Cianorte x Athletico: escalações, onde assistir e time ‘desfigurado’

Silvio Rauth Filho
Matheus Babi do Athletico

Matheus Babi na chegada a Cianorte, na noite de terça-feira (Crédito: Divulgação/Cahuê Miranda)

O Athletico Paranaense enfrenta o Cianorte, nesta quarta-feira (dia 31) às 20 horas, no Estádio Albino Turbay, pela 5ª rodada do Campeonato Paranaense.

O jogo terá transmissão em TV aberta pela TV Paraná Turismo (canais 9.1 UHF e 509 na Claro/NET) e gratuitamente pelo Youtube da NSports.

Escalação do Athletico contra o Cianorte
O time da capital viajou com 20 jogadores para o Interior. E a lista do técnico Juan Carlos Osorio, divulgada na quarta-feira (dia 30), confirmou a ausência dos principais jogadores do elenco na partida: os volantes Alex Santana e Fernandinho, o goleiro Bento, o ponta Canobbio e o zagueiro Thiago Heleno. Outro nome fora da relação é o ponta Romeo Benítez. Ou seja, o Athletico vai jogar ‘desfigurado’ nesta quarta-feira, sem suas principais referências em campo.

O treinador vem promovendo um rodízio nas escalações, para evitar o desgaste físico excessivo e para dar oportunidades a todos os jogadores.

Também seguem de fora o zagueiro Pedro Henrique e o volante Christian, que cumprem suspensão. O centroavante Renan Viana continua em recuperação de lesão.

O goleiro Mycael e o zagueiro Luan Patrick, que estão com a seleção brasileira sub-23 no Torneio Pré-Olímpico, na Venezuela. O lateral-esquerdo Lucas Esquivel (Argentina) e o atacante Arriagada (Chile) estão em ação no mesmo torneio.

A principal novidade da lista é o centroavante Matheus Babi, 26 anos, que passou 2023 emprestado para o Goiás e para o Santa Clara (Portugal). A última vez que atuou pelo Furacão foi em julho de 2022.

Outras novidades da lista são os goleiros do time sub-20: Filipe e Matheus.

Esquema tático
O técnico Osorio vem usando o esquema tático 4-1-4-1, com um volante fixo (Hugo Moura, nesse caso). A linha de quatro tem dois extremos (Cuello na direita e Jader na esquerda) e dois jogadores centralizados fazendo o trabalho de área e área (Erick e Zapelli).

O Cianorte
O Cianorte tenta voltar à liderança. O time largou com três vitórias nas três primeiras rodadas (São Joseense, Londrina e Operário) e acabou perdendo a invencibilidade na quarta rodada (2 a 1 para o PSTC, em Alvorada do Sul). O técnico Zé Roberto (42 anos, ex-treinador do São Joseense e do Luverdense e ex-jogador do Paraná Clube) não terá seu principal destaques no início de 2024: o volante Juninho, 20 anos, que está emprestado pelo Athletico. Ele fez dois gols em quatro jogos em 2024 e é o jogador do Cianorte com melhor nota média no ranking Sofascore, com 7,30.

Escalação do Athletico contra o Cianorte

CIANORTE x ATHLETICO
Cianorte: Vinícius Mendi; Marlon Mykaion, Raphael, Matheus Guedes e Samuel Toscas; Adriano Jr e Natham; Guilherme Beléa (Alexandre Tam), Guilherme e Vinicius Faria (William) e Raul. Técnico: Zé Roberto
Athletico: Léo Linck; Madson, Kaíque Rocha, Gamarra e Vinícius Kauê; Hugo Moura; Erick, Zapelli, Cuello e Jader; Pablo (Julimar). Técnico: Juan Carlos Osorio
Árbitro: Robson Babinski
Local: Estádio Albino Turbay, em Cianorte, hoje às 20 horas