
O Athletico Paranaense perdeu por 3 a 0 para o Atlético-GO, nesse domingo (dia 5) à noite, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela 30ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou em 4º lugar, com 48 pontos – 1 ponto acima do 5º colocado. A equipe goiana figura na 9ª colocação, com 45 pontos.
- PODCAST SUL: Atlético-GO 3×0 Athletico | Vexame na reta final
- Dudu é o melhor do Athletico contra o Atlético-GO
- Veja os melhores momentos da partida
Em relação ao desempenho, o Furacão até mostrou algum futebol no início da partida, mas sofreu dois gols de cabeça no primeiro tempo e se desmontou em campo. O Atlético-GO não precisou de muito esforço para chegar ao 3º gol no 2º tempo e para anular as principais armas do adversário.
Na próxima rodada, o Furacão vai a Belém enfrentar o Remo, nesta quinta-feira às 21h30.
Recorde
O Athletico vinha de 7 vitórias seguidas e tentava igualar um recorde do Cruzeiro de 2022, de 8 vitórias consecutivas na Série B, maior marca da ‘Era dos Pontos Corridos’, iniciada em 2006. Clique aqui para saber mais.
- NÚMEROS
- O Atlético-GO tem agora uma série invicta de 8 rodadas sem perder (5 vitórias e 3 empates)
- O time goiano é o 3º melhor mandante da Série B, com 9 vitórias, 4 empates e 3 derrotas
- O técnico Odair Hellmann soma agora 12 vitórias, 5 empates e 9 derrotas pelo Furacão
Escalação do Athletico
As ausências no Furacão eram o zagueiro Terán, o lateral-esquerdo Esquivel e os pontas Julimar e Isaac, todos em recuperação. O lateral-esquerdo Léo Derik e o meia João Cruz estavam com a seleção sub-20. O técnico Odair Hellmann manteve o esquema tático 5-2-3, com Benavídez e Fernando nas laterais. Os zagueiros eram Aguirre (centro), Arthur Dias (direita) e Léo (esquerda). O meio-campo tinha Patrick e Zapelli centralizados. O trio de ataque era formado por Mendoza (direita), Viveros (centro) e Luiz Fernando (esquerda).

Escalação do Atlético-GO
As baixas no mandante eram o lateral-direito Dudu (cláusula contratual), o volante Luizão (suspenso) e o atacante Lelê (suspenso). O time usou o tradicional 4-2-3-1.
Primeiro tempo
O primeiro tempo começou com domínio do Athletico, que contou com bons passes de Zapelli. O mandante jogou pouco, mas foi eficaz quando teve a bola. E chegou ao gol aos 14 minutos. Robert roubou de Patrick e acionou Martínez, que cruzou na medida para o centroavante Maranhão (ex-Maringá) tocar de cabeça.
Duas expulsões
Aos 29, Maranhão pisou no tornozelo de Mendoza e acabou expulso. O Atlético-GO ficou com um jogador a menos. O Furacão manteve o domínio, mas teve dificuldades para finalizar. Aos 40, Léo pisou no tornozelo de Martínez e acabou expulso. Os dois times ficaram com dez jogadores cada. O 2º gol do Dragão veio aos 48, em falta cobrada para a área: Ronald cabeceou, Santos espalmou e Romão usou a cabeça para completar: 2 a 0.
Segundo tempo
No intervalo, saiu Mendoza e entrou o ponta Leozinho. No segundo tempo, o Furacão se perdeu em campo e o Atlético-GO aproveitou, mostrando tranquilidade para tocar a bola e esperando espaços para atacar. O 3º gol veio aos 16, em cruzamento de Jean Dias, ajeitada de Martínez e finalização de Adriano Martins.
Substituições
Pouco antes, aos 15, mais duas substituições no Athletico, com as entradas dos meias Giuliano e Dudu Kogitzki. Aos 24, o ponta Velasco e o centroavante Renan Peixoto entraram nos lugares de Luiz Fernando e Viveros. O visitante até esboçou uma reação, com boa jogada de Dudu e finalização na trave de Benavídez, aos 26. Aos 33, Fernando cruzou e Leozinho cabeceou a bola na trave.
Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 60% de posse de bola, 14 finalizações (3 no gol) e 11 faltas cometidas. O time goiano somou 12 arremates (6 certos) e 8 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.
- ATLÉTICO-GO 3×0 ATHLETICO
- Atlético–GO: Paulo Vítor; Jean Dias (Valdir), Adriano Martins, Tito e Guilherme Romão; Ronald e Kauan (Castro); Federico Martínez (Raí), Robert (Talisson) e Yuri (Kelvin); Maranhão. Técnico: Rafael Lacerda
- Athletico: Santos; Benavídez, Arthur Dias, Aguirre, Léo e Fernando; Patrick (Dudu Kogitzki) e Zapelli (Giuliano); Mendoza (Leozinho), Viveros (Renan Peixoto) e Luiz Fernando (Velasco). Técnico: Odair Hellmann
- Gols: Maranhão (14-1º), Guilherme Romão (48-1º) e Adriano Martins (16-2º)
- Expulsões: Maranhão (29-1º) e Léo (40-1º)
- Cartões amarelos: Zapelli (CAP). Paulo Vítor (GO)
- Árbitro: Raphael Claus (SP)
- Local: estádio Antônio Accioly, em Goiânia
- PRINCIPAIS LANCES
- Primeiro tempo
- 4 – Mendoza passa por dois e rola para Luiz Fernando, na área. Ele faz o pivô e ajeita para Patrick, que chega chutando. O goleiro espalma no ângulo.
- 14 – Gol do Atlético-GO. Robert rouba de Patrick e aciona Martínez, que avança na ponta-direita e cruza. Maranhão sobe sozinho e cabeceia.
- 18 – Viveros recebe na área e chuta perto, ao lado.
- 24 – Pressão do Athletico, com dois cruzamentos perigosos e dois chutes bloqueados em seguida – de Benavídez e Zapelli.
- 43 – Robert cobra escanteio. Martínez cabeceia no centro. Santos segura.
- 48 – Gol do Atlético-GO. Falta na direita. Jean Dias cruza. Ronald cabeceia. Santos espalma. No rebote, Romão cutuca para o gol vazio.
- Segundo tempo
- 16 – Gol do Atlético-GO. Jean Dias cruza da direita. Martínez ajeita e Adriano completa.
- 26 – Benavídez tabela com Dudu, recebe na área e chuta na trave.
- 33 – Fernando cruza. Leozinho cabeceia a bola na trave.
- 46 – Bom passe de Dudu. Renan Peixoto recebe na área e chuta ao lado.