
O Athletico Paranaense divulgou uma nota nessa quarta-feira (dia 19) para responder a campanha lançada por Neymar e outros jogadores. O grupo de atletas se posicionou contra o uso de grama sintética no futebol.
Desde 2016, o Athletico vem usando gramado artificial na Arena da Baixada (Ligga Arena). “A certificação FIFA QUALITY PRO (o mais alto nível de certificação FIFA) foi concedida e renovada em todos os anos, sendo as exigências cada vez maiores”, ressaltou o clube.
- Gramado sintético aumenta risco de lesões no futebol? Veja o que diz estudo
- Palmeiras rebate apelo de atletas contra grama sintética: ‘Crítica rasa e sem base científica’
- Gramado sintético aumenta risco de lesões no futebol? Veja o que diz estudo
- Gramado sintético entra na pauta dos clubes e pode ser vetado no Brasileirão de 2025
- Lesão de Vitor Roque esquenta debate sobre uso de grama sintética no futebol
“O clube respeita a opinião destes atletas, mas acredita que a discussão deve ser mais abrangente e questionar a qualidade de todos os gramados do futebol brasileiro (naturais ou sintéticos). Constantemente, o Athletico visita adversários que oferecem campos de jogos com gramados impraticáveis ao futebol e que oferecem riscos à segurança dos atletas”, diz a nota do Furacão.
Estabilidade
“O gramado sintético oferece muito mais estabilidade e homogeneidade durante o período da partida e ao longo das competições”, ressalta o texto.
“Importante ressaltar que não há estudos científicos que comprovem aumento de riscos de lesões em gramados sintéticos. Inclusive, o Athletico tem se destacado pelo baixo número de lesões comparado às outras equipes”, complementa a nota do Athletico.
Estudos técnicos
“Afinal, se o objetivo é garantir sempre o melhor gramado possível para o jogo, a decisão – qualquer que seja – deve ser planejada e baseada em dados, estudos técnicos e viabilidade estrutural, e não apenas em resistência cultural ou opiniões individuais”, afirma a nota.