volante Juninho, do Athletico, disputa jogo pela seleção brasileira
O volante Juninho, do Athletico, disputa jogo pela seleção brasileira sub-20 (Crédito: Divulgação/CBF/Carlos Santana)

O Athletico Paranaense decidiu dar novo rumo para a carreira de duas revelações das categorias de base. Os volantes Juninho, 21 anos, e Kawan, 22 anos, começaram 2024 emprestados para outros clubes. E agora serão cedidos para novas equipes.

Kawan estava no ABC, de Natal (RN), desde 28 de fevereiro, emprestado para a disputa da Copa Nordeste e do estadual. No entanto, quase não foi utilizado no clube – só atuou por cinco minutos, entrando no final da vitória sobre o River-PI. Agora, ele será cedido para o Santo André (SP), para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro.

Juninho estava no Cianorte e foi um dos destaques do time do Interior no Paranaense 2024. Agora vai jogar a Série C pela Aparecidense (GO), comandada pelo técnico Lúcio Flávio (ex-meia do Paraná Clube e do Coritiba).

As informações foram divulgadas por Vinicius Furlan, do Tretis.com.br.

JUNINHO
Revelado nas categorias de base do Furacão, Juninho vem sendo convocado para a seleção brasileira desde o sub-15. Em setembro de 2022, foi titular da seleção sub-20 na Copa Intendencia de Maldonado, no Uruguai. Chegou a ser o capitão da equipe no duelo com o Argentina.

Juninho foi promovido ao profissional em 2021 e, desde então, somou 15 gols e um gol pelo Athletico. Foram 11 partidas pelo Paranaense e quatro pelo Brasileirão. Sua última partida pelo profissional do Furacão foi em março de 2022, na derrota por 1 a 0 para o Londrina, no campeonato estadual. Depois, voltou ao elenco sub-20.

Em abril de 2023, acabou emprestado para o Mirassol e só disputou duas rodadas da Série B do Brasileiro. No resto do tempo, atuou pela equipe B, na Copa Paulista.

Em 2024, disputou todo o Paranaense pelo Cianorte e se firmou como um dos destaques da competição, com 13 jogos, dois gols e uma assistência.

O volante Kawan, do Athletico
O volante Kawan, do Athletico (Crédito: Divulgação/Athletico/Gustavo Oliveira)

KAWAN
O volante Kawan, 22 anos, foi promovido ao profissional, em 2020. Desde então, disputou 12 partidas pela equipe principal – três em 2020 e nove em 2021.

O jogador não atuava desde outubro de 2022, quando sofreu uma lesão no joelho. Na época, defendia o sub-20. Em julho de 2021, Kawan já havia enfrentando uma contusão no outro joelho. Em 28 fevereiro de 2024, foi emprestado para o ABC e só atuou por cinco minutos.

Antes dos problemas médicos, Kawan teve bom histórico nas categorias de base. Em 2018, foi convocado para amistosos da seleção brasileira sub-17 e atuou contra Rússia, Estados Unidos e Inglaterra. Em 2019, foi chamado para o Sul-Americano Sub-17, mas não chegou a jogar.

Estreou como profissional em 2020, entrando em dois jogos do Paranaense e, em seguida, em uma partida do Brasileirão. Em 2021, foi mais utilizado e chegou a atuar em nove partidas do Paranaense. Depois, viveu o drama das lesões nos joelhos e não atuou mais no profissional.

O jogador surgiu no Sub-13 do Paraná Clube, nas temporadas 2013 e 2014. Chegou ao Athletico Paranaense em 2016, para reforçar o Sub-15.