28cap-v
Foto. Gustavo Oliveira / Athletico.com.br

O Athletico aproveitou a má fase do Cuiabá, tirou uma casquinha e conseguiu vencer o adversário por 2 a 1, na noite deste domingo (28). A partida, na Arena Pantanal, era válida pela 20ª rodada do Brasileirão (A primeira do returno). Os gols foram de Julimar, logo aos 11 minutos, e de Di Yorio, aos 48 do segundo tempo. Deyverson descontou, aos 52.

Com o resultado, o Athletico foi a 28 pontos, em 8º lugar. Está quatro pontos atrás do Bahia, o 7º colocado, e a 8 do Fortaleza, 4º lugar e último entre os integrantes da zona de classificação da Copa Libertadores. O Cuiabá ficou com 17 pontos, em 18º lugar, dentro da zona de rebaixamento. O time matogrossense vinha de seis jogos sem vencer dentro de sua casa.

Técnico

O técnico Martín Varini fez seu 5º jogo no comando do Athletico. Nos quatro anteriores, foram 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

Tabela

O Athletico volta a campo nesta quarta-feira (31), quando enfrenta o Bragantino, na Ligga Arena, pela Copa do Brasil. É o primeiro duelo entre as equipes pelas oitavas de final da competição. Pelo Brasileirão, o próximo jogo agendado é contra o Grêmio, no domingo (4), na Ligga Arena.

Escalação do Athletico

Varini não podia contar com o zagueiro Mateo Gamarra e com o volante Christian, ambos suspensos pelo acúmulo de três cartões amarelos. Com a maratona de jogos pelo Brasileirão e pelas Copas (do Brasil e Sul-Americana), Varini colocou jogadores como Canobbio, Esquivel e Mastriani na reserva. Entraram o lateral-esquerdo Fernando, o meia João Cruz, de 18 anos, e o ponta Julimar. Assim como no jogo anterior, Erick foi improvisado como lateral-direito.

Varini usou novamente o formato 3-2-5 para atacar, com o lateral-esquerdo Fernando fazendo a saída de bola com os zagueiros. Erick e Fernandinho foram os armadores. O restante do time forma uma linha ofensiva de cinco – Cuello, João Cruz, Di Yorio, Zapelli e Julimar – para empurrar o adversário para trás. Para se defender e para as transições, a referência era o esquema tático 4-2-3-1, com dois volantes (João Cruz na direita e Fernandinho na esquerda). A linha de três tinha tem Cuello (direita), Julimar (esquerda) e Zapelli (centro).

Primeiro tempo

O Athletico levou um susto no começo, mas depois conseguiu se dar bem com o estilo de toques rápidos entre zagueiros, volantes e jogadores espetados no ataque. Aos 11 minutos, Julimar fez 1 a 0, após lance que envolveu Fernandinho, Zapelli e o cruzamento de Cuello. Depois disso, o time paranaense se fechou e tentou explorar contra-ataques. Às vezes, o time conseguia controlar o jogo com seu toque de bola. Mas, depois de uma parada  para reidratação, o Furacão perdeu força e sofreu alguns perigos em bolas alçadas à área e em chutes de fora da área. Além disso, não tinha êxito em sair da marcação adversária no meio-de-campo.

Segundo tempo

Para a etapa final, o Athletico entrou com Canobbio no lugar de Cuello como meia-ponta pela direita. Aos 7, Varini resolveu poupar Fernandinho e o substituiu por Gabriel. Aos 18, ele trocou João Cruz pelo lateral-direito Leo Godoy – Erick passou a ser volante – e Julimar por Nikão – ele entrou no lado direito e Canobbio foi para a esquerda.

O Athletico levou outro susto aos 28 minutos, quando André Luiz mandou a bola no canto esquerdo do goleiro Leo Linck. Contudo, o VAR apontou que Deyverson – que deu o passe – estava impedido.

Aos 31, Varini fez a última alteração, colocando Pablo no lugar de Zapelli. O Athletico já não mantinha a bola no ataque e ainda levou sufoco na defesa, em chutes de fora da área e em bolas aéreas – em uma delas, Pitta desviou de cabeça e acertou o travessão. Contudo, o time paranaense conseguiu engatar uma jogada aos 48 minutos e Di Yorio fez 2 a 0. Aos 52, Deyverson descontou, mas em seguida o jogo terminou – e com vitória paranaense.

