Kauã Moraes: Athletico x Cuiabá
O lateral Kauã Moraes, do Athletico (Crédito: Rui Santos)

O técnico do Athletico Paranaense, Odair Hellmann, ganhou mais problemas para escalar o time para o duelo contra o Cuiabá, neste sábado (dia 16) às 20h30, na Arena da Baixada, pela Série B. Os novos desfalques são o lateral-direito Kauã Moraes, 18 anos, e o zagueiro Léo, 29 anos.

Kauã sofreu um edema ósseo e vai precisar de três a quatro semanas para se recuperar. Léo teve uma contusão muscular e vai ficar um mês fora, em tratamento.

Uma opção para substituir Léo seria o zagueiro Marcos Maia, o Marcão, de 19 anos, destaque do sub-20 em 2025. O jogador chegou a disputar duas partidas como profissional em 2024 – ambas sob o comando do técnico Cuca. No entanto, o novato sofreu uma lesão e não poderá ajudar Odair Hellmann na Série B.

Encostado

Outra baixa é o zagueiro português Tobias Figueiredo, 31 anos. Nesse caso, o motivo não é uma lesão. A comissão técnica decidiu não utilizar mais o atleta, que agora vai ficar apenas treinando até encontrar uma nova equipe. Ele pertence ao Fortaleza e está emprestado ao Furacão. O veterano não joga desde 17 de maio (8ª rodada).

Lesões antigas

Além dessas quatro baixas, o Athletico conta com mais cinco ausências ‘antigas’, de jogadores que jã não enfrentaram o Criciúma: o lateral-direito Madson, o zagueiro Aguirre, o volante Raul, o ponta Julimar e o centroavante Renan Peixoto. Todos se recuperam de lesões e não há informações sobre a previsão de retorno.

Retornos

O zagueiro Arthur Dias, 18 anos, e o meia João Cruz, 19 anos, retornaram da seleção brasileira sub-20 e ficam à disposição do técnico Odair Hellmann.

Esquema tático

O técnico Odair Hellmann vem usando o esquema tático 5-2-3. No último jogo, a zaga teve Léo (centro), Esquivel (esquerda) e Benavídez (direita). Os laterais eram Kauã Moraes (direita) e Steven Mendoza (esquerda). No meio-campo, Patrick e Felipinho jogaram centralizados. O ataque tinha Viveros (centro), Dudu Kogitzki (direita) e Zapelli (esquerda).

Provável escalação

Odair Hellmann deve usar Benavídez na sua posição de origem, na lateral-direita. Com isso, Belezi entraria como zagueiro pela direita. Para a posição de zagueiro centralizado, a única opção é Habraão. A surpresa, porém, pode ser Arthur Dias.

Fica a dúvida se o meia-atacante Steven Mendoza seguirá na lateral-esquerda ou se Léo Derik pode retornar ao time nessa posição.

Com isso, o provável time, no 5-2-3, é Santos; Benavídez, Belezi, Habraão (Arthur Dias), Esquivel e Léo Derik (Steven Mendoza); Patrick (Diogo Riquelme) e Felipinho; Steven Mendoza (Dudu Kogitzki), Kevin Viveros e Zapelli.