O Athletico perdeu por 1 a 0 para o Goiás, nesse sábado (dia 12) à noite, na Arena da Baixada, pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 6º lugar, com 23 pontos – a 1 ponto do G4. A equipe goiana divide a liderança com o Coritiba, ambos com 33 pontos.
Na próxima rodada, o Furacão vai ao Raulino de Oliveira enfrentar o Volta Redonda, no sábado (dia 19).
Fases
O Goiás só tinha 1 vitória nas 4 partidas anteriores – foram 2 derrotas e 1 empate nos demais jogos do período. Já o Athletico esperava engatar uma reação com a chegada do técnico Odair Hellmann. Agora, com o novo treinador, soma 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.
Reforços
Os três reforços contratados na janela de julho, o centroavante Kevin Viveros, o ponta Steven Mendoza e o zagueiro Felipe Aguirre, começaram no banco de reservas. Viveros e Mendoza entraram durante o jogo e estrearam.
- Athletico vende volante por R$ 1,9 milhão para clube do futebol europeu
- Athletico vai contratar lateral argentino por empréstimo
Escalação do Athletico
O técnico Odair Hellmann repetiu a escalação da vitória sobre o Amazonas. Ele armou o time no esquema tático 5-3-2, com Patrick na lateral-esquerda. Esquivel era o zagueiro pelo lado esquerdo, com Belezi na zaga direita e Léo como zagueiro centralizado. No meio-campo, Felipinho e Raul davam proteção aos avanços do meia armador Zapelli. O ataque foi formado pela dupla Alan Kardec e Luiz Fernando.
Desfalques
Os desfalques no Athletico são os laterais Dudu, Madson e Hayen Palacios e o ponta Isaac, todos em recuperação.
Escalação do Goiás
O técnico Vagner Mancini não tinha o meia Rafael Gava (32 anos, ex-Londrina), lesionado. No lugar dele, entrou o volante uruguaio Gonzalo Freitas (33 anos, ex-Peñarol). O time ficou no 4-1-4-1, com Freitas como único volante.
Primeiro tempo
O primeiro tempo teve o Goiás totalmente recuado, tentando retardar o jogo e abusando da violência. O árbitro foi conivente com a pancadaria do visitante e a partida virou uma batalha física. O Athletico até tentou jogar e teve postura, mas sofreu para encontrar brechas na muralha rival. Foram 9 finalizações no 1º tempo (todas do Furacão), mas apenas duas com algum perigo. A melhor foi aos 39 minutos, quando Esquivel chutou forte, de longa distância, e acertou a trave.
Lesão e estreia de Mendoza
Aos 23, Luiz Fernando saiu lesionado. O colombiano Steven Mendoza entrou para fazer sua estreia pelo Furacão.
Segundo tempo
No intervalo, saiu Patrick e entrou o atacante Tevis. O Athletico mudou do 5-3-2 para o 4-2-3-1, com Zapelli (centro), Tevis (esquerda) e Mendoza (direita) na linha de três. O time paranaense se perdeu em campo e o Goiás aproveitou, criando três boas jogadas ofensivas em 10 minutos. O goleiro Mycael foi exigido e precisou fazer duas defesas importantes para manter o Furacão na partida. O Furacão se reorganizou a partir dos 15 e voltou a controlar o jogo, mas novamente esbarrando na ‘retranca total’ do Goiás.
Mais uma estreia
Aos 15, mais duas substituições no Athletico. Entraram o ponta Leozinho e o centroavante Kevin Viveros, que fez sua estreia pelo clube. Saíram Belezi e Alan Kardec. Com isso, Raul recuou e virou zagueiro. Em seguida, aos 21, foi a vez do meia-atacante Wellington Rato entrar para fazer sua estreia pelo Goiás.
Gol do visitante e vaias para goleiro
O jogo era truncado e quase sem jogadas ofensivas. Aos 32, porém, Wellington Rato arriscou de longe. Mycael rebateu nos pés de Anselmo Ramon, que cutucou para o gol vazio. Depois do lance, o goleiro do Athletico passou a ser vaiado pela própria torcida. Nos minutos finais, o mandante partiu com tudo para o ataque em busca do empate. Aos 42, Felipinho cabeceou perto, após escanteio, e quase empatou. Aos 43, o centroavante Renan Peixoto entrou no jogo, no lugar de Esquivel.
Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 70% de posse de bola, 21 finalizações (2 no gol) e 10 faltas cometidas. O Goiás somou 7 arremates (4 certos) e 14 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.
- ATHLETICO 0x1 GOIÁS
- Athletico: Mycael; Kauã Moraes, Belezi (Leozinho), Léo, Esquivel (Renan Peixoto) e Patrick (Tevis); Raul, Felipinho e Zapelli; Luiz Fernando (Steven Mendoza) e Alan Kardec (Kevin Viveros). Técnico: Odair Hellmann
- Goiás: Tadeu; Diego Caito, Messias, Titi e Willean Lepo; Gonzalo Freitas; Marcão (Zé Hugo), Juninho, Welliton (Moraes) e Pedrinho (Wellington Rato); Anselmo Ramon (Luiz Felipe). Técnico: Vagner Mancini
- Gol: Anselmo Ramon (32-2º)
- Cartões amarelos: Raul (A). Messias, Welliton (G).
- Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
- Público: 16.319
- Local: Arena da Baixada
- PRINCIPAIS LANCES
- Primeiro tempo
- 27 – Mendoza toca para Alan Kardec, na área. Ele chuta cruzado e a bola sobra na cara do gol para Patrick. A zaga trava o chute, de carrinho.
- 39 – Esquivel chuta de fora da área. A bola explode na trave.
- Segundo tempo
- 3 – Escanteio curto. A bola é trabalhada de pé em pé até Gonzalo Freitas, que chuta colocado. Mycael espalma.
- 4 – Escanteio para a área. Lepo finaliza no canto e Mycael defende em dois tempos.
- 15 – Esquivel chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
- 25 – Tevis chuta de fora da área. Tadeu segura, quase no centro.
- 26 – Zapelli chuta de longe. A bola vai ao lado.
- 32 – Gol do Goiás. Wellington Rato chuta de longe. Mycael rebote nos pés de Anselmo Ramon, que cutuca para o gol vazio.
- 42 – Mendoza cobra escanteio. Felipinho sobe sozinho e cabeceia sobre o gol.