Athletico leva três gols do Volta Redonda, pior ataque da Série B, e perde mais uma

Silvio Rauth Filho
Volta Redonda 3x2 Athletico

Volta Redonda 3x2 Athletico, no Raulino de Oliveira (Crédito: Divulgação/Volta Redonda/Anderson Mendes/@ecacrescimos)

O Athletico Paranaense perdeu por 3 a 2 para o Volta Redonda, neste sábado (dia 19) à noite, no Estádio Raulino de Oliveira, pela 17ª rodada da Série B. O Furacão ocupa a 9ª colocação, com 23 pontos, três abaixo do Remo, que abre o G4. O time carioca está na penúltima colocação, com 18 pontos.

O Volta Redonda tem o pior ataque da Série B 2025, com apenas 10 gols marcados – três deles neste sábado, contra o time paranaense.

Na próxima rodada, o Furacão recebe na Arena da Baixada a Ferroviária, na terça-feira às 20 horas.

Fase

Desde a chegada do técnico Odair Hellmann, o Athletico disputou 9 jogos, agora com 4 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. O time passa a ter a segunda defesa mais vazada da competição, com 23 gols sofridos em 17 partidas – só o Athletic-MG é pior, com 24 gols.

Artilheiros

Os centroavantes Alan Kardec e Renan Peixoto são os artilheiros do Athletico na Série B, ambos com 5 gols em 17 jogos.

Escalação do Athletico

A nova baixa no Athletico era o atacante Luiz Fernando, lesionado. A vaga dele ficou com o atacante colombiano Steven Mendoza. Essa foi a única alteração na equipe. Seguem fora, em recuperação, os pontas Isaac e Julimar e os laterais Madson e Dudu.

Esquema tático

O técnico Odair Hellmann armou o time no esquema tático 5-2-3, com Patrick na lateral-esquerda. Esquivel era o zagueiro pelo lado esquerdo, com Belezi na zaga direita e Léo como zagueiro centralizado. No meio-campo, Felipinho e Raul centralizados. O ataque tinha Alan Kardec (centro), Mendoza (direita) e Zapelli (esquerda).

Escalação do Voltaço

No Voltaço, os desfalques eram o zagueiro Lucas Adell e o volante Du Fernandes.

Primeiro tempo

O primeiro tempo teve amplo domínio do Athletico, que mostrou qualidade na troca de passes e nos avanços dos alas e volantes. O Volta Redonda não conseguiu encaixar a marcação e virou presa fácil. Aos 25, Esquivel avançou pela esquerda e cruzou na medida para Alan Kardec chutar: 1 a 0. Aos 39, Kauã Moraes puxou contra-ataque pela esquerda e tocou para Zapelli, na área. Ele driblou dois adversários e marcou um golaço: 2 a 0.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com o Voltaço mais ofensivo e chegando com perigo. O Athletico conseguiu emplacar alguns contra-ataques. Aos 9, Zapelli saiu na cara do gol e perdeu chance incrível. Aos 10, o mandante reduziu para 2 a 1, em lançamento de Raí e chute de MV. Aos 17, as primeiras substituições no Furacão, com as entradas do centroavante Kevin Viveros e do meio-campista João Cruz. O empate veio aos 22, em cruzamento de Pierre (ex-Athletico) e cabeceio de André Luiz, completamente livre na área.

Time perdido

O Athletico não soube reagir às mudanças do adversário e se desmontou em campo no segundo tempo. A virada no placar veio aos 36 minutos, quando PK tabelou com facilidade pelo centro do campo e colocou Ítalo na cara do gol. Ele chutou e fez 3 a 2. Em seguida, entraram no Furacão o ponta Leozinho e o meia Giuliano. Aos 43, foi a vez do volante Raul ser substituído pelo centroavante Renan Peixoto, mas já era tarde. O time paranaense não teve forças e organização para reagir.

Expulsão no fim

Aos 48, Esquivel parou contra-ataque com falta violenta, levou o 2º amarelo na partida e acabou expulso.

Estatísticas

No total dos 90 minutos, o Athletico teve 58% de posse de bola, 14 finalizações (4 no gol) e 21 faltas cometidas. O Volta Redonda somou 14 arremates (6 certos) e 16 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.