O Athletico Paranaense perdeu por 1 a 0 para o Azuriz, nesse sábado (dia 18) à tarde, em Pato Branco, pela 3ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou na 2ª posição, com 6 pontos. A equipe do Interior está em 4º lugar, também com 6 pontos e atrás nos critérios de desempate.
Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam em turno único — total de 11 rodadas na primeira fase. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. E os dois últimos são rebaixados.
Clique aqui para ver a classificação completa, no site Srgoool.
Na próxima rodada, o Athletico recebe o Operário na Ligga Arena, quarta-feira (dia 22) às 20 horas.
Lances
- ATUAÇÕES: Apesar da derrota, Zapelli se destaca no Athletico
- Assista ao gol de Azuriz 1×0 Athletico
- Assista aos melhores momentos de Azuriz 1×0 Athletico
- Podcast Sul: Azuriz 1 x 0 Athletico – a primeira derrota de 2025
- Zapelli quase marca golaço de bicicleta. Clique aqui para assistir.
- Athletico teve gol anulado. Clique aqui para assistir.
Reforços
Nas duas primeiras rodadas, o Furacão estreou 5 dos 9 reforços já confirmados: o zagueiro Léo (Vasco), o lateral-direito Palacios (Atlético Nacional), os volantes Raul (Bragantino) e Falcão (CRB) e o ponta Luiz Fernando (Atlético-GO). Dessa vez, contra o Azuriz, mais dois estrearam: o ponta Isaac (ex-Fluminense) e o lateral-direito Dudu (ex-Fortaleza e Criciúma). O ponta Leozinho (ex-Ituano e futsal) e o centroavante Alan Kardec (ex-Atlético-MG) não foram relacionados para o jogo em Pato Branco.
Escalação
A única mudança em relação ao último jogo foi a volta do zagueiro Belezi. Ele entrou no lugar de Matheus Felipe.
Esquema tático
O técnico Mauricio Barbieri armou o time no esquema tático 4-2-3-1, com Raul (esquerda) e Felipinho (direita) como volantes. A linha de três tinha Luiz Fernando (esquerda), João Cruz (direita) e Zapelli (centro). O centroavante era Di Yorio.
Primeiro tempo
O primeiro tempo teve domínio do Athletico, que criou boas chances com jogadas geniais de Zapelli. O argentino quase marcou de bicicleta aos 21. E colocou Belezi e Di Yorio na cara do gol, aos 43 e aos 49, mas o Azuriz conseguiu se salvar.
Segundo tempo
Logo no início do segundo tempo, o técnico Mauricio Barbieri colocou o ponta Isaac e o volante Falcão. O esquema permaneceu o mesmo 4-2-3-1, com Isaac na esquerda, Luiz Fernando na direita e Zapelli centralizado. O Athletico manteve o domínio e seguiu atacando, contando com bons dribles de Isaac. O Azuriz tinha dificuldade para jogar, mas chegou ao gol aos 24, em belo chute de Matheus Guimarães: 1 a 0. Aos 25, Isaac quase empatou – o chute foi no travessão.
Pressão no fim
Em seguida, entraram o centroavante Matheus Babi e o lateral/ponta Léo Derik, nas vagas de Zapelli e Fernando. Aos 33, Dudu entrou no lugar de Palacios. O Athletico sufocou o Azuriz e abusou das bolas altas para a dupla de centroavantes. No entanto, o time de Pato Branco conseguiu resistir à pressão.
PRINCIPAIS LANCES
- Primeiro tempo
- 1 – Pressão do Azuriz. Wellisson recebe na ponta direita e bate para a área. Mycael espalma. Edinho desperdiça o rebote.
- 21 – Palacios cobra lateral direto para a área. Zapelli tenta de bicicleta. A bola raspa a o travessão.
- 41 – Luiz Fernando cruza rasteiro. João Cruz entra livre, na cara do gol e chuta. O zagueiro salva quase em cima da linha.
- 43 – Escanteio. Zapelli cruza na cabeça de Belezi, que coloca no canto. Vitor Hugo salva o Azuriz.
- 49 – Jean Cléber se atrapalha na defesa. Zapelli desarma e Di Yorio sai na cara do gol, mas chuta em cima do goleiro.
- Segundo tempo
- 24 – Gol do Azuriz. Matheus Guimarães chuta do bico da área e acerta o ângulo.
- 25 – Isaac invade a área e chuta no travessão.
- AZURIZ 1×0 ATHLETICO
- Azuriz: Vitor Hugo; Williams Bahia, Ary, Lucas Adell e Matheus Marques; Xavier, Jean Cléber, Edinho (Matheus Obina) e Galvan (Matheus Guimarães); Wellisson (Brunão) e Marco Bustillo. Técnico: Emerson Cris
- Athletico Paranaense: Mycael; Hayen Palacios (Dudu), Belezi, Léo e Fernando (Léo Derik); Raul e Felipinho (Falcão); João Cruz (Isaac), Zapelli (Matheus Babi) e Luiz Fernando; Di Yorio. Técnico: Maurício Barbieri
- Gol: Matheus Guimarães (24-2º)
- Cartões amarelos: Lucas Belezi, Raul, Luiz Fernando, Léo e Di Yorio (At). Ary, Williams Bahia, Matheus Obina e Brunão (Az)
- Árbitro: Matheus Bortolini
- Local: Estádio Os Pioneiros, em Pato Branco (PR)