
O Athletico Paranaense está tentando a contratação do ponta Alexander Aravena, 21 anos, destaque da Universidad Católica (Chile) e com presença constante na seleção chilena em 2023. O jogador tem contrato encerrando agora em dezembro e pode vir livre para o clube paranaense, apenas por salários e bonificações. As informações são do jornalista Romai Ugarte.
Revelado na própria Universidad Católica, Aravena é destro e atua nas duas pontas. Também já foi utilizado como meia ofensivo centralizado.
Por clubes, tem dois anos como profissional e já soma 24 gols e 8 assistências em 68 jogos.
O DESEMPENHO DE ARAVENA
Por clubes chilenos, desde que foi lançado ao profissional
2023: 30 jogos, 12 gols, 5 assistências (Universidad Católica)
2022: 38 jogos, 12 gols, 3 assistências (Ñublense)
Aravena passou a ser chamado para a seleção principal do Chile em 2023. Já disputou sete partidas com a equipe nacional – quatro pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Ainda não fez gols ou assistências.
Em 2023, o jogador também disputou os Jogos Pan-Americanos de Santiago e foi vice-campeão, atuando em cinco jogos e marcando dois gols.
Antes, em 2019, Aravena foi titular na campanha do vice do Chile no Sul-Americano Sub-17, com nove jogos, quatro gols e duas assistências. Também disputou o Mundial Sub-17 de 2019 (3 jogos).
ELENCO
O Athletico começou 2023 apostando nos pontas Cuello, Canobbio, Vitinho, Jajá, Thiago Andrade e Marcelo Cirino. Por motivos diferentes, nenhum se firmou. O técnico Wesley Carvalho acabou usando o 3-4-3, com Cuello e Canobbio como alas. Na frente, dois meias (Zapelli e Vitor Bueno) se aproximam do centroavante e também ajudam os alas nas jogadas pelas pontas.