
Nenhum time está há tantas rodadas sem perder dentro do Campeonato Brasileiro 2023 que o Athletico Paranaense. Já são nove partidas da competição sem derrotas – quatro vitórias e cinco empates. A equipe com a segunda maior série invicta dentro da Série A no momento é o Palmeiras, com cinco rodadas sem derrotas (quatro vitórias e um empate).
As sequências consideram apenas jogos do Brasileirão.
A última rodada, a 23ª, começou com três times empatados nesse quesito: Athletico, Corinthians e Goiás. Todos com oito partidas seguidas sem perder. No entanto, a equipe paulista foi derrotada pelo Fortaleza e o time goiano caiu diante do Palmeiras. Já o Furacão venceu o Flamengo em Cariacica.
Em toda edição 2023, a maior série invicta foi registrada pelo Botafogo, entre a 10ª e a 21ª rodada, com nove vitórias e três empates. Foi encerrada por derrota por 2 a 1 para o Flamengo, na 22ª rodada.
A segunda maior série do Brasileirão 2023 pertence ao Palmeiras, que somou seis vitórias e quatro empates, da 1ª a 10ª rodada. A invencibilidade caiu na 11ª rodada: derrota por 1 a 0 para o Bahia.
A terceira maior série é a do Athletico, com nove jogos. O time volta a campo na quinta-feira às 19h30, contra o Internacional, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 24ª rodada da competição.
Maior série invicta da história
A maior série invicta do Athletico na história do Brasileirão foi em 2004, sob o comando do técnico Levir Culpi, com 18 rodadas sem perder. O Furacão, que contava com Fernandinho, Jadson, Washington e Dagoberto, terminou como vice-campeão nacional.
Fernandinho e Vitor Roque voltam ao time
Para o jogo contra o Internacional, o Athletico terá as voltas do centroavante Vitor Roque e do volante Fernandinho, que estavam suspensos contra o Flamengo (vitória por 3 a 0). O ponta Canobbio, que defendeu a seleção do Uruguai, também retorna. O meio-campista Arturo Vidal sofreu lesão no joelho, passou por cirurgia e deve voltar só em 2024. O goleiro Bento segue em recuperação de lesão muscular e sem previsão de retorno. O meio-campista Christian está na fase final de tratamento, mas dificilmente será usado contra o Inter.
Provável escalação
O técnico Wesley Carvalho voltou a usar o esquema tático 4-2-3-1, após adotar o 5-3-2 como base. Para enfrentar o Inter, uma provável escalação é Léo Linck; Madson, Cacá, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho e Erick; Canobbio (Cuello), Zapelli e Vitor Bueno; Vitor Roque.
Wesley Carvalho ainda não foi efetivado
A sequência invicta do Athletico foi toda sob o comando do técnico interino Wesley Carvalho, que ainda não foi efetivado e, com isso, tem o menor salário entre os 20 treinadores da Série A.
Ele assumiu o time em junho, após a demissão de Paulo Turra e a saída do diretor técnico Felipão. Desde então, somou sete vitórias, seis empates e cinco derrotas.