Neymar, Ronaldinho, Fred e Ralf em Brasil x Argentina
Neymar, Ronaldinho, Fred e Ralf em Brasil x Argentina – Superclássico 2011 (Crédito: Divulgação/Rafael Ribeiro/CBF)

O Athletico Paranaense vai reencontrar velhos conhecidos neste domingo (dia 21), quando recebe na Arena da Baixada o Vila Nova, pela 27ª rodada da Série B. O time de Goiânia é comandado por um técnico que já foi campeão invicto no clube paranaense, além de dois centroavantes que passaram pelo CT do Caju.

Paulo Turra

O técnico do Vila Nova é Paulo Turra, 51 anos. Fiel escudeiro de Felipão, ele foi auxiliar no Athletico Paranaense em 2022. Em 2023, assumiu como técnico principal e conquistou o título do Paranaense de forma invicta, com 15 vitórias e dois empates. Ele acabou demitido após a 10ª rodada do Brasileirão daquele ano, após o diretor-técnico Felipão aceitar proposta do Atlético-MG.

O treinador Paulo Turra, ex-Athletico Paranaense e hoje no Vila Nova
Paulo Turra no comando do Athletico, em 2023 (Crédito: Robson Mafra)

No total, Turra comandou o Athletico em 25 vitórias, quatro empates e sete derrotas.

No Vila

Em 2025, Turra assumiu o Vila Nova em 3 de agosto. Conseguiu duas vitórias nos dois primeiros jogos, sobre Goiás e Paysandu. Em seguida, perdeu para o Botafogo-SP e empatou três partidas em sequência (Remo, Athletic-MG e Chapecoense). Ou seja, agora está há quatro partidas sem vencer.

Carreira

Após deixar o Athletico, Turra assumiu o Santos em 2023 e durou pouco tempo. Foram sete jogos, com 1 vitória, 3 empates e 3 derrotas. No mesmo ano, foi para Portugal e comandou o Vitória de Guimarães em seis partidas: 2 vitórias, 1 empates e 3 derrotas.

Veterano ex-seleção brasileira

O volante Ralf, 41 anos, ex-Corinthians e Cianorte, também está em recuperação. Ele segue como dúvida para domingo. O veterano chegou a disputar 8 partidas pela seleção brasileira – todas entre 2011 e 2013. Ele chegou ao Vila Nova em 2022 e foi titular absoluto no biênio 2023/2024, com 98 jogos no período. Em 2025, porém, só atuou em 18 partidas (sete pela Série B).

Provável escalação

Turra vem armando o Vila Nova no esquema tático 3-4-3 para atacar e 5-4-1 para defender. A provável escalação é Halls; Pedro Romano, Pagnussat e Weverton; Elias, Igor Henrique, João Vieira e Higor; Guilherme Parede, Dodô e Gabriel Poveda.

Artilheiro ex-Athletico

O artilheiro do Vila Nova em 2025 é o centroavante Gabriel Poveda, 26 anos, com 8 gols em 42 jogos. Na Série B, ele soma 5 gols em 14 partidas. Revelado pelo Guarani, ele foi campeão paranaense pelo Athletico em 2019, atuando na equipe sub-23 comandada pelo técnico Rafael Guanaes. Ele atuou em seis partidas daquela campanha (uma como titular) e não marcou gols. Na época, era reserva do atacante Bergson.

O atacante Gabriel Poveda, em 2019, pelo Athletico Paranaense: artilheiro do Vila Nova
O atacante Gabriel Poveda, em 2019, pelo Athletico Paranaense (Crédito: Valquir Aureliano)

Em seguida, Poveda disputou o Brasileiro de Aspirantes com o time sub-23 e atuou em cinco rodadas (todas como titular), mas não marcou gols. Nos anos seguintes, ele defendeu Juventude e Brasil de Pelotas. E teve sua temporada mais goleadora em 2022, marcando 26 gols em 52 partidas pelo Sampaio Corrêa. Acabou como artilheiro da Série B daquele ano, com 19 gols em 37 jogos. Depois, passou por Bolívar-BOL (6 gols em 16 jogos) e Avaí (13 gols em 45 jogos).

