
O calvário do Athletico Paranaense no ano de seu centenário continua.
Na noite desta quinta-feira (5 de dezembro), jogando na Ligga Arena, a equipe comandada por Lucho González teve tudo para garantir a permanência na elite do futebol brasileiro num confronto direto contra o Red Bull Bragantino.
Os paulistas, é verdade, abriram o placar aos 14 minutos do primeiro tempo, com Eduardo Sasha. Mas o Furacão conseguiu o empate na etapa final, aos 28, com Erick.
O placar era suficiente para rebaixar o Massa Bruta e garantir o rubro-negro na elite. Mas aos 36 minutos, numa falha da defesa e do goleiro Mycael, Sasha voltou a marcar e selou a vitória dos visitantes: 1 a 2.
- Torcedores tentam invadir o campo após derrota do Furacão e polícia precisa intervir
- Pablo é titular novamente e decepciona em derrota que complica o Furacão no Brasileirão. Confira as atuações
- Lucho González diz que derrota foi injusta, mas se mantém esperançoso: “Dependemos de nós”
TABELA DESESPERADORA
Com a derrota, o Athletico termina a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro com 42 pontos e cai duas posições na tabela, aparecendo em 16º lugar – a primeira posição fora da zona de rebaixamento. O 17º colocado (primeiro time dentro da zona de rebaixamento) é justamente o Bragantino, com 41 pontos.
Ocorre que os paulistas, na última rodada, jogam em casa contra o Criciúma. Já os paranaenses jogam fora de casa contra o Atlético-MG.
Para não cair sem depender de outros resultados, então, o Furacão precisará vencer o Galo na Arena MRV, no próximo domingo (8 de dezembro), às 16 horas.
ESCALAÇÕES
Lucho González promoveu uma única mudança no Athletico em relação ao empate contra o Fluminense, no meio de campo. O volante Gabriel deixou o onze inicial para a entrada de Erick. Na armação, Christian, que já havia sido titular contra o Fluminense, foi mantido.
Do outro lado, Fernando Seabra também fez uma mudança no time que havia empatado na rodada passada com o Cruzeiro. Foi no setor ofensivo, com Lincoln voltando ao time titular no lugar de Vitinho.
PRIMEIRO TEMPO
O Bragantino foi quem começou melhor a partida, criando chances em sequência e obrigando uma boa defesa (aos 2 minutos) e um verdadeiro milagre (aos 12) de Mykael. Isso até aos 14 minutos, quando o goleirão athletico não teve chance de defender após uma finalização de Eduardo Sasha de dentro da área: 0 a 1.
Em desvantagem no placar, o Furacão finalmente acordou e começou a jogar. Cuello (duas vezes), Christian (também duas vezes), Erick e Leo Godoy tiveram chances de empatar o jogo, assim como Nikão também tentou alguns arremates (mas já sem levar tanto perigo). O placar, no entanto, permaneceu desfavorável aos donos da casa.
SEGUNDO TEMPO
Na volta para a segunda etapa, o Massa Bruta voltou a controlar mais a partida. Lucho González, então, não demorou para mexer no time do Athletico. Aos nove minutos, sacou Leo Godoy, Nikão e Pablo para as entradas de Fernandinho, Canobbio e Emersonn, respectivamente. Aos 17, foi vez de Zapelli substituir Christian.
O Furacão tinha maior volume de jogo, mas não conseguia criar muitas chances, diferentemente da etapa inicial. O empate, no entanto, acabou saindo. Foi aos 28 minutos, quando Zapelli fez um passe magistral para Erick aparecer no meio da área e cabecear. A bola ainda tocou no travessão antes de cair dentro do gol: 1 a 1.
Era o gol do alívio. Era o gol da permanência do Furacão na elite do futebol brasileiro. Ou melhor, era para ter sido tudo isso, mas não foi.
Isso porque aos 36 minutos, numa falha coletiva (de toda a defesa e do goleiro, que até então fazia uma atuação impecável), Eduardo Sasha só teve o trabalho de chutar de fora da área para o gol aberto: 1 a 2 para o Massa Bruta.
