nikão); Pablo. Técnico: Cuca
Gols: Erick Farias (8-1º) e Nikão (27-2º)
Cartões amarelos: Caíque, Lucas Barbosa (J). Julimar (A).
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul