
Uma tentativa de criar o Museu Virtual da História Atleticana acabou parando na Justiça. O Athletico entrou com uma notificação exigindo que o projeto seja retirado do ar e que não haja qualquer forma de divulgação.
“(…) Notifica e adverte formalmente a Associação Nosso Atletico para que se abstenha imediatamente de qualquer ato que implique no uso, reprodução, exibição, divulgação ou exploração, de forma direta ou indireta, do nome, marcas, emblemas, hinos, uniformes, cores, mascotes e demais elementos distintivos e de propriedade intelectual do Club Athletico Paranaense, em seu projeto de “Museu Virtual” ou em qualquer outra iniciativa”, diz a notificação, assinada pelos advogados Luiz Fernando Casagrande, Bruno Marzulio Zaroni, Fernando Vernalha Guimarães e Dayana Sandri Dallabrida. “Em especial, exige-se que o projeto de “Museu Virtual” não seja levado adiante, lançado ou tornado público, sem que haja prévia, expressa e formal autorização do Club Athletico Paranaense, mediante instrumento contratual específico que regule os termos e condições de eventual licenciamento ou permissão de uso”.
Por enquanto, a Associação Nosso Atlético se viu obrigada a remover o vídeo de apresentação do Museu, já publicado para a torcida. O lançamento ocorreu no dia 14 de agosto.
A Associação Nosso Atlético é formada por sócios e torcedores do Club Athletico Paranaense. O projeto, idealizado e executado por torcedores de forma voluntária e sem fins lucrativos, tem como objetivo preservar a memória centenária do Athletico.
“O clube não tem museu, e não costuma valorizar sua história. A história do Athletico não começou em 1995. Ela é muito mais antiga, rica e ligada à todos os bairros da cidade de Curitiba. A memória atleticana não pertence a uma diretoria ou a um grupo restrito, mas sim a todo o povo atleticano; “ afirmou a Associação, em nota oficial. A entidade afirma estar analisando, junto ao corpo jurídico, os próximos passos.