O Athletico Paranaense está tentando a contratação do volante colombiano Alejandro García, de 24 anos, do Once Caldas. O jogador é um dos destaques do time na Copa Sul-Americana 2025 e figura entre os 12 melhores atletas da competição, segundo o Sofascore.
Nesse ranking, Alejandro tem nota média 7,34 e é o segundo melhor volante da Copa Sul-Americana, atrás apenas do companheiro de equipe Mateo García, com nota 7,36. O craque da competição até agora, segundo o Sofascore, é o lateral-esquerdo Rubens, do Atlético-MG, com nota média 7,67.
Sul-Americana
O ponta argentino Tomás Cuello, ex-Athletico Paranaense e hoje no Atlético-MG, é o quinto melhor da competição nesse ranking.
O Once Caldas terminou em segundo lugar do Grupo F da Sul-Americana, atrás apenas do Fluminense, somando quatro vitórias e duas derrotas. Nas oitavas de final, venceu por 1 a 0 o jogo de ida contra o Huracán, da Argentina, no último dia 12, com Alejandro como titular. A partida de volta será nesta terça-feira, em Buenos Aires.
Características
No Once Caldas, Alejandro vem jogando na linha de quatro do meio-campo do esquema tático 4-1-4-1. O único volante defensivo é Mateo García. Já Alejandro e Luís Sanchez jogando centralizados nessa linha de quatro do meio, fazendo o trabalho de área a área. Ou seja, com características de ‘segundo volante’ ou de volante ofensivo.
Negociação
Alejandro tem contrato com o Once Caldas encerrando em dezembro. O Athletico já tem um acordo com o atleta e agora precisa convencer o clube colombiano a liberar o atleta. Uma opção é pagar a multa rescisória. O valor não foi divulgado. Outra alternativa é chegar a um acordo com valores inferiores.
História
O volante colombiano estreou como profissional em 2018, no próprio Once Caldas. Virou titular em 2021 e soma 164 jogos, 8 gols e 13 assistências pelo clube. Teve duas rápidas saídas da equipe: uma em 2022, quando teve uma passagem apagada pelo Progreso, do Uruguai, e outra em 2024, para o Envigado, da Colômbia.
Seleção colombiana
Alejando tem convocações para as seleções de base e chegou a defender a Colômbia nos Jogos Pan-Americanos 2023 (atuou em 4 jogos, 3 deles como titular).
Janela de transferências
O Athletico não trouxe reforços na janela de transferências de junho. Na janela de julho/agosto, contratou cinco reforços até agora: o ponta Steven Mendoza, o centroavante Kevin Viveros, o lateral-direito Gastón Benavídez, o zagueiro Diego Aguirre e o volante Élan Ricardo.