
O Athletico Paranaense perdeu por 1 a 0 para o Corinthians, nessa quarta-feira (dia 1º) à noite, na Neo Química Arena, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Furacão ficou em 7º lugar, com 49 pontos. O time paulista está na 11ª colocação, com 40 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
JEJUM
A última vitória do time paranaense como visitante contra o Corinthians foi em 2009. Depois disso, mais 12 duelos entre os dois com mando da equipe paulista, com 7 empates e 6 derrotas atleticanas.
FASES
O time paulista está há 16 partidas sem perder como mandante, com 9 vitórias e 7 empates. Já o Athletico vinha de 5 partidas sem perder (2 vitórias e 3 empates).
ESCALAÇÃO
As baixas no Athletico eram o lateral-direito Madson, o zagueiro Pedro Henrique, o lateral-esquerdo Fernando, o meio-campista Arturo Vidal e o centroavante Vitor Roque, todos em recuperação. A única alteração em relação ao último jogo foi a volta de Fernandinho ao meio-campo, após cumprir suspensão.

ESQUEMA TÁTICO
O técnico Wesley Carvalho vem usando o esquema tático 3-4-3, com Canobbio e Cuello como alas na linha de quatro do meio-campo. O trio ofensivo vem sendo formado por Zapelli (esquerda), Vitor Bueno (direita) e Pablo (centro).
CORINTHIANS
O Corinthians não tinha o lateral Fábio Santos e o volante Fausto Vera, suspensos. As vagas ficaram com Matheus Bidu e Moscardo. O esquema tático era o 4-2-3-1, com Giuliano (direita), Renato Augusto (centro) e Romero (esquerda) na linha de três.
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve o Athletico avançado e apostando na qualidade do passe pelo centro, com Fernandinho, Zapelli e Vitor Bueno. O time conseguiu controlar o meio-campo e incomodar também com os avanços de Cuello e Canobbio. Chegou a finalizar sete vezes, mas nenhuma no gol. E foram cinco tentativas de fora da área. Faltou precisão. Já o Corinthians ficou recuado e esperou para contra-atacar. O time paulista atacou pouco, mas teve as duas únicas chances claras da primeira etapa. A primeira foi aos 30, quando Fernandinho e Canobbio se atrapalharam na saída de bola. Yuri Alberto saiu de frente para o gol, mas chutou para longe. Aos 44, Renato Augusto deixou Yuri Alberto na cara do gol, mas ele não conseguiu passar por Bento, que saiu bem.
ARBITRAGEM
Aos 11 do 1º, o Athletico pediu pênalti por toque de mão dentro da área. O VAR não interferiu.

SEGUNDO TEMPO
O jogo começou equilibrado no segundo tempo. Aos 18, porém, o Athletico cometeu quatro falhas bizarras no mesmo lance e levou um gol patético. Cacá perdeu a bola para Bidu, que cruzou rasteiro. Thiago Heleno tentou tirar, mas pegou mal e a bola foi para trás. Esquivel perdeu a disputa pelo alto para Yuri Alberto, que cabeceou fraco. Bento falhou feio e foi encoberto. Gol do Corinthians. Wesley Carvalho fez duas substituições logo em seguida, com as entradas do volante Alex Santana e do atacante Willian Bigode. Aos 31, o ponta Chiqueti, 18 anos, entrou o lugar de Zapelli para fazer sua estreia como profissional. O Corinthians se fechou na defesa e levou pressão. O Athletico levou perigo em três lances no fim, mas pecou na definição. Aos 39, Rômulo entrou no jogo. Aos 40, Yuri Alberto saiu na cara do gol, em contra-ataque, mas chutou para fora.
ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 56% de posse de bola, 19 finalizações (3 certas), 11 faltas cometidas e 82% de precisão nos passes. O Corinthians somou 12 arremates (4 certos), 4 faltas cometidas e 81% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.
CORINTHIANS 1×0 ATHLETICO
Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Matheus Bidu (Caetano); Moscardo (Rojas) e Maycon; Giuliano, Renato Augusto (Roni) e Ángel Romero (Wesley); Yuri Alberto (Felipe Augusto). Técnico: Mano Menezes
Athletico: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Esquivel; Cuello (Rômulo), Fernandinho, Erick (Alex Santana) e Canobbio; Vitor Bueno (Willian Bigode), Pablo e Zapelli (Chiqueti). Técnico: Wesley Carvalho
Gol: Yuri Alberto (18-2º)
Cartões amarelos: Vitor Bueno, Cuello (A). Yuri Alberto (C).
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
15 – Bidu recebe na área e chuta cruzado. Bento segura.
25 – Esquivel cruza. Erick cabeceia ao lado do gol.
30 – Fernandinho e Canobbio erram na saída de bola. Giuliano fica livre na área e rola para Yuri Alberto, que chuta sobre o gol.
44 – Renato Augusto dá belo passe. Yuri Alberto sai na cara do gol, mas Bento abafa.
Segundo tempo
2 – Cuello cruza rasteiro. Na cara do gol, Erick chuta. Maycon bloqueia.
12 – Maycon chuta de fora da área. Bento segura.
18 – Gol do Corinthians. Cacá perde para Bidu, que invade a área e cruza. Thiago Heleno rebate mal, para trás. Esquivel perde a disputa pelo alto para Yuri Alberto, que cabeceia. Bento falha e é encoberto pela bola.
34 – Wesley passa por Cuello, invade a área e chuta cruzado, ao lado do gol.
36 – Alex Santana tabela com Pablo e chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
38 – Pablo cruza. Canobbio domina na área e chuta. A zaga bloqueia.
40 – Rômulo cruza rasteiro. A bola atravessa a pequena área e ninguém aproveita.
41 – Yuri Alberto sai na cara do gol, após contra-ataque, mas chuta ao lado.