
O Athletico está ainda mais afundado na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (9 de novembro), jogando no estádio MorumBis, a equipe comandada por Lucho González acabou derrotada por 2 a 1 pelo São Paulo, todos os gols surgidos no segundo tempo da partida. Luciano foi quem abriu o placar para os donos da casa, enquanto Julimar deixou tudo igual no marcador. Já no fim do jogo, André Silva (que havia acabado de entrar em campo) tratou de fazer o gol da vitória tricolor.
- ATUAÇÕES: Julimar é novamente um dos poucos a se salvar em jogo ruim do Furacão
- PÓS-JOGO: Lucho González diz que não vai deixar o Athletico e fala em falta de sorte
Com mais essa derrota e a vitória do Juventude (por 2 a 1) contra o Bahia, o Furacão cai uma posição na tabela e agora aparece em 18º lugar no Brasileirão, com apenas 35 pontos conquistados em 32 rodadas. O São Paulo, por outro lado, está na sexta posição, com 55 pontos em 33 jogos.
O Athletico volta a campo no próximo sábado (16 de novembro) para enfrentar o Atlético-MG, na Ligga Arena, às 18h30. Já o São Paulo só volta a jogar no dia 20 (uma quarta-feira), quando visita o Red Bull Bragantino no Nabi Abi Chedid.
ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
Lucho González teve de lidar com uma série de desfalques no Furacão, como o zagueiro Thiago Heleno (com dores musculares), o volante Fernandinho (em aprimoramento físico), o meia-atacante Nikão (que pertence ao São Paulo e ficou impedido de jogar por uma cláusula de empréstimo) e o ponta Cuello (suspenso por cartões amarelos.
Em relação ao jogo anterior (derrota na Ligga Arena contra o Vitória), o treinador rubro-negro fez quatro mudanças no onze inicial, com Leo Godoy na vaga de Cuello, como lateral-direito; Belezi e Gamarra na zaga nos lugares de Kaique Rocha e Thiago Heleno; e Praxedes de meia-atacante, na posição que era de Nikão.
PRIMEIRO TEMPO
A etapa inicial no Morumbis foi de ataque contra defesa, mas um ataque ineficiente. O São Paulo, então, conseguiu ficar com 83% da posse de bola, mas pouco produziu para conseguir um gol.
Nos primeiros 45 minutos, os paulistas finalizaram três vezes a gol e levaram algum perigo em dois chutes de Lucas Moura de fora da área, aos 11 e aos 42 minutos. O Athletico, por sua vez, finalizou uma única vez, com João Cruz, colocando o goleiro Rafael para trabalhar aos 20.
Pouco, muito pouco.
SEGUNDO TEMPO
A etapa final começou com o Athletico levando perigo, em chute de fora da área de Erick. Mas o São Paulo não demorou a responder e conseguiu abrir o placar logo aos seis minutos, em cruzamento de Lucas Moura bem finalizado por Luciano. 1 a 0 para os donos da casa, que quase ampliaram a vantagem no placar seis minutos depois, com Calleri.
Para tentar mudar o jogo, Lucho González apostou em três substituiçõs aos 20 minutos, com Esquivel saindo para a entrada de Fernando (lateral por lateral), o meia Zapelli suplantando o volante Erick e o experiente Pablo sendo substituído pelo jovem Emersonn no ataque.
Aos 21, quase os donos da casa chegam ao segundo gol, em mais um cabeceio de Luciano. Mas aos 23, com uma assistência de Zapelli, o empate do Furacão em mais um gol (o quinto) de Julimar no Brasileirão: 1 a 1.
Com o empate, Lucho voltou a fechar mais sua equipe. Aos 32 minutos, colocou o volante Gabriel no lugar do meia Praxedes. Aos 41, apostou no zagueiro Marcos Victor na vaga do lateral Leo Godoy.
A estratégia, no entanto, caiu por terra aos 43 minutos, após duas mudanças do técnico Zubeldía, que colocou o lateral Jamal Lewis e o centroavante André Silva em campo aos 41 minutos. E dois minutos depois, o lateral acabou dando uma assistência para o atacante fazer o gol da vitória tricolor, dando números finais ao confronto: 2 a 1.
SÃO PAULO 2 x 1 ATHLETICO
São Paulo: Rafael; Igor Vinícius, Ruan, Alan Franco (Jamal Lewis) e Sabino; Luiz Gustavo (Liziero) e Marcos Antônio (Alisson); Lucas Moura, Luciano e Ferreira (Wellington Rato); Calleri (André Silva). Técnico: Zubeldía
Athletico: Mycael; Leo Godoy (Marcos Victor), Belezi, Gamarra e Esquivel (Fernando); Erick (Zapelli) e Felipinho; Praxedes (Gabriel), João Cruz e Julimar; Pablo (Emersonn). Técnico: Lucho González
Gols: Luciano (6-2º), Julimar (23-2º), André Silva (43-2º)
Cartões amarelos: Leo Godoy, Erick, Felipinho, Julimar, Belezi (A), Lucas Moura, Igor Vinícius (S)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Local: Estádio do Morumbi (MorumBis), em São Paulo, sábado às 21 horas
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
11 – Lucas Moura chuta forte e fora da área e Mycael espalma. No rebote, Calleri passa pela bola e Belezi afasta o perigo em seguida.
20 – João Cruz chuta forte da entrada da área. Rafael cai no canto e espalma. No rebote, Pablo finaliza em cima do goleiro, mas já estava em posição irregular.
25 – Bola cruzada na área do Athletico, Belezi tenta afastar e fura. Na sobra, Calleri tenta o domínio, mas deixa a bola escapar.
28 – Bola cruzada na área do Athletico. A zaga afasta e a sobra fica com Sabino, que arrisca o chute da entrada da área. A finalização sai torta, desvia na zaga e sai em escanteio.
42 – Cobrança de falta da entrada da área para o São Paulo. Luciano só dá uma roladinha na bola para Lucas Moura chegar chutando forte, por cima do gol.
Segundo tempo
3 – Erick recebe na intermediária, em boa posição, e arrisca um chute de longa distância, buscando o ângulo. A bola passa por cima do gol, com perigo.
6 – Gol do São Paulo! Bola aberta com Lucas Moura pela direita. Ele olha para a área e cruza na medida para Luciano, que se antecipa à marcação e cabeceia firme, no canto, sem chance de defesa para Mykael.
12 – Marcos Antônio se aproxima da linha de fundo, dentro da área, e dá um toque para trás. Luciano recebe e cruza rasteiro para Calleri, que desvia pro gol. A bola beija a trave e sai.
21 – Cruzamento de Ferreira e cabeceio de Luciano, mais uma vez se antecipando à marcação. A bola passa muito perto do gol.
23 – Gol do Athletico! Cobrança de escanteio de Zapelli, Julimar sobe mais que todo mundo na primeira trave e cabeceia pro fundo da rede.
39 – Lançamento para a área do Athletico. Mykael tenta cortar e fura, mas Calleri não consegue desviar pro gol.
43 – Gol do São Paulo! Lançamento de Liziero para a área. Jamal Lewis desvia de cabeça para André Silva, que aparece na pequena área e empurra pro fundo do gol.