lucho
Lucho González, técnico do Athletico (Foto: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

O Athletico esteve perto de “espantar” o fantasma do rebaixamento na tarde deste domingo (24 de novembro). Jogando fora de casa contra o Bahia, o Furacão esteve bem defensivamente e conseguiu encaixar um contra-ataque (finalizado por Nikão, aos 22 minutos do segundo tempo) para abrir o placar na Arena Fonte Nova. Segurou a vantagem até o finzinho da partida. Mas aos 48 minutos do segundo tempo, após uma falha do zagueiro Gamarra, acabou cedendo o empate no apagar das luzes: 1 a 1.

Com 41 pontos conquistados em 35 jogos, o Athletico agora aparece em 13º lugar na tabela do Campeonato Brasileiro, por ora quatro pontos acima da zona de rebaixamento. Poderia ter feito a vantagem para a zona da degola subir para seis pontos, a três jogos do fim do campeonato…

O Bahia, por outro lado, tem 47 pontos, em oitavo lugar.

No próximo domingo (1º de dezembro), o desafio rubro-negro será na Ligga Arena, em duelo direto contra o Fluminense (hoje 16º lugar do Brasileirão, com 38 pontos). O tricolor joga um dia antes, no sábado (30), contra o Cuiabá, na Arena Pantanal.

ESCALAÇÕES

O Furacão contou com o retorno do centroavante Pablo, que havia cumprido suspensão, no lugar de Di Yorio. Na zaga, Gamarra substituiu Thiago Heleno pelo lado esquerdo, enquanto na armação a aposta de Lucho González foi em Zapelli na posição que anteriormente foi de João Cruz.

Do lado baiano, Rogério Ceni não contou com o lateral-direito Santiago Arias, suspenso, mas pôde utilizar o zagueiro Kanu, à disposição novamente após cumprir suspensão.

PRIMEIRO TEMPO

A primeira etapa foi de domínio do Bahia, que teve 69% da posse de bola e somou sete finalizações a gol, contra apenas três do Athletico. Só que mesmo tendo maior volume ofensivo, os donos da casa acabaram esbarrando na boa postura defensiva dos visitantes.

Everton Ribeiro e Lucho Rodríguez colocaram Mycael para trabalhar, enquanto Cauly e Jean Lucas pecaram pela falta de pontaria. O Furacão, por outro lado, encaixou poucos contra-ataques, mas criou uma boa oportunidade aos 22 minutos, quando Nikão concluiu por cima do gol um cruzamento de Esquivel.

Zero persistente no placar.

SEGUNDO TEMPO

Na etapa final, o cenário do jogo foi o mesmo: o Bahia controlando a posse de bola, tendo maior volume ofensivo, mas dificuldade para superar a marcação athleticana.

A diferença foi que o Athletico, finalmente, encaixou um contra-ataque. Foi aos 16 minutos de jogo, quando Felipinho acertou um belo lançamento para Cuello, que na sequência venceu a marcação de Gilberto pela direita, invadiu a área e só rolou a bola para trás, encontrando Nikão livre para chutar no contrapé do goleiro e abrir o placar: 1 a 0 para o Furacão.

Com a vantagem construída, Lucho González tratou de tentar fechar o time visitante. Colocou o lateral Fernando, os volantes Fernandinho e Christian, o meio-campista João Cruz e o atacante Emersonn nas vagas dos pontas Nikão e Cuello, do meia Zapelli, do volante Felipinho e do atacante Pablo, respectivamente.

E a estratégia parecia dar certo. Isso até os 48 minutos do segundo tempo, quando depois duma cobrança de escanteio do Bahia o zagueiro Gamarra foi tentar rebater a bola e fez tudo errado, entregando a posse nos pés de Everaldo. O atacante chutou cruzado e Biel apareceu para desviar e dar números finais ao confronto: 1 a 1.

FICHA TÉCNICA

Bahia 1 x 1 Athletico

Bahia: Adriel; Gilberto (Biel), Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo) e Jean Lucas (De Pena); Ademir (Tiago), Everton Ribeiro e Cauly (Everaldo); Luciano Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni
Athletico: Mycael; Leo Godoy, Belezi, Gamarra e Esquivel; Felipinho (João Cruz) e Gabriel; Nikão (Fernando), Zapelli (Christian) e Cuello (Fernandinho); Pablo (Emersonn). Técnico: Lucho González
Gols: Nikão (16-2º) e Biel (48-2º)
Cartões amarelos: Mycael, Fernando (A)
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Local: Arena Fonte Nova, domingo às 16 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

10 – Ademir ganha a disputa com Belezi, invade a área e chura cruzado. Mycael defende.

14 – Bola bate e rebate na área, até a zaga do Furacão tentar afastar e entregar nos pés de Cauly, dentro da área. O meia-atacante chuta forte de primeira e isola por cima do gol.

18 – Cruzamento de Gilberto, a zaga do Athltico afasta mal e na sobra Everton Ribeiro ajeita de cabeça para Jean Lucas, que domina e chuta forte, ao lado do gol.

22 – Esquivel avança pela esquerda e cruza rasteiro. Nikão se antecipa à marcação dentro da área e chuta com força, por cima do gol.

28 – Cauly recebe dentro da área, encara Belezi e rola para Everton Ribeiro chegar batendo de dentro da área e de frente para o gol. O camisa 10, no entanto, chuta sem força e facilita a defesa de Mycael.

39 – Cauly limpa a marcação na intermediária com muita categoria e chuta pro gol. A finalização sai sem força e Mycael defende novamente.

43 – Bola cruzada na área do Athletico. A zaga afasta e Luciano Juba chega batendo na sobra, para fora e longe do gol.

Segundo tempo

2 – Cobrança de falta de Luciano Rodríguez, da entrada da área. Mycael faz boa defesa e Gilberto aparece no rebote para finalizar e balançar a rede, mas pelo lado de fora.

3 – Jean Lucas recebe na entrada da área e chuta em cima de Mycael, que defende em dois tempos.

16 – Gol do Athletico! Lançamento de Felipinho para Cuello. O argentino domina, supera a marcação de Gilberto e rola a bola para trás, para Nilão, que aparece sozinho dentro da área e chuta firme, no contrapé do goleiro, para balançar a rede!

20 – Chute rasteiro de Juba e a bola sobra com Luciano Rodríguez. De frente para o gol, o uruguaio tenta tirar do goleiro athletico, que se estica e faz uma defesa com a perna.

48 – Gol do Bahia! Cobrança de escanteio do time da casa. A bola fica viva na área e Gamarra tenta afastar, mas tira mal. Everaldo chuta cruzado e Biel aparece no meio da área para empurrar pro fundo do gol.