
O Athletico chegou a sentir novamente o gosto de ser líder do Campeonato Brasileiro. Jogando contra o Flamengo na Ligga Arena, num duelo de líderes da competição, o time paranaense chegou a abrir o placar com um gol de pênalti de Fernandinho, aos 46 minutos do 2º tempo. A vitória parecia encaminhada e o Furacão retomava a liderança do campeonato. Mas aos 53, num lance de bola parada (cobrança de escanteio), os cariocas conseguiram arrancar um empate com Evertton Araújo, dando números finais ao confronto: 1 a 1.
- Diretor do Athletico detona arbitragem: “Sensação é que partida só acabaria depois que o adversário empatasse”
- ATUAÇÕES: Léo Linck e Fernandinho são os destaques do Furacão em ‘duelo de líderes’
Com o empate, a equipe comandada por Cuca perde os 100% de aproveitamento dentro de casa, além de desperdiçar a chance de retomar a liderança do torneio. Agora, são quatro vitórias e um empate em cinco jogos na Ligga Arena. Com 17 pontos conquistados em nove rodadas, a equipe é, por ora, vice-líder do Brasileirão.
O Flamengo, por sua vez, soma 18 pontos em nove jogos. É o primeiro colocado do Brasileirão, mas tem a liderança ameaçada por Bahia e Botafogo, que jogam hoje, às 18h30, contra Criciúma e Grêmio (ambos fora de casa), respectivamente.
MAIOR PÚBLICO DO FUTEBOL PARANAENSE EM 2024
Com 38.641 torcedores acompanhando a partida entre Athletico e Flamengo, neste domingo registrou-se o maior público do futebol paranaense em 2024. O público pagante presente no estádio supera a final do campeonato estadual, na Ligga Arena (36.692 pagantes em Athletico x Maringá).
PRIMEIRO TEMPO
A etapa inicial foi bastante movimentada na Arena da Baixada, mas com poucas chances claras para os dois times. E dois dos lances mais perigosos da partida evidenciam como o confronto foi truncado.
Aos oito minutos, Fernandinho recebeu um cruzamento ajeitando a bola com o peito para Mastriani. O atacante apareceu em boa condição pro arremate, mas na ‘hora H’ o chute foi travado pela defesa flamenguista.
Do lado flamenguista, a chance mais clara surgiu aos 20 minutos, quando Pedro deu um belo passe para Lorran, que apareceu no meio de dois zagueiros e de frente para o gol. Já dentro da área, no entanto, o zagueirão Kaique Rocha chegou “rasgando” e evitou a finalização.
Os números do Sofascore, inclusive, evidenciam o equilíbrio do jogo: o Furacão somou nos primeiros 45 minutos 51% da posse de bola e finalizou cinco vezes a gol (contra três finalizações do adversário). Cada time teve três escanteios e os mandantes trocaram um pouco mais passes (200 x 195).
SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, uma substituição em cada lado. No Athletico, o volante Felipinho saiu para a entrada de Cuello (depois, ainda entraram em campo Fernando, Cuello e Pablo). E no Flamengo, Victor Hugo suplantou Bruno Henrique (mais tarde, Gabigol ainda substituiu Lorran e Evertton Araújo, Léo Ortiz).
O Furacão teve a primeira grande chance da etapa complementar, aos 10 minutos, quando Christian colocou Madson na cara do gol e o lateral desperdiçou uma grande oportunidade.
Os cariocas responderam mais tarde, aos 22 minutos, quando Gabigol chegou a balançar a rede athleticana e a celebrar o tento. A arbitragem, no entanto, assinalou corretamente um impedimento do jogador, fazendo o zero persistir no placar.
Já nos minutos finais do jogo, aos 42, Julimar disparou pelo ataque e tentou um chute, que parou no braço de David Luiz. Inicialmente, a arbitragem mandou o jogo seguir, mas depois o VAR acionou o árbitro, pedindo para que ele revesse o lance. E ao fazer a revisão, um pênalti acabou sendo assinalado. Na cobrança, Fernandinho não vacilou e marcou 1 a 0 para o Furacão, aos 46 minutos.
A vitória athleticana parecia encaminhada. Só parecia. Aos 49, em lance de escanteio, Pedro cabeceou firme e obrigou grande defesa de Léo Linck. Foi um prenúncio do balde d’água fria que estava por vir: aos 53, no último minuto de jogo, Luiz Araújo cobrou escanteio na cabeça de Evertton Araújo, que empatou o jogo em 1 a 1.
