O Athletico empatou em 1 a 1 com o Bragantino, nesse domingo (dia 8) à noite, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Furacão ficou em 8º lugar, com 41 pontos, a um ponto do G6 (grupo de classificação para a Copa Libertadores 2024). O time paulista está na 2ª colocação, com 46 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
Se o resultado não veio, o Athletico pelo menos superou o ‘climão’ no estádio. O time e o técnico Wesley Carvalho foram recebidos com vaias e xingamentos – foi o primeiro jogo após a derrota no clássico Atletiba. Para completar o cenário, a partida registrou o segundo menor público do Furacão no Brasileirão 2023 – com 15.389. O pior foi contra o Goiás, com 15.329. A média do clube na competição é de 23 mil. A equipe correspondeu em campo e mostrou bom futebol, principalmente no setor de criação. Faltou apenas melhor pontaria ao definir e mais solidez defensiva. Foram 23 finalizações do Furacão, 13 delas de dentro da área. O visitante somou 12 arremates.
- ATUAÇÕES: Erick e Zapelli foram os melhores do Athletico contra o Bragantino
- Técnico do Athletico responde sobre risco de demissão e vaias da torcida
Fases
Nos últimos 6 jogos, a equipe paulista venceu 4 e empatou 2. Levou apenas 2 gols. E vinha de 3 vitórias seguidas, incluindo triunfos sobre Grêmio e Palmeiras. Nesse mesmo período, o Athletico acumulou 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota.
Artilheiro
O centroavante Pablo é o vice-artilheiro do Athletico em 2023, com 13 gols em 45 jogos, atrás apenas de Vitor Roque (20 gols em 42 jogos).
Escalação do Athletico
O desfalque no Athletico era Thiago Heleno, suspenso. As baixas por lesão eram Madson, Christian, Pedro Henrique, Fernando, Vidal e Vitor Roque. O técnico interino Wesley Carvalho abandonou o esquema tático 4-2-3-1 das últimas rodadas e partiu para o 3-4-3, com o lateral Esquivel como zagueiro. A linha de quatro do meio-campo tinha Canobbio (direita) e Cuello (esquerda) como alas, com Fernandinho e Erick centralizados. O trio ofensivo era formado por Vitor Bueno (direita), Zapelli (esquerda) e Pablo (centro).
Escalação do Bragantino
As baixas no Bragantino eram Lucas Evangelista (suspenso) e Luan Patrick (pertence ao Athletico), além de quatro lesionados (Henry Mosquera, Eduardo Santos, Lucas Cunha e Nathan Camargo). O time usou o tradicional 4-2-3-1.
Primeiro tempo
O primeiro tempo teve o Athletico apostando na qualidade dos passes da dupla Zapelli-Vitor Bueno. E nos avanços da dupla Canobbio-Cuello. Com essa estratégia, construiu seis boas jogadas ofensivas e fez um gol, aos 39 minutos, em belo passe em profundidade de Zapelli e finalização impecável de Pablo. Antes disso, aos 33, o Bragantino já tinha feito 1 a 0, no seu único ataque na primeira etapa. O volante Matheus Fernandes (ex-Athletico) roubou a bola no ataque e pegou o sistema defensivo adversário todo desorganizado. Ele tocou para Ramires invadir a área e chutar no canto. Além do gol, o time paulista só incomodou nos minutos finais da primeira etapa, quando criou duas boas jogadas – a melhor aos 48, quando Sasha ficou na cara do gol e Bento salvou.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com bola na trave do Athletico: Canobbio cruzou e Erick mandou de cabeça no poste. O mandante seguiu melhor e criando boas jogadas no ataque. As primeiras substituições no Furacão só vieram aos 29, com as entradas dos volantes Hugo Moura e Alex Santana e do atacante Rômulo. O time paranaense seguiu melhor e levando perigo na frente. Aos 40, saiu Pablo e entrou o centroavante Arriagada. Aos 45, entrou o ponta Thiago Andrade no lugar de Cuello.
Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 44% de posse de bola, 23 finalizações (6 certas), 15 faltas cometidas e 72% de precisão nos passes. O Bragantino somou 12 arremates (3 certos), 15 faltas cometidas e 77% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.
ATHLETICO 1×1 BRAGANTINO
Athletico: Bento; Cacá, Kaíque Rocha e Esquivel; Cuello (Thiago Andrade), Erick (Alex Santana), Fernandinho (Hugo Moura) e Canobbio; Vitor Bueno, Pablo (Arriagada) e Zapelli (Rômulo). Técnico: Wesley Carvalho
Bragantino: Cleiton; Aderlan, Léo Realpe, Léo Ortiz e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes (Luan Cândido) e Jadsom (Raul); Helinho (Nacho), Eric Ramires (Gustavinho) e Vitinho; Sasha (Borbas). Técnico: Pedro Caixinha
Gols: Ramires (33-1º) e Pablo (39-1º)
Cartões amarelos: Helinho, Capixaba, Aderlan, Raul (B). Fernandinho (A).
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)
Público: 15.389 total
Local: Ligga Arena, em Curitiba
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
6 – Esquivel pega rebote depois de escanteio e chuta de fora da área. Cleiton segura no centro.
17 – Vitor Bueno enfia. Pablo recebe nas costas da defesa, invade a área e chuta cruzado. Cleiton espalma.
23 – Helinho cruza rasteiro. Erick trava o chute de Vitinho.
28 – Erick tabela com Zapelli e chuta colocado, de fora da área. Cleiton espalma no cantinho.
33 – Gol do Bragantino. Matheus Fernandes rouba no ataque e enfia para Ramires, que invade a área e chuta no canto.
36 – Canobbio cruza rasteiro. Zapelli sai na cara do gol, mas demora para chutar.
37 – Cuello dribla dois no bico da área e chuta perto, ao lado.
39 – Gol do Athletico. Zapelli enfia. Pablo recebe nas costas da zaga e chuta no ângulo.
44 – Jadsom chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
48 – Capixaba lança. Esquivel e Kaique falham. Sasha recebe na cara do gol. Bento sai bem e abafa o chute.
50 – Zapelli enfia. Pablo parte livre nas costas da defesa e tenta o chute cruzado, para fora. Fernandinho estava livre na área.
Segundo tempo
2 – Erick tabela com Pablo e sai na cara do gol, mas é travado na hora do chute.
4 – Canobbio cruza na medida. Erick cabeceia na trave. No rebote, Zapelli escorrega e perde gol feito.
8 – Fernandinho lança. Vitor Bueno invade a área e tenta por cobertura. A bola vai sobre o gol.
14 – Pablo chuta do bico da área. A bola passa perto.
20 – Boa troca de passes. Vitor Bueno enfia, Canobbio cai ao dividir na cara do gol e pede pênalti.
33 – Vitor Bueno chuta de fora da área. Cleiton espalma no cantinho.