Arena da Baixada, do Athletico Paranaense
Arena da Baixada: passeio termina com almoço em frente ao estádio (Crédito: Franklin de Freitas)

O próximo jogo do Athletico na Ligga Arena – contra o PSTC, neste sábado (3) – será com portões fechados, pelo menos até segunda ordem. Nesta segunda-feira (29), a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) suspendeu a conversão de pena que permitia ao clube abrir os portões e receber públicos restritos – mulheres e crianças, nas duas primeiras partidas, e idosos na terceira (que seria neste sábado).

Segundo informações da jornalista Monique Vilela, a suspensão se deve a uma liminar concedida em razão da briga da torcida fora do estádio no último sábado (27), quando o Athletico derrotou o Galo Maringá por 2 a 1. Além disso, a Procuradoria do TJD-PR pediu mais um jogo com portões fechados para o Athletico.

O Athletico teria que fazer seus três primeiros jogos neste ano com portões fechados, devido a uma punição do TJD-PR pela violência no Atletiba de fevereiro de 2023. No entanto, o próprio Tribunal alterou a pena e permitiu o acesso de mulheres, crianças (até 12 anos) e pessoas com deficiência (homens e mulheres). O público fez a doação de 1 kg de alimento para entrar na Arena.

No primeiro jogo de punição em 2024, contra o Maringá, na última quarta-feira (23), o estádio recebeu 34.356 pessoas. No sábado, foram 33.311. Neste sábado, o estádio teria apenas pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência. Agora, os portões ficam fechados.

O caso irá a julgamento no pleno do TJD nesta quinta-feira (1/2), que ainda pode alterar a decisão.