Athletico leva 2 gols em 3 minutos, perde para o Grêmio em casa e encerra sequência positiva na temporada

Lycio Vellozo Ribas
04atl-gre01

Athletico x Grêmio. Foto: Valquir Aureliano

O Athletico vinha de três vitórias seguidas, mas acabou derrotado pelo Grêmio por 2 a 0 em plena Ligga Arena, ao levar dois gols num intervalo de 3 minutos, na tarde deste domingo (4). A partida era válida pela 21ª rodada do Brasileirão.

Com o resultado, o Athletico ficou com os mesmos 28 pontos de antes, sem sair do 8º lugar — o 7º colocado, o Bahia, tem 32 pontos. O Grêmio, por sua vez, ganhou um respiro na corrida para fugir da zona de rebaixamento. Foi a 21 pontos, na 15ª posição.

Sequência

Antes dessa partida, o Athletico vinha de três vitórias seguidas, contra Cerro Porteño (2 a 1, pela Sul-Americana), Cuiabá (2 a 1, pelo Brasileirão) e Bragantino (2 a 0, pela Copa do Brasil). O Grêmio por sua vez, ainda não havia vencido fora de casa no Brasileirão.

Técnico

Foi a segunda derrota do técnico Martin Varini no comando do Athletico. O treinador, que completou 33 anos, na última sexta-feira (2), ainda soma 4 vitórias e 1 empate.

Tabela

O Athletico volta a campo a campo na quarta-feira (7), quando enfrenta o Bragantino, em Bragança Paulista, no segundo duelo pelas oitavas de final da Copa do Brasil. No primeiro jogo, o Furação venceu por 2 a 0. Curiosamente, no mesmo dia o Grêmio jogará em Curitiba, no Couto Pereira, contra o Corinthians, também pela Copa do Brasil.

Pelo Brasileirão, o próximo jogo será no dia 11, às 19 horas, contra o Internacional, em Porto Alegre.

Escalação do Athletico

O técnico Martin Varini poupou jogadores como o zagueiro Thiago Heleno, o volante Fernandinho, os pontas Cuello e Canobbio e os centroavantes Pablo e Mastriani. No time titular, entraram Gamarra na zaga, Gabriel no meio, Nikão e Julimar nas pontas e Di Yorio no ataque. O Grêmio entrou com uma escalação toda reserva.

Apesar das trocas de peças, o Athletico manteve a forma de jogar: defendia-se no 4-2-3-1, com Erick fechando a lateral-direita na linha defensiva de 4. Quando atacava, o Furacão usava o 3-2-5, com Erick ajudando Gabriel na construção de jogo e uma linha de 5 no ataque com Nikão e Julimar de extremos, Christian e Zapelli mais ao meio e Di Yorio centralizados.

Primeiro tempo

Desde o começo, o Athletico apostou nos toques curtos e conseguia chegar perto da área adversária, mas pecava nos passes perto da área. Assim, não conseguia finalizar a gol. Já o Grêmio conseguiu engatar alguns contra-ataques. E abriu o placar aos 17 minutos, a partir de uma falta cometida por Kaique Rocha em Monsalve. Edenilson cobrou e Leo Linck fez duas defesas antes de Gustavo Martins marcar no segundo rebote. Três minutos depois, Leo Linck falhou em uma bola recuada e Monsalve fez 2 a 0.

A partir daí, o Athletico subiu todas as linhas para pressionar o time gaúcho. Mas continuou vulnerável a contra-ataques. Monsalve chegou a fazer 3 a 0, mas o árbitro viu uma cotovelada de Monsalve em Gabriel e anulou. Até o fim da etapa, o time paranaense não acertou nenhuma bola na direção do gol.

Segundo tempo

Para a etapa final, o Athletico voltou com Madson no lugar de Kaique Rocha na zaga, Cuello em vez de Erick na lateral-direita e Pablo na vaga de Zapelli na frente. O time paranaense, ainda atacando no 3-2-5, tentou pressionar desde o começo e conseguiu algumas finalizações. Aos 14 minutos, Nikão deu lugar a Fernandinho, que passou a armar a equipe. Contudo, o time não achava espaços. Aos 26, Canobbio substituiu Christian na ponta-direita.

