CAP
Athletico visita o Amazonas pela Série B (Foto: Divulgação/ Twitter do Athletico Paranaense)

O Athletico subiu na tabela e encostou no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (5 de julho), jogando no Estádio Carlos Zamith, em Manaus (AM), a equipe rubro-negra conseguiu vencer o Amazonas por 1 a 0. O gol solitário da partida foi marcado por Alan Kardec, no primeiro tempo. Na segunda etapa, os donos da casa pressionaram pelo empate, embora o Furacão tenha balançado a rede mais duas vezes (com Zapelli e Luiz Fernando), em lances anulados por impedimento. O placar, no entanto, permaneceu o mesmo, com vantagem mínima para os paranaenses.

Agora com 23 pontos conquistados em 15 rodadas, o Furacão sobe três posições na tabela e aparece em sexto lugar. A equipe está só um ponto atrás do Avaí, quarto colocado, e do Remo, 5º. O Amazonas, por sua vez, tem 14 pontos e está na penúltima colocação.

O Athletico agora se prepara para um duelo direto na briga pelo acesso à Série A do Brasileirão. A partida será contra o Goías, na Arena da Baixada, no próximo sábado (12 de julho), às 20h30. O Amazonas, por outro lado, joga na terça-feira (15), na Arena Pantanal, contra o Cuiabá.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

Depois da derrota no Atletiba 395, Odair Hellmann resolveu mexer no Athletico. A aposta foi num 5-3-2, com Kauã Moraes e Patrick jogando nas alas e Belezi, Léo e Esquivel formando o trio de zaga. No meio de campo, Felipinho e Raul ficaram na contenção, dando liberdade para Zapelli se aproximar dos atacantes Luiz Fernando e Alan Kardec. O meia argentino, inclusive, foi uma das novidades no onze inicial rubro-negro. A outra foi o volante Raul, com o zagueiro Habraão e o meia-atacante Giuliano perdendo a titularidade.

PRIMEIRO TEMPO

Jogando em casa, o Amazonas conseguiu ter mais posse de bola (57%) do que o Athletico na primeira etapa. No entanto, a equipe visitante conseguiu não só marcar bem o adversário, mas ainda encontrar espaços para agredir o time mandante.

A primeira chance de gol do Furacão veio aos oito minutos, quando Luiz Fernando passou pela marcação e botou o goleiro Pedro Caracoci para trabalhar.

Aos 19, finalmente o placar foi inaugurado, e numa jogada bem trabalhada pelo rubro-negro. Luiz Fernando encontrou Zapelli dentro da área e o argentino chutou cruzado, com Alan Kardec aparecendo bem posicionado para fechar na segunda trave e empurrar pro fundo da rede.

Aos 47, Kauã Moraes e Patrick ainda tiveram oportunidades em sequência para ampliar o marcador, mas pararam primeiro no goleiro e depois na marcação do Amazonas.

SEGUNDO TEMPO

A etapa final começou com o Furacão balançando a rede logo no primeiro minuto, numa bela jogada finalizada por Zapelli. A arbitragem, contudo, flagrou um impedimento do argentino no começo do lance.

Aos 12 minutos, um erro de Felipinho possibilitou uma grande oportunidade para o Amazonas, mas Aldair Rodríguez acabou desperdiçando. Pouco depois, aos 21, os mandantes tiveram mais uma oportunidades, mas o bom cabeceio de Bruno Ramires passou ao lado do gol, raspando a trave.

Apesar da pressão dos donos da casa, quem voltou a balançar a rede, aos 26 minutos, foi o Furacão, com Luiz Fernando. Mais uma vez, porém, o ataque athleticano estava impedido.

Já nos acréscimos, quando o Amazonas ainda tentava pressionar pelo empate, o atacante Luan Silva foi tentar uma finalização de bicicleta. Em vez de acertar a bola, no entanto, acabou foi é acertando o zagueiro Belezi, situação que levou o árbitro a expulsá-lo de campo.

Amazonas 0 x 1 Athletico

Amazonas: Pedro Caracoci; Thomas Luciano (Carlos Akapo), Wellington Nascimento, Rafael Vitor, Fabiano e Riza Durmisi (Bruno Ramires); Larry Vásquez, Domingos (Cocote) e Rafael Tavares (Joaquín Torres); Kevin Ramírez e Aldair Rodríguez (Luan Silva). Técnico: Guilherme Alves.
Athletico: Mycael; Kauã Moraes, Belezi, Léo, Esquivel e Patrick; Felipinho (Tevis), Raul e Zapelli (João Cruz), Luiz Fernando e Alan Kardec (Renan Peixoto). Técnico: Odair Hellmann
Gol: Alan Kardec (19-1º)
Cartões amarelos: Rafael Vitor, Wellington Nascimento, Bruno Ramires (AMZ); Felipinho (CAP)
Cartão vermelho: Luan SIlva (46-2º)
Árbitro: Matheus Delgado Candancan (SP)
Público: 2.787 total
Renda: R$ 46.660,00
Local: Estádio Carlos Zamith, em Manaus, sábado, às 20h30

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

8 – Zapelli pifa Luiz Fernando, que passa por Rafael Vitor e chuta de canhota. Pedro Caracoci faz grande defesa e evita o gol rubro-negro.

14 – Rafael Tavares recebe na intermediária, ajeita para a canhota e chuta. A bola passa ao lado do gol.

19 – Gol do Athletico! Zapelli recebe de Luiz Fernando dentro da área e chuta cruzado, rasteiro. Alan Kardec aparece bem posicionado e se estica para completar pro fundo da rede.

38 – Camisa 19 recebe na entrada da área e arrisca um chute de longe, forte. A bola desvia na marcação e sai por cima do gol, em escanteio.

47 – Zapelli aciona Kauã Moraes, que invade a área, passa pelo marcador e chuta para defesa do goleiro. No rebote, Patrick tenta mais um arremate, mas é travado pela marcação.

Segundo tempo

1 – Patrick lança a bola na área e Zapelli deixa ela passar para ela chegar em Alan Kardec, que faz o pivô e toca para o argentino. Ele chuta no canto e balança a ree, mas a arbitragem flagra impedimento do meia no começo da jogada.

12 – Felipinho é pressionado na saída de bola e erra o passe, entregando para Aldair Rodríguez. O atacante domina e chuta de canhota, por cima do gol, desperdiçando grande chance.

21 – Joaquín Torres cobra falta para o meio da área e Bruno Ramires sobe mais que todo mundo para cabecear firme. A bola passa raspando a trave.

26 – Luiz Fernando recebe o passe nas costas da zaga, avança e finaliza na saída do goleiro para balançar a rede. Novamente, porém, a arbitragem assinala impedimento do ataque athleticano.

46 – Bola alçada na área. Luan Silva tenta uma bicicleta e acaba acertando no peito de Belezi, que fica caído. O árbitro expulsa o atacante do Amazonas.

50 – João Cruz recebe na entrada da área e chuta forte. O goleiro do Amazonas faz uma grande defesa e evita o gol.