Outro centroavante conhecido

O centroavante reserva do Vila Nova é Bruno Mendes, 31 anos. Ele jogou no Athletico em 2014, marcando dois gols em dez jogos. Um dos gols foi na vitória por 3 a 0 sobre o Coritiba, na Vila Capanema, pelo Campeonato Paranaense.

Bruno Mendes
Bruno Mendes comemora gol no Atletiba de 2014, na Vila Capanema (Crédito: Franklin de Freitas)

Revelado pelo Guarani, ele se destacou no Botafogo em 2012 e 2013, com 11 gols em 34 jogos. Depois da passagem pelo Furacão, rodou por Avaí, Portugal, Guarani e futebol japonês. Em 2025, pelo Vila Nova, tem dois gols em 17 jogos. Só entrou em cinco jogos da Série B.

Desfalque

O volante Arilson, 31 anos, ex-Coritiba, sofreu lesão e só volta a jogar em outubro.

Saídas na janela de transferências

O melhor jogador do Vila Nova na Série B de 2025, segundo o ranking Sofascore, é o zagueiro Bernardo Schappo (26 anos, ex-Ituano). Ele marcou 4 gols em 29 jogos em 2025 pelo clube de Goiânia. Um dos gols foi na vitória por 2 a 1 sobre o Athletico, no 1º turno. Em julho, foi negociado com a Estrela da Amadora, da Portugal.

Melhores

Sem Schappo, os melhores do Vila Nova no ranking Sofascore da Série B 2025 são os zagueiros Thiago Pagnussat e Pedro Romano e os meio-campistas Dodô e Jean Mota.

Líder em faltas e lanterna em passes

O Vila Nova é o lanterna em passes certos da Série B (média de 243 por jogo) e o penúltimo em posse de bola (45%), segundo dados do Sofascore. Também fica em penúltimo lugar em dribles certos (5,5 por partida), mas é o quinto melhor em cruzamentos certos (5,3 por jogo). Para completar, é a equipe que mais comete faltas: 16,2 por partida.

O meia Jean Mota, pelo Santos, em 2021
O meia Jean Mota, pelo Santos, em 2021 (Crédito: Divulgação/ Ivan Storti/Santos FC)

Ex-Santos

O meio-campista Jean Mota, 31 anos, somou 20 gols e 26 assistências em 253 jogos pelo Santos, de 2016 a 2021. Pelo Vila, foram dois gols e três assistências em 20 partidas no total da temporada. Ele é reserva com Paulo Turra e só entrou no segundo tempo de quatro partidas desde a chegada do treinador.

Guilherme Parede em ação pelo Coritiba
Guilherme Parede em ação pelo Coritiba (Crédito: Geraldo Bubniak)

Ex-Coritiba

O ponta Guilherme Parede (29 anos, ex-Coritiba) é o líder em assistências do Vila Nova na Série B, com três passes para gols. Ele atuou em 14 rodadas. Outro ex-Coxa do elenco é o zagueiro Wallisson Maia, 34 anos.

Campeão estadual

O Vila Nova foi campeão goiano em 2025, derrotando o Anápolis na final, mas vive um ano de altos e baixos. Foram 20 vitórias, 15 empates e 15 derrotas. Na Copa Verde, caiu nas quartas de final, sofrendo uma derrota em casa por 3 a 1 para o Brasiliense. Na Copa do Brasil, precisou dos pênaltis para passar pela Inter de Limeira na 1ª fase, mas goleou por 6 a 0 o Rio Branco de Venda Nova (ES) na 2ª fase. Na 3ª fase, perdeu por 5 a 0 (no agregado) para o Cruzeiro.

Técnicos

O Vila Nova começou a Série B comandado pelo técnico Rafael Lacerda, de 40 anos, que comandou o Amazonas de 2022 a 2024. Ele caiu na 11ª rodada, após cinco vitórias, um empate e cinco derrotas. Em seguida, assumiu Luizinho Lopes (43 anos, ex-Paysandu e Brusque), que durou nove jogos e três vitórias. Paulo Turra é o terceiro treinador da equipe na competição.