Estatísticas

Ao fim do jogo, o Athletico somou 11 finalizações (3 certas), 50% de posse de bola, 83% de passes certos e 2 escanteios. O Cuiabá obteve 19 finalizações (5 certas), 50% de posse de bola, 83% de passes certos e 12 escanteios. Os números são do site Sofascore.

CUIABÁ 1 x 2 ATHLETICO

Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre (Raylon), Marllon, Alan Empereur e Ramon; Lucas Mineiro (Fernando Sobral), Denilson e Max (Eliel); Jonathan Cafu (André Luís), Deyverson e Pitta. Técnico: Petit
Athletico: Léo Linck; Erick, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Fernando; João Cruz (Leo Godoy) e Fernandinho (Gabriel); Cuello (Canobbio), Zapelli (Pablo) e Julimar (Nikão); Di Yorio. Técnico: Martin Varini
Gols: Julimar (11-1º), Di Yorio (48-2º), Deynerson (42-2º)
Cartões amarelos: Julimar, Leo Godoy
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), domingo

Lances do jogo

Primeiro tempo
1 – Ramon cruza. Jonathan Cafu domina e finaliza por cima do gol
3 – Julimar cruza da esquerda. Ramon tenta dominar e quase joga contra. Walter cai e pega
8 – O Athletico erra a saída de bola. Denilson aciona Deyverson, que bate a gol. Thiago Heleno trava
11 – Gol do Athletico. Cuello recebe de Fernandinho, tabela com Zapelli e cruza. Julimar aparece na marca do pênalti e finaliza fora do alcance do goleiro
12 – Denilson arrisca de fora da área. A bola desvia na zaga e assusta, mas sai em escanteio
18 – Pitta recupera a bola na área, domina e arrisca de fora da área. A bola vai por cima
20 – Julimar puxa jogada e aciona Cuello. Ele escorrega na hora de chutar e manda para fora
30 – Ramon cobra escanteio. Empereur cabeceia para baixo. Leo Linck defende e a zaga afasta para fora. Max cobra o outro escabteio e Lucas Minero, na risca da pequena área, cabeceia para fora
34 – Denilson lança. Kaique Rocha corta parcialmente. Pitta fica com a bola e arremata por cima
36 – Di Yorio recebe de Julimar, domina e bate por cima
38 – Max arremata de fora da área. Leo Linck espalma
39 – Max cobra escanteio. Pitta ajeita pelo alto e Ramon arremata para fora
44 – Max cruza. Deyverson ganha no alto de Thiago Heleno e cabeceia, mas sem força. Leo Linck pega
Segundo tempo
4 – Max cobra escanteio para a meia-lua. Denilson finaliza sozinho e manda por cima
5 – Di Yorio faz o pivô e serve Canobbio, que dribla Marlon e bate a gol. Walter pega
6 – Empereur arrisca de fora da área. A bola sai à direita
10 – Denilson passa por Zapelli e bate cruzado, mirando o ângulo. A bola assusta e sai à esquerda
19 – Nikão cruza. Erick cabeceia. Walter faz grande defesa
21 – Matheus Alexandre arrisca de longe e manda por cima
28 – Gol do Cuiabá… mas não vale. Fernando Sobral rola a bola para a área. Deyverson faz o pivô e André Luiz chuta de primeira, da entrada da área, no canto esquerdo. O VAR flagra impedimento de Deyverson
36 – Fernando Sobral arremata de fora da área, por cima do gol
37 – Fernando Sobral cobra escanteio. Pitta desvia de cabeça. A bola sob, cai, pega no travessão e sai
43 – Nikão rola para Erick, que finaliza prensado. A bola vai por cima
48 – Gol do Athletico. Leo Godoy cruza. Erick aproveita falha de Empereur e toca para Di Yorio, com o gol vazio, tocar para dentro
50 – Fernando Sobral arrisca de longe. Leo Linck defende
52 – Gol do Cuiabá. Fernando Sobral cruza rasteiro. Deyverson recebe, dribla Kaique Rock e Leo Linck e toca para dentro