Alef Manga e Pedro Henrique
Alef Manga e Pedro Henrique (Crédito: Robson Mafra)

O Athletico Paranaense recebeu uma nova proposta do Grêmio pelo zagueiro Pedro Henrique, 28 anos. Na primeira tentativa, no início de março, o valor abaixo foi abaixo do esperado pelo clube paranaense e a negociação não evoluiu. Agora, segundo Vinicius Furlan e Thiago Marchezini, a quantia oferecida despertou o interesse da diretoria do Furacão e a transferência pode ocorrer na próxima janela de transferências, que abre em 1º de abril e vai até 19 de abril.

Segundo informações de bastidores, a primeira proposta do Grêmio por Pedro Henrique, no início de abril, foi de cerca de 800 mil euros (R$ 4,3 milhões). Não há informações sobre o valor da nova oferta.

O zagueiro foi comprado pelo clube paranaense em julho de 2020, pelo equivalente a 1 milhão de euros, segundo dados do site Transfermarkt. O jogador pertencia ao Corinthians.

Pedro Henrique tem contrato com o Furacão acabando em dezembro e ainda não chegou a um acordo para renovação. Pela legislação, qualquer jogador pode assinar um pré-contrato com outro clube seis meses antes do fim do vínculo. Ou seja, a partir de junho, o jogador tem direito a iniciar negociação com outras equipes.

Desde que chegou ao Furacão, o zagueiro se firmou como titular e somou 186 jogos e três gols. Foi campeão da Copa Sul-Americana 2021.

Em julho de 2023, o jogador esteve perto de ser negociado com o Braga, de Portugal. No entanto, o zagueiro sofreu uma fratura no tornozelo e a possibilidade de transferência foi descartada. Ele só voltou a jogar agora, em 2024 – entrou em quatro partidas do Campeonato Paranaense.

O Athletico conta no elenco com os zagueiros Thiago Heleno, Kaique Rocha e Mateo Gamarra. O lateral-esquerdo Esquivel foi usado como zagueiro no clube em 2023. Os novatos Belezi e Luan Patrick estão treinando em grupo separado e serão negociados.

Após a goleada sobre o Londrina, Pedro Henrique foi perguntado sobre sua situação no Athletico. “ Me sinto feliz aqui, é minha casa. São quase cinco anos no clube. Respeitar o clube, tomara que seja da melhor maneira possível. Deixo para meus empresários. Estou focado em fazer meu papel dentro de campo, como liderança dentro do vestiário”, disse o jogador.