Athletico Paranaense Série B

Athletico tenta maior série de vitórias dos últimos 20 anos

O Athletico vai tentar registrar sua maior série de vitórias dos últimos 20 anos nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro

Silvio Rauth Filho
Dagoberto em treino do Athletico Paranaense

Dagoberto em treino do Athletico Paranaense (Crédito: Arquivo Bem Paraná)

O Athletico Paranaense vai tentar nesta quarta-feira (dia 24) registrar sua maior série de vitórias dos últimos 20 anos nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O time vem de cinco vitórias consecutivas e pode chegar à sexta se derrotar o Athletic-MG, em São João Del Rei, pela 28ª rodada da Série B.

O cálculo considera apenas partidas pelo Brasileiro (primeira e segunda divisão), e não inclui jogos por outras competições (Paranaense, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana).

Em 2005

A última vez que somou cinco vitórias consecutivas dentro uma competição nacional foi em 2005, na Série A. Naquele ano, o time comandado pelo técnico Evaristo de Macedo derrotou Flamengo, Fortaleza, Brasiliense, Coritiba e Atlético-MG em sequência, em partidas válidas pelas rodadas 29, 30, 31, 32 e 33.

O volante Cocito (Crédito: Arquivo Bem Paraná)

O time paranaense acabou em sexto lugar aquela edição do Brasileirão. No mesmo ano, foi vice-campeão da Libertadores, perdendo a final para o São Paulo.

Na época, o Furacão contava com os atacantes Lima, Aloísio e Dagoberto, com os meias Evandro e Fabrício e o volante Cocito.

Em 2004

Outra vez que o Athletico conseguiu uma série de cinco vitórias foi em 2004, quando terminou como vice-campeão brasileiro da primeira divisão. Na ocasião, o time comandado pelo técnico Levir Culpi derrotou Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Vitória e Atlético-MG, da rodada 30 até a 34.

Na época, o Furacão contava com o centroavante Washington ‘Coração Valente’, o atacante Dagoberto, o meia Jadson e o versátil Fernandinho.

Segunda divisão nacional

A última vez que o Athletico jogou a segunda divisão nacional foi em 2012. Na ocasião, emplacou duas séries de quatro vitórias – ambas com o técnico Ricardo Drubscky. A equipe terminou em 3º lugar e conseguiu o acesso à primeira divisão.

Antes disso, o Furacão só jogou a segunda divisão em 1995, quando conquistou o título. Naquela edição, conseguiu uma série de seis vitórias.