A Athletico estreou com goleada na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024. Nessa terça-feira (dia 2) à noite, em Catanduva (SP), cidade sede do Grupo 2, o time paranaense aplicou 9 a 0 no Sparta-TO. Os gols foram marcados por Walace (3), Sorriso (2), João Cruz (2), Chiqueti e Lucca.
O Grupo 2 é formado também por Portuguesa-RJ e Catanduva-SP. O Athletico pega a Portuguesa-RJ na sexta-feira às 19h15 e o Catanduva-SP em 8 de janeiro (segunda-feira) às 16h30.
Além do Athletico, os outros paranaenses na competição são o Coritiba, o Patriotas (Curitiba) e o Operário de Ponta Grossa. O critério para distribuição das quatro vagas do Estado foi pela classificação no Campeonato Paranaense Sub-20. O Londrina tinha direito à vaga, mas desistiu da competição sediada no estado de São Paulo.
A Copinha 2024 começou ontem com 128 clubes, que estão divididos em 32 grupos de quatro times. Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro das chaves – são três rodadas, portanto. Os dois primeiros avançam à fase seguinte, quando a competição passa a ser disputada em sistema eliminatório, até a final, marcada para 25 de janeiro, data do 470º aniversário da cidade de São Paulo.
A competição foi criada em 1969. Os paranaenses nunca ficaram com o título. Quem chegou mais perto foi o Athletico, que perdeu a decisão para o Corinthians em 2009. Os maiores campeões da competição são Corinthians (10 títulos), Flu (5), Inter (5), São Paulo (4) e Flamengo (4).
Desfalques
O técnico Caco Espinoza não contava com dois jogadores no Athletico para esta partida. Um deles é o atacante Emersonn, que sofreu lesão muscular e está fora da competição. Outro é o zagueiro Arthur Zanella, também lesionado.
Na partida contra o Sparta-TO, o Athletico jogou com Filipe; Léo Ataíde, Marcão, Eduardo Silvino e Léo Derik; Biro, Lucca, João Vitor e Dudu; Chiqueti e Walace.
Outros paranaenses
Os demais paranaenses vão entrar em campo nessa semana. O Operário pega o Atlético-GO hoje às 15h15, em Tupã (SP). O Patriotas enfrenta o Cuiabá-MT amanhã às 15h15, em Taubaté. O Coritiba duela com o Canaã-DF na sexta-feira às 13h15, na Rua Javari, em São Paulo.
ATHLETICO 9×0 SPARTA
Athletico Paranaense: Filipe; Leo Ataíde (Fábio Lucas, aos 14′ do 2º tempo), Marcão, Eduardo Silvino e Léo Derik; Biro, João Vitor (Lima, aos 14′ do 2º tempo), Lucca Prior (João Gomes, aos 24′ do 2º tempo) e Dudu (João Cruz, no intervalo); Walace (Keven, aos 28′ do 2º tempo) e Felipe Chiqueti (Sorriso, no intervalo). Técnico: Caco Espinoza.
Sparta: Brito; Wesley (Allan, no intervalo), Thiago Santos, Dino e Esquerdinha; Dhanylo (Nadson, aos 28′ do 2º tempo), Cristian (Jhony Herick, no intervalo), Murilo (Luyde, aos 28′ do 2º tempo) e Antônio Dutra (Marcus Reis, no intervalo); Titi e Xingu (Kaio, aos 41′ do 2º tempo).
Técnico: Fernando Brasília.
Gols: Walace, aos 13′, Felipe Chiqueti, aos 36′, e Walace, aos 42′ do primeiro tempo; João Cruz, aos 7′, Lucca Prior, aos 19′, Sorriso, aos 21′, Walace, aos 24′, Sorriso, aos 35′, e João Cruz, aos 38′ do segundo tempo.
Cartão vermelho: Titi (18 do segundo tempo)
Árbitro: Juliano José Alves Rodrigues (SP)
Local: Estádio Municipal Silvio Salles, em Catanduva (SP)