Athletico Paranaense Gringos

Athletico já usou 10 estrangeiros na Série B

O Athletico Paranaense chegou à marca de dez estrangeiros escalados na Série B de 2025. Após 25 rodadas da competição, o time é o segundo com mais 'gringos'

Silvio Rauth Filho
O colombiano Mendoza e o argentino Esquivel comemoram gol do Athletico

O colombiano Mendoza e o argentino Esquivel comemoram gol do Athletico (Crédito: Rui Santos)

O Athletico Paranaense chegou à marca de dez estrangeiros escalados na Série B de 2025. Após 25 rodadas da competição, o time é o segundo com mais ‘gringos’ em campo, atrás apenas do Amazonas, que usou 13 atletas nascidos fora do Brasil.

No total das 20 equipes, já foram 75 estrangeiros utilizados. A média é de quase quatro por equipe.

OS ESTRANGEIROS DO ATHLETICO NA SÉRIE B

NomeGolsAssistênciasJogosNota Sofascore
Esquivel (ARG)04187.23
Steven Mendoza (COL)22107.17
Zapelli (ARG)36237.17
Kevin Viveros (COL)40106.93
Juan Felipe Aguirre (COL)0156.92
Hayen Palacios (COL)1056.70
Kevin Velasco (COL)0076.66
Benavidez (ARG)0076.66
Tobias Figueiredo (POR)0046.50
Carlos Teran (COL)0026.45

Pelo regulamento, o limite de gringos é de nove por equipe por jogo. Não há limite por elenco.

Colombiano ainda não estreou

O volante colombiano Élan Ricardo, que estava no Besiktas-TUR, ainda não estreou pelo Athletico na Série B. Ele só jogou uma partida pelo clube paranaense até agora, mas foi pela Copa do Brasil. O jogador, de 21 anos, ficou no banco contra o Botafogo-SP, no último sábado, mas não entrou em campo. Se atuar, o Furacão vai chegar à 11 gringos escalados na competição.

Fora dos planos

O zagueiro português Tobias Figueiredo é um dos estrangeiros que jogou pelo Athletico na Série B de 2025. Ele não atua desde maio e está fora dos planos do técnico Odair Hellmann.

Outro que chegou a jogar pelo Furacão na competição é o lateral-direito colombiano Hayen Palacios. Em julho, ele foi emprestado ao Nacional, do Uruguai.

Destaques estrangeiros

Os meias Zapelli (argentino do Athletico) e Josué (português do Coritiba) são os estrangeiros com mais participações diretas em gols da Série B, ambos com nove. Zapelli tem três gols e seis assistências. Josué, cinco gols e quatro assistências.

Zapelli comemora pelo Athletico (Crédito: Robson Mafra)

O gringo que mais atuou na edição 2025 é o lateral-esquerdo paraguaio Walter Clar, da Chapecoense, com 25 jogos. É o único estrangeiro que entrou em campo em todas as rodadas até agora.

No ranking Sofascore, que atribui notas de 0 a 10 para cada jogador, os melhores estrangeiros da competição são Josué, com nota média 7,54, e o lateral-esquerdo Esquivel, argentino do Athletico Paranaense, com nota média 7,23. Clique aqui e confira a seleção dos melhores gringos da competição.

Entre os gringos, o artilheiro é o uruguaio Kevin Ramírez, do Amazonas, com 7 gols em 19 jogos.