Nos 15 minutos finais, cada time teve um gol anulado – no caso do Athletico, foi aos 39 minutos, por falta de Di Yorio no goleiro. O time paranaense pressionou até o fim, mas não conseguiu descontar.

Estatísticas

Ao fim do jogo, o Athletico somou 18 finalizações (3 certas), 75% de posse de bola, 89% de passes certos e 9 escanteios. O Grêmio obteve 8 finalizações (7 certas), 25% de posse de bola, 67% de passes certos e nenhum escanteio.  Os números são do site Sofascore.

ATHLETICO 0 x 2 GRÊMIO

Athletico: Léo Linck; Erick (Cuello), Kaique Rocha (Madson), Gamarra e Esquivel; Christian (Canobbio) e Gabriel; Nikão (Fernandinho), Zapelli (Pablo) e Julimar. Di Yorio. Técnico: Martin Varini
Grêmio: Rafael Cabral; Fábio, Gustavo Martins, Natã e Mayk (Reinaldo); Pepê (Ronald), Edenilson e Dodi; Nathan (Du Queiroz), Monsalve (Aravena) e Gustavo Nunes. Técnico: Renato Gaúcho
Gols: Gustavo Martins (17-1º), Monsalve (20-1º)
Cartões amarelos: Kaique Rocha, Cuello
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Local: Ligga Arena, domingo

Lances do jogo

PRIMEIRO TEMPO
11 – Monsalve tabela com Fábio e recebe livre na área de frente para o gol. Kaique Rocha trava na hora H
17 – Gol do Grêmio. Edenilson cobra falta com força. Leo Linck defende. Gustavo Martins cabeceia e Leo Linck defende de novo, mas a bola volta e Gustavo Martins cabeceia para dentro
20 – Gol do Grêmio. Gamarra recua a bola para Leo Linck. Ele domina mal. Monsalve surge na pequena área e toca para dentro
31 – Julimar cruza. A bola vai em direção ao gol e sai rente à trave
32 – Mayk cruza. Monsalve gira em cima de Gabriel, bate de fora da área. A bola desvia em Gamarra e entra no alto do gol. O árbitro anula, marcando falta de Monsalve em Gabriel
39 – Kaique Rocha dá uma caneta em Gustavo Nunes e cruza. Zapelli cabeceia por cima do gol
42 – Após bate-rebate na área do Grêmio, Christian arremata de primeira, com perigo, por cima do gol
48 – Monsalve puxa contra-ataque e bate de fora da área. Leo Linck defende no canto direito

SEGUNDO TEMPO
2 – Esquivel tenta o cruzamento. A bola vai a gol e Rafael Cabral pega
8 – Cuello dribla Pepê e bate a gol. Rafael Cabral defende no cato esquerdo
9 – Julimar recebe na área e bate a gol. A bola vai sem força e Rafael pega
14 – Pablo cobra falta frontal e manda por cima do gol
23 – Esquivel cobra escanteio. Madson escora e pelo alto e Gamarra finaliza por cima do gol
24 – Edenilson arremata de fora da área. Leo Linck salta e defende no canto esquerdo
27 – Julimar conduz a bola pelo meio e bate de fora da área. Rafael Cabral pega
35 – Esquivel cobra escanteio. Gamarra cabeceia por cima do gol
37 – Edenilson cobra falta. Leo Linck defende e a bola bate na trave. Gustavo Martins tenta finalizar de calcanhar e Du Queiroz manda para dentro. O árbitro anula, marcando impedimento de Gustavo Martins
39 – Bola alta na área do Grêmio, Rafael Cabral tromba com Di Yorio e solta a bola. Canobbio briga pelo lance e Di Yorio toca para dentro. O árbitro marca falta no goleiro
47 – Gustavo Nunes puxa contra-ataque e cruza rasteiro. Leo Linck sai por baixo e corta antes da chegada de Du Queiroz