Bento (Crédito: Franklin de Freitas)

O Athletico recebeu nova proposta de 10 milhões de euros (R$ 53 milhões) pelo goleiro Bento, feita pelo Benfica, de Portugal. A informação foi publicada nesta terça-feira (18) pelo jornal português ‘A Bola’. O clube português, contudo, não pretende aumentar as cifras nem fazer outra proposta – e trata essa oferta como “pegar ou largar”, de acordo com a publicação.

Segundo ‘A Bola’, as negociações estão perto do fim, seja qual for o desfecho. O Benfica acredita que Bento justifica o investimento, mas não pretende ultrapassar o valor de 10 milhões de euros. Segundo o clube, a negociação se arrastou mais que o previsto. No último fim de semana, o diretor esportivo do clube, Rui Pedro Braz, esteve no Brasil em negociações.

No domingo (16), após o jogo com o Bahia, Bento disse que estava feliz pelo reconhecimento do Benfica.

Se o valor for aceito, essa passa a ser maior transferência de um goleiro por um clube brasileiro. O recorde, até agora, é de Alisson, em 2016, vendido pelo Internacional por 8 milhões de euros para a Roma. Outro recorde que seria quebrado é o de Neto em 2011, a maior venda de goleiro da história do Athletico Paranaense, por 3,5 milhões de euros, para a Fiorentina.

O Benfica quer Bento, de 24 anos, para a pré-temporada 2023/24, que começa agora em julho. O clube português conta com o grego Odysseas Vlachodimos, 29 anos, como goleiro titular. Ele chegou ao clube em 2018 e já soma 223 partidas pela equipe. Ele tem contrato até 2027. Na última temporada (2022/23), conquistou o título nacional e foi o 10º melhor goleiro da competição no ranking do WhoScored, com nota média 6,72 — o melhor foi Paulo Vitor (34 anos, ex-Botafogo-SP), do Chaves. Os goleiros reservas do Benfica são todos novatos com quase nenhuma experiência profissional: André Gomes (18 anos), Samuel Soares (20 anos) e Kokubo (22 anos).