O volante Fernandinho: Athletico x Vitória
O volante Fernandinho, do Athletico (Crédito: Valquir Aureliano)

O Athletico Paranaense volta a campo neste sábado (dia 2) às 18h30, quando enfrenta o Vitória, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida é um confronto direto na luta contra o rebaixamento – o Furacão é o 16º e o time baiano, o 14º.

O técnico Lucho González tem desfalques, retornos e dúvidas para escalar a equipe.

Primeira possível mudança

O lateral-esquerdo Fernando cumpriu suspensão automática na última rodada – vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro – e agora disputa posição com Esquivel.

Segunda possível mudança

O volante Fernandinho, 39 anos, voltou a jogar no último sábado, entrando nos 25 minutos finais. Ele ficou dois meses sem atuar, em recuperação de lesão muscular. Agora, tenta recuperar o condicionamento ideal para ser titular. Se isso ocorrer já contra o Vitória, ele entra no lugar de Felipinho.

Terceira possível mudança

A terceira possível mudança na equipe é a entrada do ponta Cuello na lateral-direita. O lateral-direito Madson sofreu lesão no tornozelo contra o Cruzeiro e ainda não está recuperado. Ele é dúvida para sábado.

Outras dúvidas

O Athletico não deu detalhes sobre o tempo de recuperação do meio-campista Christian (lesão na coxa) e do ponta Canobbio (edema ósseo). É pouco provável que retornem neste sábado.

Quem está fora da temporada 2024 é o centroavante Mastriani, que sofreu lesão no joelho. Ele vinha começando no banco com o técnico Lucho González, que fixou Pablo como titular.

Provável escalação

A provável escalação contra o Vitória é Mycael; Cuello (Madson), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel (Fernando); Erick e Fernandinho (Felipinho); Nikão, João Cruz e Julimar; Pablo.

Esquema tático

O técnico Lucho González armou o Athletico no 5-2-3 em quatro das seis partidas. Nesse formato, vinha usando Nikão na ponta-direita. Na esquerda, o titular era Canobbio, até sofrer uma lesão.

Contra o Cruzeiro, a escalação inicial sugeria um 4-2-3-1, com Erick e Felipinho como volantes. A linha de três com Nikão (direita), João Cruz (centro) e Julimar (esquerda). No entanto, a expulsão de Rafa Silva, do time mineiro, nos primeiros segundos, mudou radicalmente o formato das duas equipes.

Tudo indica, porém, que o treinador vai usar o 4-2-3-1 contra o Vitória.