Baloy (Crédito: Arquivo Bem Paraná)

Treze jogadores estrangeiros foram convocados para seleções principais quando defendiam o Athletico Paranaense. O levantamento foi divulgado pelo próprio clube.

Só na atual Data Fifa, agora em setembro, o clube paranaense teve cinco estrangeiros chamados paras as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026: o meio-campista Arturo Vidal (Chile), o ponta Fernando Nava (Bolívia), o meia Bruno Zapelli (Argentina), o lateral-esquerdo Lucas Esquivel (Argentina) e o ponta Agustín Canobbio (Uruguai).

O primeiro jogador do clube convocado para uma seleção estrangeira foi o zagueiro Felipe Baloy, chamado em 2005 para defender o Panamá. Ele atuou pelo Athletico apenas em 2005, participando da conquista do título paranaense e da campanha do vice da Libertadores. Foram apenas 19 jogos pelo Furacão – 8 pela Libertadores, 6 pelo Paranaense e 5 pelo Brasileirão — e três gols marcados.

Pela seleção do Panamá, Baloy disputou 102 jogos e marcou quatro gols. Chegou a jogar a Copa do Mundo de 2018 e marcou um gol – foi na derrota por 6 a 1 contra a Inglaterra. Hoje, aos 42 anos, está aposentado do futebol profissional.

ESTRANGEIROS CONVOCADOS
Para seleções principais quando defendiam o Athletico Paranaense
Felipe Baloy (zagueiro) – Panamá
David Ferreira (meia) – Colômbia
Edwin Valencia (volante) – Colômbia
Joffre Guerrón (ponta) – Equador
Christián Vilches (zagueiro) – Chile
Esteban Pavez (volante) – Chile
David Terans (meia) – Uruguai
Agustín Canobbio (ponta) – Uruguai
Nico Hernandez (zagueiro) – Colômbia
Arturo Vidal (meia) – Chile
Fernando Nava (ponta) – Bolívia
Bruno Zapelli (meia) – Argentina
Lucas Esquivel (lateral-esquerdo) – Argentina

O colombiano Edwin Valencia (Crédito: Franklin de Freitas)

O país com mais estrangeiros do Athletico foram a Colômbia e o Chile. Os colombianos convocados para a equipe principal foram o meia-atacante David Ferreira, o volante Edwin Valencia e o zagueiro Nico Hernandez. Os chilenos foram o zagueiro Christián Vilches, o volante Esteban Pavez e o meio-campista Arturo Vidal.

Poloneses na Sub-23
Outros estrangeiros que ganharam destaque no Athletico foram os poloneses Krzysztof Nowak e Mariusz Piekarski. Ambos foram convocados pela Polônia, mas não para a seleção principal, apenas para a equipe sub-23.

Os dois jogadores chegaram ao Athletico em 1996, quando tinham 20 anos. Nowak ficou no Furacão até 1998, quando acertou com o Wolfsburg, da Alemanha. Ele morreu em 2005, aos 29 anos, vítima de uma esclerose lateral amiotrófica.

Piekarski só atuou pelo Athletico em 1996 e 1997. Ainda em 97 acertou com o Flamengo. Retornou ao futebol europeu em 1998, para atuar no Bastia, da França, e se aposentou em 2003, no Anorthosis, do Chipre.