No final, vitória do Bragantino. E desespero do Athletico.
ATHLETICO 1 x 2 BRAGANTINO
Athletico: Mycael; Leo Godoy (Fernandinho), Belezi, Thiago Heleno e Esquivel; Erick e Felipinho (Di Yorio); Nikão (Canobbio), Christian (Zapelli) e Cuello; Pablo (Emersonn). Técnico: Lucho González
Bragantino: Cleiton; Hurtado (Douglas Mendes), Pedro Henrique, Lucas Cunha e Juninho Capixaba (Luan Cândido); Matheus Fernandes (Jadsom) e Lucas Evangelista; Vinicinho (Raul), Lincoln (Guilherme Lopes) e Jhon Jhon; Eduardo Sasha. Técnico: Fernando Seabra.
Gols: Eduardo Sasha (14-1º e 36-2º), Erick (28-2º)
Cartões amarelos: Pedro Henrique, Matheus Fernandes, Eduardo Sasha (B), Fernandinho (A)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Público: 41.626 (total)
Renda: R$ 1.010.535,00
Local: Ligga Arena, quinta-feira, às 20 horas
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Jhon Jhon se livra da marcação na entrada da área e chuta forte, no canto. Mykael espalma e a bola sai em escanteio.
10 – Leo Godoy escapa pela direita, se aproxima da linha de fundo e cruza rasteiro. Pablo aparece na primeira trave e tenta desviar com um toque de letra. Para fora.
12 – Cobrança de escanteio do Bragantino. A bola viaja até a segunda trave e Lucas Cunha cabeceia firme, no canto. Mykael se estica todo e faz um milagre. Na sequência, Lincoln ainda tenta um chute colocado de dentro da área e manda para fora.
14 – Gol do Bragantino! Andrés Hurtado avança pela direita e cruza rasteiro. Eduardo Sasha fecha na primeira trave, antecipa Belezi e desvia pro gol, sem chance de defesa para Mykael.
16 – Cruzamento da esquerda. A bola atravessa toda a área do Bragantino e sobra para Cuello, livre na cara do gol. Cleiton sai da meta e fecha a finalização do argentino. Grande defesa!
20 – Christian domina na entrada da área, de frente para o gol, e chuta rasteiro. Cleiton faz a defesa.
22 – Cuello recebe na esquerda, corta para o meio e chuta. A bola desvia no pé de Hurtado e sai em escanteio.
23 – Bola alçada na área, a zaga do Bragantino afasta e a sobra fica com Erick, que chuta de primeira, de voleio. A bola passa muito perto do gol.
24 – Cruzamento para a área do Athletico. A zaga tenta afastar e a sobra fica com Lucas Evangelista, que pega mal na bola e manda longe do alvo.
33 – Chute da entrada da área de Leo Godoy, com a canhota. Cleiton faz defesa segura.
36 – Matheus Fernandes chuta forte de fora da área e a bola passa por cima, perto do gol.
38 – Cruzamento fechado de Cuello. Erick tenta chegar, não alcança e a bola quase vai direto pro gol.
47 – Cruzamento de Leo Godoy para o meio da área. Christian aparece bem posicionado e cabeceia firme pro gol. Cleiton faz grande defesa.
Segundo tempo
11 – Canobbio avança pela direita, se aproxima da linha de fundo e rola para Cuello. O argentino bate de primeira de dentro da área e manda para fora.
20 – Canobbio recebe perto da área e chuta. Cleiton defende.
22 – Felipinho recebe de Canobbio, na entrada da área, e chuta. A bola desvia e sai em escanteio.
28 – Gol do Athletico! Zapelli recebe de Cuello e faz um cruzamento perfeito, na medida. Erick aparece no meio da área e cabeceia firme. A bola ainda bate no travessão antes de entrar.
36 – Gol do Bragantino! Eduardo Sasha aciona Lincoln na área. O meia tenta driblar dois marcadores e Mycael sai do gol para tentar abafar. Mas o Bragantino volta a bola com Sasha, que chuta de fora da área e aproveita o goleiro fora de posição para balançar a rede novamente.