O Athletico Paranaense empatou em 0 a 0 com o Vasco na Arena da Baixada, nesse sábado (dia 25) à noite, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe paranaense ficou em 7º lugar, com 52 pontos, 5 pontos abaixo do G6 — grupo dos seis classificados para a Copa Libertadores de 2024. A equipe carioca está na 14ª colocação, com 42 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
Após o apito final, o Athletico foi vaiado por torcedores e xingado de ‘time sem vergonha’.
- ATUAÇÕES: Fernandinho e Bigode são os destaques positivos do Athletico contra o Vasco
- ‘Treinador é responsável por 30% dos resultados’, diz Wesley Carvalho
Fases
O Athletico completou 6 rodadas seguidas sem vencer – 4 empates e 2 derrotas. Esse é o maior jejum vivido pelo clube em 2023. A última vitória foi sobre o rebaixado América-MG, por 3 a 2, em 25 de outubro. Já o Vasco chegou a 6 partidas consecutivas sem perder – 3 vitórias e 3 empates.
Série invicta
O Athletico Paranaense não perde como mandante para o Vasco há 16 anos. A última derrota ocorreu em 2007, pela Copa Sul-Americana. Desde então, o Athletico recebeu como mandante o Vasco mais 12 vezes, e acumulou 8 vitórias e 4 empates.
Escalação
As baixas eram Pablo, Alex Santana, Rômulo, Fernando, Pedro Henrique. Kaique Rocha e Arturo Vidal, todos em recuperação. A novidade era Christian como titular e Zappeli no banco. O time jogou no esquema tático 3-4-3, com Canobbio (esquerda) e Cuello (direita) como alas. Na frente, o trio ofensivo tinha Willian Bigode (centro), Christian (esquerda) e Vitor Bueno (direita).
Vitor Roque
Recuperado de lesão no tornozelo sofrida em 21 de setembro, Vitor Roque começou no banco de reservas e entrou aos 19 minutos do 2º tempo. O time usou o 3-5-2, com Gabriel Pec e Vegetti no ataque.
Vasco
As baixas no Vasco eram Erick Marcus, Orellano e De Lucca (departamento médico); além de Rossi e Jair (suspensos).
Primeiro tempo
O primeiro tempo foi um jogo aberto, com ataques frequentes dos dois lados. O Athletico contou com boa mobilidade de Willian Bigode, abrindo espaços no ataque, e boa aproximação dos pontas Vitor Bueno e Christian. Os lançamentos de Erick e Fernandinho também desequilibraram. Foram três boas jogadas ofensivas do Furacão. A melhor delas foi aos 12, quando Bigode recebeu na área e chutou no travessão. O Vasco apostou nos cruzamentos para Vegetti e nas arrancadas de Gabriel Pec. E teve quatro jogadas perigosas para abrir o placar.
Segundo tempo
O Athletico avançou e passou a pressionar. O Vasco ficou recuado, mas seguiu levando perigo nos contra-ataques. Aos 19, entraram o meia Zapelli, o lateral-direito Madson e o centroavante Vitor Roque. O ritmo do jogo reduziu e a disputa ficou mais trucada, com menos jogadas ofensivas dos dois lados. Aos 41, o atacante Arriagada entrou no lugar de Vitor Bueno.
Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 55% de posse de bola, 18 finalizações (4 certas), 15 faltas cometidas e 84% de precisão nos passes. O Vasco somou 8 arremates (2 certos), 18 faltas cometidas e 78% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.
ATHLETICO 0x0 VASCO
Athletico: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Esquivel; Cuello (Madson), Erick, Fernandinho e Canobbio; Vitor Bueno (Arriagada), Willian Bigode (Vitor Roque) e Christian (Zapelli). Técnico: Wesley Carvalho
Vasco: Léo Jardim, Maicon, Medel (Robson Bambu) e Léo; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), Zé Gabriel, Paulinho (Praxedes), Marlon Gomes (Payet) e Lucas Piton; Gabriel Pec (Matheus Carvalho) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz
Cartões amarelos: Cuello (A). Maicon, Léo, Marlon Gomes (V).
Público: 22.056
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Local: Arena da Baixada
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
9 – Gabriel Pec cruza da esquerda. Pane geral da zaga. Vegetti entra livre e cabeceia para fora.
13 – Willian Bigode recebe na área, gira e chuta cruzado. A bola vai no travessão.
28 – Vegetti chuta cruzado da entrada da área. Na cara do gol, Marlon Gomes tenta o desvio, mas amortece a bola. Bento defende fácil.
29 – Vitor Bueno coloca Canobbio na cara do gol. Ele ajeita o corpo, mas chuta para fora.
36 – Erick lança. Willian Bigode recebe na área, faz o pivô e ajeita para Christian, que chuta perto, ao lado.
39 – Gabriel Pec dispara em contra-ataque e, na cara do gol, é desarmado por Canobbio, com carrinho salvador.
42 – Cruzamento da esquerda. Vegetti cabeceia no alto. Bento salva.
Segundo tempo
4 – Gabriel Pec recebe na área e chuta cruzado. Bento espalma.
13 – Cuello cruza rasteiro. Na cara do gol, Erick tropeça na bola e perde gol feito.
18 – Willian Bigode pega rebote na área, gira e chuta no centro. O goleiro segura.
21 – Vitor Bueno dá belo passe. Erick recebe na marca do pênalti e chuta perto, ao lado.