WhatsApp Image 2024-01-17 at 20.30.56 (3)
Athletico x Andraus, na Vila Capanema, pelo Campeonato Paranaense (Crédito: Franklin de Freitas)

O Athletico Paranaense venceu por 2 a 0 o Andraus, nessa quarta-feira (dia 17) à noite, na Vila Capanema, pela primeira rodada do Campeonato Paranaense. O mando de campo era do Andraus, de Curitiba, que escolheu o estádio do Paraná Clube para mandar seus jogos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

A partida marcou as estreias do técnico Juan Carlos Osorio, do zagueiro Gamarra e do ponta Romeo Benítez pelo Athletico.

Na próxima rodada, o Furacão joga em Pato Branco, contra o Azuriz, no domingo. Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam na 1ª fase. Os oito melhores avançam para as quartas de final. A classificação do Paranaense decide as vagas na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro.

Desempenho
Osorio conseguiu mudar a cara do Athletico já na sua primeira partida. O treinador prometeu protagonismo, posse de bola e futebol ofensivo. E entregou. O time dominou a partida e atacou em bloco, povoando a área adversária com sete ou oito jogadores. No entanto, os jogadores ainda demonstraram falta de ritmo de jogo (algo normal para o período de pré-temporada) e cometeram muitos erros individuais. Na parte defensiva, o Furacão também demonstrou evolução, mas acabou cometendo algumas falhas preocupantes no primeiro tempo.

Athletico vence o Andraus na estreia de Juan Carlos Osorio

Desfalques do Athletico
As baixas no Athletico eram Leo Godoy e Renan Viana, em recuperação, além de três suspensos: Thiago Heleno, Pedro Henrique e Christian. Também ficaram de fora Esquivel (Argentina), Mycael (Brasil), Luan Patrick (Brasil), Fernando Nava (Bolívia) e Arriagada (Chile), que estão com suas seleções no Torneio Pré-Olímpico.

Escalação
Titulares em 2023, Pablo e Zapelli começaram no banco. Osorio montou o time no esquema tático 4-1-4-1, com Fernandinho como único volante. Erick e Alex Santana ficaram centralizados na linha de quatro, fazendo o trabalho de área a área. Canobbio (esquerda) e Cuello (diretita) eram os extremos. Julimar ficou como centroavante.

Primeiro tempo
O primeiro tempo teve o Athletico com total domínio territorial e da posse de bola. O Andraus ficou recuado e levou pressão, mas teve três chances para marcar. Duas delas originadas em falhas de Fernandinho. O veterano, porém, foi decisivo no aspecto ofensivo. Um passe dele encontrou Canobbio em boa posição na ponta esquerda, aos 18 minutos. O uruguaio tocou na medida para Alex Santana finalizar: 1 a 0. O Furacão chegou a acertar uma bola no travessão aos 10 minutos, em belo chute de fora da área de Alex Santana, e teve mais chances duas chances claras – desperdiçadas por Madson e Erick.

Segundo tempo
No intervalo, saíram Fernandinho e Madson. E entraram o volante Hugo Moura e o ponta Benítez. Cuello recuou para a lateral-direita e o esquema tático não precisou ser alterado. Os dois times reduziram o ritmo e o jogo ficou truncado. Aos 18, Benítez perdeu gol feito, após cruzamento perfeito de Canobbio. Aos 21, entraram o meia Zapelli e o centroavante Pablo. Aos 35, Cuello foi derrubado na área. Pênalti. Pablo cobrou e converteu: 2 a 0.

ATHLETICO 2×0 ANDRAUS
Athletico
: Bento; Madson (Benítez), Kaique Rocha, Gamarra e Vinicius Kauê; Fernandinho (Hugo Moura); Erick, Alex Santana (Zapelli), Cuello e Canobbio (Jader); Julimar (Pablo). Técnico: Juan Carlos Osorio
Andraus: Denison; Yan Santos, Daniel Oliveira, Gabriel Recife e Jonathan; Bileu, Roni, Hebert, Ardley (Zanette) e Gleydson (Hiago); Patrick (Jean Carlos). Técnico: Edison Borges
Gols: Alex Santana (18-1º) e Pablo (37-2º)
Expulsão: Edison Borges (34-1º)
Cartões amarelos: Ardley, Gleydson (And).
Árbitro: Paulo Roberto Alves Jr
Público: 4.987 pagantes
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Fernandinho é desarmado por Patrick, que aciona Ardley. Ele chuta forte, de longe, e a bola raspa a trave.
7 – Cuello cruza rasteiro. Erick domina na marca do pênalti e chuta em cima da zaga.
10 – Alex Santana arrisca de longe e acerta o travessão.
18 – Gol do Athletico. Fernandinho dá belo passe em profundidade. Canobbio recebe na ponta-esquerda e cruza rasteiro para Alex Santana, livre, chutar no canto.
24 – Erick invade da área e é desarmado por carrinho adversário na cara do gol.
26 – Fernandinho falha duas vezes. Ardley recebe na área e chuta no canto. Bento espalma.
27 – Escanteio. Jonathan cruza. Daniel entra livre e cabeceia no centro. Bento defende.
29 – Escanteio. Vinicius Kauê cruza. Julimar cabeceia no canto. O goleiro faz boa defesa.
40 – Depois de escanteio, a bola bate e rebate dentro da área do Andraus. Madson e Erick chutam e o goleiro salva duas vezes.

Segundo tempo
18 – Canobbio cruza rasteiro. Na cara do gol, Benítez chuta torto e perde gol feito.
35 – Cuello é derrubado na área. Pênalti.
37 – Gol do Athletico. Pablo desloca o goleiro na cobrança de pênalti e converte.