O lateral-esquerdo Esquivel, do Athletico Paranaense
Esquivel (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

O Athletico Paranaense vai realizar neste sábado (dia 29) às 10 horas, no CT do Caju, um jogo-treino contra o Brusque. A ideia do técnico Maurício Barbieri é preparar a equipe para a Série B do Campeonato Brasileiro, que começa para o Furacão em 4 de abril, às 21 horas, no duelo contra o Paysandy, no Mangueirão.

Neste jogo-treino, Barbieri terá a oportunidade de testar praticamente um ‘novo time’, já que conta com novas peças para alterar todos os setores da equipe. Ele tem três reforços que ainda não estrearam. E tem à disposição um jogador que ainda não atuou em 2025, devido a lesão. O duelo contra o Brusque também serve para dar espaço a atletas que pouco atuaram no Campeonato Paranaense.

Esquivel

A principal novidade nesse jogo-treino pode ser o lateral-esquerdo Lucas Esquivel, 23 anos. Titular em 2024, ele finalmente se recuperou de uma pubalgia e poderá fazer sua primeira partida oficial em 2025 contra o Paysandu. A tendência é que seja usado por poucos minutos nos primeiros jogos após seu retorno, já que não atua desde dezembro de 2024.

Reforços

Três reforços recém-contratados aguardam a primeira oportunidade no Athletico: o zagueiro Habraão (23 anos, ex-Chapecoense), o volante Fabrizio Peralta (22 anos, ex-Cruzeiro) e o centroavante Renan Peixoto (25 anos, ex-Portuguesa). Eles não atuaram no Campeonato Paranaense porque chegaram após o prazo de inscrições.

Pouco tempo em campo

Dois veteranos contratados para 2025 pouco jogaram até agora. O meio-campista Patrick, 32 anos, que vem sendo usado como volante, só ficou 125 minutos em campo. Ele entrou em cinco jogos, mas o tempo em ação equivale a pouco mais que uma partida inteira.

O meia ofensivo Giuliano, 34 anos, atuou em três jogos, mas só somou 95 minutos em campo até agora.

Outros dois novatos também tiveram pouco espaço. O atacante Tevis, 19 anos, só jogou por 15 minutos em 2025. O volante Juninho, 21 anos, por apenas 20 minutos.

Dudu

O lateral-direito Dudu, 27 anos, está recuperado de lesão e pode reforçar o Athletico nas primeiras rodadas da Série B. Ele sofreu uma contusão em 8 de março.

O adversário

O Brusque caiu nas quartas de final do Campeonato Catarinense 2025, diante da Chapecoense. Na Copa do Brasil, o time avançou à terceira fase, com vitórias sobre Trem-AP e Olaria-RJ. O time é comandado pelo técnico português Filipe Gouveia, 51 anos, que passou sete temporadas em clubes portugueses e cinco em equipes da Arábia Saudita.

O Brusque, que vai disputar a Série C do Campeonato Brasileiro em 2025, conta no elenco com três jogadores ex-Coritiba: os meias Biel (23 anos) e Robinho (37 anos) e o ponta Paulinho Moccelin (31 anos).