ATHLETICO 1 x 0 FLAMENGO
Athletico: Léo Linck; Madson, Thiago Heleno, Kaique Rocha e Esquivel (Fernando); Erick, Fernandinho e Felipinho (Cuello); Nikão (Pablo), Mastriani (Julimar) e Christian (Zapelli). Técnico: Cuca
Flamengo: Rossi; Wesley, David Luiz, Fabrício Bruno e Léo Pereira; Léo Ortiz (Evertton Araújo) e Gerson; Luiz Araújo, Lorran (Gabigol) e Bruno Henrique (Victor Hugo); Pedro. Técnico: Matheus Bacchi
Gols: Fernandinho (A, 46-2º), Evertton Araújo (F, 53-2º)
Cartões amarelos: Victor Hugo, Evertton Araújo e Fabrício Bruno (F); Léo Linck, Fernandinho, Pablo e Zapelli (A)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Público: 38.641 pagantes (total)
Renda: R$ 2.336.565,00
Local: Ligga Arena, em Curtiba, domingo, às 16 horas
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
8 – Cruzamento para a área, Fernandinho ajeita de peito e Mastriani aparece em boa condição para finalizar. Ele tenta o chute, mas a zaga trava na ‘hora H’.
14 – Lorran puxa da direita para o meio e arrisca um chute de longe. Léo Linck cai e faz uma defesa segura.
19 – Nikão recebe na direita, perto da área. Ele se livra de um marcador, corta para o meio e tenta o chute, que sai sem força. Rossi segura.
20 – Passe preciso de Pedro para Lorran, que aparece no meio de dois zagueiros e sai de frente para o gol, dentro da área. Kaique Rocha chega ‘rasgando’ e evita a finalização.
27 – Fabrício Bruno perde a bola. Nikão recebe pela direita, corta para o meio deixando um marcador para trás e finaliza, em cima de Rossi, que defende.
31 – Lançamento para o ataque. Madson ajeita de cabeça para Nikão, que vinha de trás, chegar batendo. A bola passa ao lado, perto do gol.
42 – Gérson arrisca um chute forte de longa distância. A bola passa por cima do gol.
Segundo tempo
10 – Lançamento de Christian para Madson, que recebe nas costas da zaga e fica cara a cara com o goleiro. O lateral chuta forte e manda por cima do gol. Que chance!
19 – Chute fraco de Victor Hugo. Léo Linck cai e faz a defesa.
22 – Gol do Fla… Mas não valeu. David Luiz recebe na área pela esquerda e toca para o meio. Léo Linck tenta desviar, mas a bola sobra nos pés de Gabigol, que só empurra pro gol vazio. O atacante comemora, mas a arbitragem assinala impedimento.
26 – Boa tabela entre Gérson e Victor Hugo pelo setor esquerdo de ataque. O jovem meia-atacante aparece de frente para o gol e chuta colocado, mas Léo Linck faz boa defesa.
33 – Cuello escapa da marcação pela esquerda e cruza rasteiro. Fabrício Bruno desvia e quase manda contra a própria meta. Escanteio.
34 – Creuzamento de Victor Hugo, Gabigol tenta desviar e não alcança. Léo Linck então sai para recolher a bola e bate roupa, mas a zaga afasta o perigo na sequência do lance.
39 – Zapelli recebe a bola pela esquerda, ajeita o corpo e arisca um chute colocado. A bola passa por cima do travessão, com perigo.
42 – Julimar avança pela direita, entra na área e tenta o chute, mas a bola bate em David Luiz. O Athletico pede um toque de mãe e inicialmente o árbitro manda o jogo seguir, mas o VAR chama o juiz para rever o lance e o pênalti então é marcado.
46 – Gol do Athletico! Fernandinho vai para a cobrança penal e chuta firme, a meia altura, no canto. Rossi pula pro lado certo, mas não alcança.
49 – Cobrança de escanteio de David Luiz. Pedro sobe bem no meio da área e cabeceia firme, obrigando uma grande defesa de Léo Linck. Uma defesa que vale gol!
53 – Gol do Flamengo! Cobrança de escanteio de Luiz Araújo, que coloca a bola no meio da área. Evertton Araújo aparece bem posicionado para cabecear e empatar o jogo.