Athletico Paranaense Mercado da bola

Athletico empresta jogador ex-seleção brasileira sub-20 para clube europeu

O Athletico Paranaense decidiu dar novo rumo para a carreira de uma revelação das categorias de base

Silvio Rauth Filho
O volante Juninho, do Athletico, disputa jogo pela seleção brasileira sub-20

O volante Juninho, do Athletico, disputa jogo pela seleção brasileira sub-20 (Crédito: Divulgação/CBF/Carlos Santana)

O Athletico Paranaense decidiu dar novo rumo para a carreira de uma revelação das categorias de base. O volante Juninho, 22 anos, será emprestado ao FK Javor, da segunda divisão da Sérvia.

Juninho só atuou por 20 minutos pelo clube paranaense em 2025 – entrou nos minutos finais contra o Cianorte (1 a 1).

Em 2024, jogou a Série C pela Aparecidense (GO), comandada pelo técnico Lúcio Flávio (ex-meia do Paraná Clube e do Coritiba). Atuou em 10 rodadas (3 como titular). Antes, também no ano passado, jogou por empréstimo no Cianorte, disputando 13 partidas.

As informações da negociação com a Sérvia são da jornalista Monique Vilela.

O FK Javor Ivanjica foi vice-campeão da segunda divisão da Sérvia na temporada 2024/25 e vai disputar a primeira divisão a partir de julho, quando começa a primeira divisão 2025/26.

JUNINHO

Revelado nas categorias de base do Furacão, Juninho vinha sendo convocado para a seleção brasileira desde o sub-15. Em setembro de 2022, foi titular da seleção sub-20 na Copa Intendencia de Maldonado, no Uruguai. Chegou a ser o capitão da equipe no duelo com o Argentina.

Juninho foi promovido ao profissional em 2021 e, desde então, somou 15 jogos e um gol pelo Athletico. Foram 11 partidas pelo Paranaense e quatro pelo Brasileirão. Sua última partida pelo profissional do Furacão foi em março de 2022, na derrota por 1 a 0 para o Londrina, no campeonato estadual. Depois, voltou ao elenco sub-20.

Em abril de 2023, acabou emprestado para o Mirassol e só disputou duas rodadas da Série B do Brasileiro. No resto do tempo, atuou pela equipe B, na Copa Paulista.

Em 2024, disputou todo o Paranaense pelo Cianorte e se firmou como um dos destaques da competição, com 13 jogos, dois gols e uma assistência. Na Aparecidense, porém, não conseguiu se firmar.