Athletico Paranaense Série B

Athletico vence o Athletic e tem maior série de vitórias em 27 anos

Athletico vence o Athletic-MG, em São João Del Rei, e chega à sexta vitória consecutiva na Série B. Desde 1998 o time não registrava uma série tão longa

Silvio Rauth Filho
Kevin Viveros comemora gol do Athletico

Kevin Viveros comemora gol do Athletico (Crédito: Divulgação/Duda Matoso/athletico.com.br)

O Athletico Paranaense venceu por 3 a 0 o Athletic-MG, nessa quarta-feira (dia 23) à noite, na Arena Sicredi, em São João del Rei (MG), pela 28ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou em 5º lugar, com 45 pontos – 1 ponto abaixo do G4. A equipe mineira figura na 15ª colocação, com 32 pontos.

Na próxima rodada, o Furacão recebe o Operário na Arena da Baixada, sábado às 20h30.

Maior série de vitórias em 27 anos

Com o resultado, o Athletico chegou à sexta vitória consecutiva na Série B. Essa é a maior série de vitórias do clube dentro das Séries A e B do Campeonato Brasileiro nos últimos 27 anos. A última vez que registrou uma sequência tão longa de triunfos foi no Brasileirão de 1998, sob o comando do técnico João Carlos Costa.

Considerando todas as competições, o Furacão teve uma série de oito vitórias em 2024, sob o comando do técnico Cuca. Clique aqui para saber mais.

Escalação do Athletico

As baixas eram o ponta Isaac (lesão), o atacante Steven Mendoza (suspenso), o lateral-esquerdo Léo Derik (seleção sub-20) e o meia João Cruz (seleção sub-20). A escalação inicial teve duas alterações em relação ao último jogo, com as entradas de Patrick, que retornou após suspensão, e de Luiz Fernando. Foram para o banco os pontas Leozinho e Julimar.

Esquema tático

O técnico Odair Hellmann manteve o esquema tático 5-2-3, com Benavídez e Esquivel nas laterais. Os zagueiros eram Aguirre (centro), Arthur Dias (esquerda) e Terán (direita). O meio-campo tinha Patrick e Zapelli centralizados. O trio de ataque era formado por Dudu Kogitzki (direita), Renan Peixoto (centro) e Luiz Fernando (esquerda).

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi equilibrado, mas com o Athletico mais criativo – graças aos passes de Zapelli – e mais ofensivo – com bom apoio dos laterais. O Athletic-MG incomodou em alguns cruzamentos e chutes de fora da área, mas com pouco trabalho para o goleiro Santos. Aos 25, Carlos Terán saiu lesionado. Entrou o zagueiro Léo. O gol do Furacão só veio aos 46 minutos, em belo lançamento de Zapelli, toque sutil de Luiz Fernando e finalização precisa de Viveros.

Segundo tempo

No segundo tempo, o Athletico não conseguiu manter o mesmo ritmo de antes e o mandante cresceu na partida. O goleiro Santos fez duas boas defesas para manter o Furacão vivo na partida. Aos 17, mais duas substituições no visitante, com as entradas do ponta Julimar e do volante Felipinho.

Pênalti

Ao 25 minutos, Julimar recebeu lançamento na área e caiu ao dividir com Douglas. Pênalti marcado com ajuda do VAR. O próprio Julimar cobrou no cantinho e converteu: 2 a 0. O Athletic partiu com tudo para o ataque, mas encontrou um sistema defensiva bem organizado. Aos 42, mais duas trocas no Furacão, com as entradas do ponta Leozinho e do lateral-esquerdo Fernando. Aos 47, Leozinho marcou belo gol de falta para fechar o placar em 3 a 0.

Estatísticas

No total dos 90 minutos, o Athletico teve 42% de posse de bola, 12 finalizações (6 no gol) e 13 faltas cometidas. O time mineiro somou 8 arremates (4 certos) e 12 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.