Athletico perde para o Cuiabá em jogo com falha bizarra e gols de escanteio

O Athletico Paranaense perdeu por 2 a 1 para o Cuiabá, nessa terça-feira, na Arena Pantanal, pela 3ª rodada da Série B

Silvio Rauth Filho
Luiz Fernando em Cuiabá x Athletico

Luiz Fernando em Cuiabá x Athletico (Crédito: Divulgação/Athletico.com.br/José Tramontin)

O Athletico Paranaense perdeu por 2 a 1 para o Cuiabá, nessa terça-feira (dia 15), na Arena Pantanal, pela 3ª rodada da Série B. Com o resultado, o Furacão ficou em 5º lugar, com 6 pontos. A equipe do Mato Grosso agora está na 1ª colocação, com 7 pontos.

A partida teve dois gols de escanteio – um para cada lado – e ficou marcada por uma falha bizarra do lateral-direito colombiano Hayen Palacios, ‘entregando’ o gol para o ponta Pedrinho (ex-Athletico).

Na próxima rodada, o Furacão joga na Ligga Arena contra o CRB, neste domingo (dia 20) às 19 horas.

Desempenho

A partida teve o pior desempenho do Athletico em 2025. O time foi lento e previsível com a bola. Sem a bola, ficou totalmente recuado e só levou a melhor quando o Cuiabá apresentou péssima qualidade na construção. Quando o mandante mostrou o mínimo de precisão, o Furacão se desmontou em campo e apresentou uma equipe apática e confusa.

Técnico

Maurício Barbieri completou 20 jogos no comando do Athletico, agora com 11 vitórias, 6 empates e 3 derrotas.

Série de vitórias

O Athletico vinha de duas vitórias seguidas. Pelo Campeonato Brasileiro, a última vez que conseguiu uma série de três vitórias foi em 2023, quando derrotou o Flamengo, o Internacional e o Coritiba nas rodadas 4, 5 e 6 da Série A.

Escalação

O técnico Maurício Barbieri repetiu a escalação das duas primeiras rodadas. O esquema tático foi 4-2-3-1 de sempre, com dois volantes: Felipinho (direita) e Raul (esquerda). A linha de três tem Velasco (direita), Zapelli (centro) e Luiz Fernando (esquerda). O centroavante é Alan Kardec.

Cuiabá

As baixas no Cuiabá eram o ponta Yamil Asad e o meia Patrick de Lucca. O time do técnico Guto Ferreira também usou o 4-2-3-1, com Pedrinho (esquerda), Max (centro) e Lucas Cardoso (direita) na linha de três.

Primeiro tempo

O primeiro tempo teve domínio territorial do Cuiabá, que aplicou forte marcação alta. O Athletico ficou recuado e sofreu para sair de trás. Em um dos raros ataques, o visitante abriu o placar. Aos 14 minutos, Zapelli cobrou escanteio, Luiz Fernando desviou e Léo completou de cabeça: 1 a 0. O mandante tentou alguns cruzamentos e chutes de fora da área, mas pouco incomodou o Furacão.

Segundo tempo

No intervalo, o meia João Cruz entrou no lugar de Zapelli. O Athletico mudou para o 4-1-4-1, com Raul como único volante. A linha de quatro tinha João Cruz e Felipinho centralizados. O Cuiabá seguiu controlando o jogo, mas passou a finalizar com mais frequência. O empate veio aos 14 minutos, em escanteio de Sander e cabeceio de Lucas Mineiro, livre, na 1ª trave.

Mais mudanças e falha bizarra

Aos 19, mais duas trocas no Athletico, com as entradas do ponta Isaac e do lateral-esquerdo Esquivel, que voltou a jogar após quatro meses em recuperação de uma pubalgia. Aos 24, entrou o centroavante Renan Peixoto. A virada do Cuiabá veio aos 26, quando o centroavante Edu (ex-Coritiba) lançou e Hayen Palacios se atrapalhou todo, entregando a bola para o ponta Pedrinho (ex-Athletico) chutar na saída de Mycael: 2 a 1.

Giuliano e expulsão no fim

O meia Giuliano entrou no jogo aos 34, entrando no lugar de Velasco. No entanto, já era tarde e o Athletico se desmontou em campo, não demonstrando nenhum poder de reação ou de lucidez com a posse de bola. Aos 52, Max, do Cuiabá, foi expulso por agredir Habraão.

Estatísticas

No total dos 90 minutos, o Athletico teve 51% de posse de bola, 6 finalizações (4 no gol) e 17 faltas cometidas. O Cuiabá somou 13 arremates (3 certos) e 12 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.